HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasGoverno de SP lança site acessível para a área de gestão de políticas públicas para museus

Governo de SP lança site acessível para a área de gestão de políticas públicas para museus

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) com o lançamento do seu portal intensifica a produção e difusão de informações sobre os museus e todo campo museal em São Paulo

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), entidade vinculada à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, acaba de lançar o seu novo site: www.sisemsp.org.br. Com design contemporâneo, recursos de acessibilidade, entre outras ferramentas, o intuito é ampliar o acesso para conteúdos relevantes sobre a museologia, em especial acerca dos museus do território paulista. Ao longo do ano, profissionais da área, pesquisadores, estudantes e interessados na museologia vão acompanhar mais novidades no endereço eletrônico do SISEM-SP.

O novo Portal do SISEM-SP apresenta os programas e as reconfigurações em que o Sistema passou no último ano e se estabelece como referência de consulta na área museológica em São Paulo. “Nosso objetivo foi construir um portal onde os museus, trabalhadores e pesquisadores pudessem ter acesso ao conjunto de ações que constituem as políticas de museus da Secretaria de Cultura e proporcionar o fácil acesso a todos os serviços que o SISEM disponibiliza aos museus. Além de desenvolver uma plataforma atual que pode inspirar os museus a constituírem processos acessíveis” explica Renata Cittadin, diretora técnica do Grupo de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP)

A constituição de processos acessíveis tem sido um dos focos do SISEM-SP, o desenvolvimento do site foi cuidadoso e previu recursos para facilitar a experiência das pessoas com deficiências, como por exemplo a tradução do conteúdo para Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizada por profissional tradutor surdo.

Também foi adotada a linguagem facilitada, uma comunicação simples e objetiva para dialogar com nossos públicos. Também é possível acessar um glossário que contribui para a leitura do público não familiarizado com termos relacionados à área de museus.

Programas

No site, o público todas as ações promovidas pelo SISEM-SP e ações em conjunto com os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Como é o Programa Conexões Museus SP realizado nos, presentes nos Polos Regionais com o intuito de subsidiar formações e estágios técnicos bem como valorizar acervos em todos território paulista.

Outra iniciativa presente no site é o Programa de Assessoramento aos Museus Paulistas. As instituições interessadas podem preencher um formulário para solicitar uma consultoria, baseada em suas especificidades técnicas, operacionais e administrativas. As temáticas das atividades de assessoramento são pautadas nos três eixos de ação do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP): Gestão e Governança; Salvaguarda de Acervo e Comunicação; e Serviços ao Público.

Plataforma Museus SP

A Plataforma Museus SP também está sendo incorporada ao site. Esse espaço tem o objetivo de coletar e produzir informações sobre os museus no estado de São Paulo. É na plataforma que serão realizadas as ações de mapeamento, cadastro e registro dos museus paulistas.

Além de colher informações, a plataforma tem como objetivo ampliar a visibilidade e a participação das instituições museológicas, pautando o SISEM-SP com informações estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas.

SERVIÇO

Lançamento do novo site do SISEM-SP

Quando: 10 de março de 2023

Link: www.sisemsp.org.br

Compartilhe!