HomeCultura + NotíciasGoverno do Estado de São Paulo anuncia novas regras do Plano São Paulo que favorecem setor cultural

Governo do Estado de São Paulo anuncia novas regras do Plano São Paulo que favorecem setor cultural

A partir de 1/8, o distanciamento exigido em locais fechados, como teatros, cinemas e casas de espetáculos, passa de 1,5 metro para 1 metro, a taxa de ocupação de 60% para 80% e o limite de horário de funcionamento das 23h para 0h 

O Governo do Estado de São Paulo anunciou mudanças durante coletiva na quarta-feira 28/7 que irão impactar positivamente o setor cultural. A partir do próximo domingo 1/8, a taxa de ocupação máxima para os estabelecimentos culturais passará de 60% para 80%; o distanciamento exigido de 1,5 metro para 1 metro; e o limite de horário de funcionamento será ampliado de 23h para 0h. Essas regras são válidas até 16 de agosto. Se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, o governo planeja a partir de 17 de agosto extinguir os limites de horário e ocupação, ainda assim respeitando o distanciamento de um metro entre as pessoas.  

“Continuamos, passo a passo e de forma segura, flexibilizando e voltando ao normal no Estado de São Paulo”, disse o governador João Doria, que destacou que a partir de 1/8 não haverá mais toque de restrição durante a noite e a madrugada.  

Governador João Doria

Governador João Doria

O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, o distanciamento mínimo de 1 metro e o respeito a protocolos de higiene estão mantidos. “Devo recomendar que todas as pessoas continuem usando máscara e álcool em gel, lavando as mãos e fazendo o distanciamento social para se protegerem”, afirmou Doria. 

Eventos que geram aglomerações – casas noturnas e shows de médio e grande porte, por exemplo – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados dos eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus. 

Indicadores de saúde 

As permissões anunciadas nesta quarta 28/7 foram balizadas pelo atual cenário do controle da pandemia no estado de São Paulo. Indicadores da Secretaria da Saúde mostram reduções consistentes nas médias diárias de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%) provocadas pelo coronavírus. 

São Paulo vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermarias e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19 está em 54% e na Grande São Paulo o índice é ainda mais baixo: 49,64%. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a campanha de vacinação em São Paulo já protegeu 75,9% da população adulta com ao menos uma dose de imunizantes contra a covid-19. O esquema vacinal completo já foi aplicado a 27,2% dos adultos em todo o estado.  

 

 

Compartilhe!