HomeCultura + Cultura + NotíciasFim de semana oriental no Memorial da América Latina!

Fim de semana oriental no Memorial da América Latina!

O Memorial da América Latina celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com um fim de semana oriental nos dias 7 e 8/4!

Na 11ª edição do Festival Japonês Nikkey Matsuri, além do eclético leque de atrações programadas para a Praça Cívica do Memorial, o evento celebra os 110 anos da imigração japonesa com a Exposição Mottainai, que será inaugurada no dia 27de março na Galeria Marta Traba e fica em cartaz até o dia 14 de abril.

A mostra traz obras de 56 artistas plásticos nipo-brasileiros com temática que destaca a importância da sustentabilidade como forma de combater o mottainai, expressão de origem japonesa que significa desperdício ou gasto exagerado em seu sentido mais amplo – do consumo de alimentos, bens materiais, do tempo e até mesmo de talento subaproveitado. O tema também será levado aos participantes do festival em palestras da professora Tiemi Yamashita, referência mundial no assunto, que falará sobre o valor dos recursos e de como saber usá-los com gratidão e respeito.

A programação vai de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, moda kawaii e shows musicais a concursos, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa). A praça de alimentação será atração à parte com chefs nipo-brasileiros, iguarias já conhecidas da população e um espaço comandado pela especialista em cervejas, Carolina Oda.

Todos os eventos do festival são gratuitos. A organização sugere a quem puder, que leve alimentos não perecíveis para serem encaminhados a entidades assistenciais.

Além da celebração, acontece ao mesmo tempo o Festival de Yakissoba e Tempurá!

Os visitantes poderão experimentar os tradicionais Yakissoba e Tempurá e se deliciar com um cardápio de diversos sabores elaborados para o evento como: camarão, carne, frango, legumes, bacon, calabresa, frutos do mar e muitas outras delícias.

Na ampla praça de alimentação do complexo projetado por Oscar Niemeyer, o festival também oferecerá tendas, food trucks e beer trucks que vão agradar outros paladares. São lanches, comida baiana, hambúrguer, comida mexicana, pastel, sorvetes, paella, espetinhos, cervejas artesanais, sucos e muito mais.

As atrações musicais no palco do projeto “Talentos do Memorial” serão responsáveis por proporcionar a boa música e garantir a animação do público presente.

E para essa festa ficar ainda melhor, será montada uma área de mini shopping para compras de presentes, decorações, bijoux, moda e acessórios. Para relaxar, haverá ainda o espaço “quick massage” (massagem rápida).

A criançada também terá uma área reservada para brincadeiras e diversão. Quer trazer seu animalzinho de estimação? Claro! Em nossos festivais gastronômicos eles são muito bem-vindos!

Compartilhe!