HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasGoverno de SP firma acordo para novo espaço imersivo e interativo na Avenida Paulista

Governo de SP firma acordo para novo espaço imersivo e interativo na Avenida Paulista

Implantação ficará a cargo da CNI, por meio do Sesi nacional, em terreno do Governo do Estado

O Governador João Doria, anunciou neste sábado (23), último dia da missão na Califórnia, um acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a implementação de um novo espaço imersivo e interativo nos moldes do famoso Exploratorium, laboratório público de aprendizado localizado em São Francisco.

O anúncio foi feito durante a visita da comitiva do Governo do Estado ao Exploratorium, e contou com a presença dos Secretários de Estado Sérgio Sá Leitão e Patrícia Ellen, da Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Econômico, respectivamente e de Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

Para viabilizar a implementação do novo museu, o Governo do Estado fará permissão de uso do Casarão Franco de Mello – um antigo casarão de barões do café – localizado na Avenida Paulista, para que a CNI, por meio do Sesi nacional, execute reformas, preservando as características do local, para a implantação do novo espaço expositivo que ainda não tem nome definido.

O restauro do imóvel e a construção do anexo se dará de acordo com projeto aprovado nos órgãos de patrimônio.

“A avenida Paulista ganha mais um espaço cultural interativo, com as características do Exploratorium em São Francisco”, destacou Doria lembrando que serão, agora, cinco centros de cultura na avenida mais famosa do Estado.

São cinco mil metros quadrados voltados para a economia criativa e a inovação, com a realização continua de atividades de formação e capacitação, apoio a empreendedores e startups e exposições de arte e tecnologia.

”A convergência entre arte, criatividade, inovação e tecnologia é o grande vetor do futuro da humanidade e o dínamo da quarta revolução industrial. O espaço que faremos no Casarão em parceria com o SESI será uma vitrine disso. As pessoas poderão conhecer, experimentar e também construir um futuro melhor para todos”, enfatizou Sérgio Sá Leitão, Secretário da Cultura e Economia Criativa.

A iniciativa terá o apoio de diversas instituições internacionais, como o Exploratorium e o Smithsonian, entre outras.

“Dois pontos positivos dessa parceria: primeiro com a Exploratorium, com quem já estamos há dois anos discutindo como levar ao Brasil o que eles tem de melhor e, segundo, por levar essa estrutura para São Paulo, que vai permitir mostrar para o Brasil inteiro como que a ciência, a tecnologia e a inovação podem contribuir com os jovens do futuro”, destacou Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

Sobre o Exploratorium

Trata-se de um espaço interativo e imersivo de ciência, arte e percepção humana, criado há 50 anos. Com ênfase na experimentação e no prazer da descoberta. São mais de 650 displays internos e ao ar livre, além de exposições temporárias e instalações. Dentre as experiências, destaca-se o Domo Tátil, onde é possível fazer uma incursão interativa na escuridão total, usando o tato como único guia.

Compartilhe!