HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConfira a programação da ViradaSP em Iguape

Confira a programação da ViradaSP em Iguape

Marcelo Jeneci, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Olodum são algumas das atrações do evento com 24 horas de programação que ocorre na cidade entre os dias 26 e 27 de novembro

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza a 16ª edição da ViradaSP, após dois anos com versões exclusivamente virtuais. É a primeira vez que a cidade de Iguape será palco da maratona cultural que acontece nos dias 26 e 27 de novembro. A ViradaSP chega à cidade com diversas apresentações da cena artística nacional e internacional, entre eles, o cantor e compositor Marcelo Jeneci, o grupo baiano Olodum e a banda Funmilayo Afrobeat Orquestra. O evento totalmente gratuito acontece durante 24 horas e confere ao município, assim como aos outros 21 municípios contemplados pela ação, o título de capital estadual da cultura de 2022.

“O programa ViradaSP amplia o grau de acesso da população a uma programação cultural de grande qualidade em todas as regiões de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Há também um impacto positivo na economia das cidades parceiras e o fortalecimento da produção cultural paulista. Trata-se de uma ação bem-sucedida que resulta da política de descentralização de investimentos do Governo do Estado”.

A programação será aberta ao público e distribuída por quatro locais da cidade: Praça da Basílica, Concha Acústica, Centro Cultural Canto do Morro e Pista de Skate “Alexandre Magno Abrão – Chorão”.

A maratona cultural começa no sábado às 17 horas, no Palco da Concha Acústica, com a apresentação de Lara Cantador & Trio, seguido de Vicente Barreto e Carolina Soares e Banda. Dysphonia inicia as apresentações da madrugada do domingo. Pela manhã, o Grupo Parlapatões vem com O Bricabraque, seguido do Quarteto Samambaia e do Grupo Nut’ela. Nos dois dias, o público será surpreendido por intervenções itinerantes do grupo musical de instrumentos de sopro e percussão “Cornucópia Desvariada”, uma orquestra andante de músicos caracterizados com chifres na cabeça.

O palco da Praça da Basílica vai receber apresentações da banda catarinense de reggae e rock, Dazaranha, que inaugura a Virada no espaço. Na sequência ocorre o show Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda de afrobeat formada somente por mulheres, pessoas LGBTQIA+ e não binárias negras, seguido do grupo baiano Olodum. A Irmandade Blues e Marcos Otaviano comemoram 30 anos de carreira em um show especial para a plateia em Iguape, que ainda assiste Joyce Moreno & Trio e Marcelo Jeneci, que fecha o evento.

“A Virada SP chega pela primeira vez a Iguape de forma vibrante, com atrações diversas para todos os gostos e públicos”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da ação. “Temos certeza que a população vai aprovar essa seleção especial que fizemos em parceria com a prefeitura”.

Além de música, a Virada SP Iguape reúne outras linguagens artísticas, como teatro e jogos lúdicos. “Os Jogos do Mundo”, no Espaço Cultural do Morro, promete 24 horas de uma experiência única, dedicado para todas as idades. No mesmo espaço,  também será apresentada a peça  “Chovem Amores da Rua do Matador”, adaptação de um conto escrito pelo autor moçambicano Mia Couto e pelo angolano José Eduardo Agualusa, com interpretação do ator Expedito Araujo. A obra fala do plano de Baltazar Fortuna, homem que pretende matar três mulheres com quem se relacionou no passado.

Iguape é o décimo sétimo município a receber a ViradaSP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia. Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.

Maratona cultural

A ViradaSP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio do programa #Juntospelacultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do  Estado de São Paulo. Ação é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.

Este ano, a ViradaSP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos –Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.

A ViradaSP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.

(Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)

Palco Praça da Basílica – Praça da Basílica, 114 – Centro Histórico

19h30 Dazaranha
22h Funmilayo Afrobeat Orquestra