HomeAssessoria ReleasesFilme O jogo da Imitação ganha debate ao vivo no #Cineciência

Filme O jogo da Imitação ganha debate ao vivo no #Cineciência

Especialistas discutem a cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing ao vivo, no dia 20 de setembro, às 17h, no canal do MIS no Youtube

O #CineCiência, tradicional programa do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo -,  que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, aborda, neste domingo, o longa O jogo da imitação (The Imitation Game, dir. Morten Tyldum, 12 anos, 2014, Reino Unido/EUA, 114min), cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição, Walter Carnielli e Mariana Marcilio, irão debater a história da computação e o surgimento do mundo virtual, bem como presença das mulheres e homofobia nesse contexto.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre o filme (disponível no GooglePlay e Amazon Prime)

Em 1951, dois policiais investigam o matemático Alan Turing após o que aparenta ser uma invasão de sua casa. Suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra, decidem interrogar Turing com medo de que ele seja um espião. Turing então revela que na verdade foi parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park. Além de mostrar Turing na infância em 1927, se apaixonando por um colega em um colégio interno antes deste morrer de pneumonia bovina, segue-se o matemático durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando com um grupo de criptografia para decodificar a máquina Enigma, usada pela Alemanha Nazista para tornar suas mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo.

DEBATEDORES

Walter Carnielli, professor de lógica e filosofia no Departamento de Filosofia e no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Doutor em Matemática pela Unicamp, tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia Berkeley e Universidade de Münster, Alemanha. É autor de cerca de 100 artigos científicos artigos e vários livros sobre teoria e aplicação de lógica e fundamentos do raciocínio. Carnielli recebeu o Prêmio Jabuti e a Medalha Telesio-Galilei (Suíça). Atua também no IA2 e no INSTITUTO MODAL.

Mariana Marcilio, Head de Comunidade da 42 São Paulo. Há mais de 10 anos trabalhando com design e experiência, é graduada em Design de Produtos pelo Instituto Federal de Tecnologia de Santa Catarina e acredita que inovação de verdade só é possível por meio de múltiplas perspectivas de pessoas diversas. 

MEDIADOR/CURADOR – José Luiz Goldfarb – Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

S e r v i ç o

#cineciência| O jogo da imitação

20 de setembro, às 17h, no canal do youtube do mis

 

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!