HomeAssessoria Cultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria Releases Sem categoriaGoverno do Estado de São Paulo anuncia segunda Mostra Internacional de Cinema Virtual 

Governo do Estado de São Paulo anuncia segunda Mostra Internacional de Cinema Virtual 

Programação conta com 45 filmes de 25 países que serão exibidos de 1° a 31 de dezembro. A maratona cultural gratuita é uma parceria das secretarias de Cultua e Economia Criativa e Relações Internacionais

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo lançam no dia 1º de dezembro a Segunda Mostra Internacional de Cinema Virtual. Com curadoria de 25 consulados estabelecidos em São Paulo, o festival será exibido com exclusividade pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, gerida pela Organização Social Amigos da Arte. O filme ‘”Alfie, o Pequeno Lobisomem”, produção dos Países Baixos, abre o evento, que conta com 45 títulos entre longas e curtas-metragens, documentários e uma animação.

“Será uma oportunidade fantástica para termos acesso a uma produção cinematográfica de altíssima qualidade. O melhor do cinema internacional sem precisar sair de casa, via #CulturaEmCasa”,  afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. O secretário de Relações Internacionais Julio Serson ressalta a importância da parceria com o corpo diplomático. “Vamos poder oferecer à população produções audiovisuais de diversas partes do mundo e isso só é possível devido ao apoio dos Consulados e Embaixadas, reafirmando o quão importante é a cooperação internacional no campo da cultura”, diz Serson.

Das produções que integram o evento, a Rússia abocanha a maior parte, com 5 obras. Em seguida, vem a República Tcheca, com 4 filmes.  A África do Sul, Canadá, Índia, Países Baixos e Portugal indicaram três filmes cada. A Mostra Internacional contará, ainda, com duas produções da Alemanha, Dinamarca e Itália e com uma da Bélgica, Bolívia, Chile, Coréia, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Japão, Moldávia, Paraguai, Peru e Suíça.

As estreias acontecem até 21 de dezembro, mas a transmissão dos filmes segue até 31 de dezembro. Algumas produções têm exibição únicas, outras ficam disponíveis por vários dias (veja programação abaixo).

Esta é a segunda vez que as secretarias se unem para realizar a mostra, que estreou em setembro do ano passado. Na primeira edição, foram exibidos 33 filmes de 21 países, que contaram com 33 mil acessos e 13 mil usuários únicos.

“Tivemos uma experiência muito gratificante com a exibição dos filmes no ano passado e promover a mostra via plataforma #CulturaEmCasa é uma conquista que queremos solidificar e manter por muito tempo”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação

01/12 – Quarta

02/12 – Quinta

03/12 – Sexta

04/12 – Sábado

05/12 – Domingo

06/12 – Segunda

07/12 – Terça

08/12 – Quarta

09/12 – Quinta

10/12 – Sexta

11/12 – Sábado

12/12 – Domingo

13/12 – Segunda

14/12 – Terça

15/12 – Quarta

16/12 – Quinta

17/12 – Sexta

18/12 – Sábado

19/12 – Domingo

20/12 – Segunda

21/12 – Terça

Sobre o #CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada em 21 de abril de 2020. Em 18 meses, registrou mais de 7 milhões de visualizações e já disponibilizou mais de quatro mil conteúdos com 400 mil horas assistidas. São 4 mil cidades do Brasil e 165 países impactados pela plataforma. O objetivo da plataforma é democratizar o acesso da população a eventos culturais e artísticos de alta qualidade gerados ou não por instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC). 

OSESP,  Jazz Sinfônica, Pinacoteca,  Museu da Imagem e do Som,  Museu da Imigração,  Museu da Casa Brasileira,  Museu do Futebol,  Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos, São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri são alguma dos programas e ações da pasta que transmitem seus conteúdos por meio da #CulturaEmCasa

A ferramenta apresenta também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras e do Museu da Diversidade Sexual (MDS). Além de diversos programas de difusão cultural e de incentivo à economia criativa como a #Virada SP Online, reunindo nomes como Dudu Nobre, Sérgio Britto, Roberta Miranda, Marcelo Falcão, Alceu Valença, Chico César e artistas dos municípios paulistas. A plataforma também transmite o maior programa de incentivo ao setor gastronômico, o #SP Gastronomia, com participação de chefs, como Lucas Corazza, Renato Carioni, e Fred Caffarena.

Em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a plataforma organiza e produz a série ‘Outras Vanguardas’, que fala com celebridades do mundo artístico e que, de alguma forma, ecoa o movimento modernista. Tetê Espíndola, Arrigo Barnabé, Pascoal da Conceição, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, entre outros já participaram do programa. 

O ‘Papo de Arte’, conduzido pelo jornalista Helio Goldsztejn, recebe convidados especiais para bate-papos focados em histórias e curiosidades do universo do entrevistado. A série semanal, produzida pela plataforma, já trouxe para o centro da conversa personalidades, como a cineasta Tata Amaral, o multiartista Alexandre Orion, a dramaturga e escritora Maria Adelaide Amaral, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o jornalista Zeca Camargo.Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado 

Assessoria de imprensa 

www.cultura.sp.gov.br

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

imprensaculturasp@sp.gov.br

Compartilhe!