HomeDESTAQUES ESPECIAISGoverno anuncia criação de primeiro espaço imersivo da América Latina

Governo anuncia criação de primeiro espaço imersivo da América Latina

MIS Imersão será gerido pelo Museu da Imagem e do Som; inauguração está prevista para este ano com exposição de Leonardo da Vinci

O Governador do Estado de São Paulo João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram hoje (5), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a criação do primeiro espaço totalmente imersivo da América Latina. Gerido pelo Museu da Imagem e do Som, o MIS Imersão será construído em parceria com a TV Cultura e tem previsão de inauguração até dezembro de 2019.

“O novo espaço do MIS terá uma função didática e educativa, para que crianças e jovens possam compreender o universo do audiovisual e da comunicação. O projeto condiz com a nossa proposta de criar uma política cultural, diversa, inovadora, digital e transformadora”, disse o Governador João Doria.

“O novo MIS vai utilizar instrumentos digitais como ferramenta para tratar de temas contemporâneos e impulsionar o alcance da cultura. Nosso objetivo é ampliar a visitação do Museu da Imagem e do Som, para que mais pessoas, sobretudo jovens e estudantes, tenham acesso ao conhecimento”, afirmou o Secretário Sérgio Sá Leitão.

“Outro ponto importantíssimo é a contribuição do MIS na abertura de oportunidade para jovens. A política cultural deve ter um impacto no desenvolvimento humano, econômico e social do Estado, e portanto, em alguma medida também é uma política de educação, segurança pública, cultura, saúde, e desenvolvimento econômico, porque repercute positivamente em todas essas áreas”, acrescentou o secretário.

Inspirado no Ateliê des Lumière, de Paris, o local terá sistema de projeção formado por 150 projetores. As exposições vão permitir total imersão e interatividade, gerando uma experiência nova, atraente e educativa, com informações sensoriais que auxiliam no entendimento das obras.

Exposição Leonardo da Vinci – 500 anos

O MIS Imersão será inaugurado com a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos”, atualmente em exibição no Canadá e nos Estados Unidos. A mostra apresenta uma experiência imersiva multissensorial de 45 minutos, com seções sobre réplicas de arte renascentistas do artista italiano, seus esboços anatômicos, máquinas inventadas a partir de seu conhecimento, animação em tamanho real da obra A Última Ceia e manuscritos de sua vida profissional. Os recursos para a exposição serão captados via Lei Rouanet e ProAC ICMS.

“A exposição internacional de Leonardo da Vinci chega pela primeira vez ao Brasil e será a primeira grande mostra do espaço. O MIS Imersão vai contar também com exposições desenvolvidas no Brasil por artistas brasileiros”, acrescentou Sérgio Sá Leitão.

Nova gestão do MIS

Anunciado oficialmente na coletiva como o novo Diretor-geral do MIS, Marcos Mendonça, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta, terá como uma de suas missões renovar e ampliar o museu. Além da criação do MIS Imersão, entre suas metas estão dobrar a visitação do Museu da Imagem e do Som, de 450 mil para 900 mil visitantes por ano; duplicar o número de Pontos MIS, programa que leva oficinas, bate-papos e sessões de filmes para municípios do Estado; e instituir três novas programações: o Circuito MIS, com circulação de exposições a todas as regiões do Estado; o MIS Volante, caminhões com palco que vão levar espetáculos e projeções para o interior; e o Hub MIS, programa de estímulo a produção de animações e games nacionais.

“Com o Circuito MIS, vamos fazer com que o conteúdo desenvolvido pelo museu circule por todas as regiões do interior e litoral de São Paulo. É uma iniciativa de ampliação do acesso da população à cultura e a conteúdos que geram educação, informação, cidadania e entretenimento”, destacou o Secretário.

Compartilhe!