HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasFicção científica e mercado de trabalho são temas de cursos na Casa Guilherme de Almeida

Ficção científica e mercado de trabalho são temas de cursos na Casa Guilherme de Almeida

Quem gosta de ficção científica não pode perder o curso gratuito que a Casa Guilherme de Almeida organizou no mês de fevereiro. Ficção científica nos anos 1960: da literatura ao cinema será realizado entre os dias 11 e 15, das 19h às 21h, e no dia 16, das 14h às 18h.

A proposta das aulas é incentivar a reflexão sobre as adaptações de importantes obras da literatura sci-fi para as telas nos anos 1960. O curso busca identificar as escolhas estéticas adotadas nas transposições desses trabalhos e também analisar o contexto sócio-histórico-cultural da época das obras. No último dia, o filme Mortos que matam (1964), de Ubaldo Ragona e Sidney Salkow, será exibido para permear a discussão. Fernando Brito e Raphael Cubakowics, ambos críticos de cinema e curadores na Versátil Home Vídeo, comandarão os debates. 

Além deste, o Museu-Casa preparou também um curso especialmente para quem atua ou deseja atuar no campo cinematográfico no Brasil. Cinema e mercado de trabalho vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

As aulas serão ministradas pelo jornalista Franthiesco Ballerini e introduzirão os participantes às principais áreas de atuação no mercado de trabalho cinematográfico no país. A partir de uma visão geral do cenário audiovisual brasileiro, o aluno aprenderá a distinguir cada área de atuação, suas características principais e seus requisitos específicos. Ballerini tem quase 20 anos de experiência no mercado, com foco nos segmentos de comunicação e artes. 

Com o crescimento e popularização de grandes plataformas de streaming, as séries ganham um espaço cada vez maior na vida dos amantes da sétima arte e do audiovisual como um todo. Pensando nesse crescimento de mercado, a Casa Guilherme de Almeida realiza também o curso Escrevendo roteiros para séries. Nele, o roteirista Henrique Melhado apresenta conceitos e ferramentas básicas para escrever um roteiro audiovisual de ficção. Os encontros serão de 14 a 18 de janeiro, de segunda a sexta-feira, às 19h.

Durante uma semana, os participantes entram em contato com temas como desenvolvimento de personagens, conflito dramático, tema, estrutura de roteiro, a função de um roteirista e a formatação de um roteiro. Para explicar os conceitos, Melhado utiliza exemplos de séries, animações e filmes atuais.

Todos os cursos são gratuitos; para participar basta se inscrever pelo site do museu.

 

onde fica?

Compartilhe!