HomeAssessoria ReleasesFestival Cine MIS traz sessões gratuitas de filmes inéditos

Festival Cine MIS traz sessões gratuitas de filmes inéditos

Filmes foram escolhidos pela Convocatória Cine MIS, que selecionou 20 obras (em meio a mais de 300 inscritos) para exibição no Museu

De 17 a 19 de dezembro, o Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza o Festival Cine MIS, com exibição de 20 obras inéditas. Os filmes foram escolhidos pela Convocatória Cine MIS, que ocorre anualmente e tem por objetivo criar um espaço de lançamento e difusão de filmes que ainda não tenham sido exibidos em circuito comercial.

PROGRAMAÇÃO – FESTIVAL CINE MIS

17.12 – Terça19h

Macaco Albino: Siso, 2019, Dir. Leandro Robles, animação, 6 min, Livre. Arrancar o dente do siso não é gostoso pra ninguém. Nem pro dentista, nem pro dono do dente. Porém, é necessário, e eles sabem disso. Nesta animação antológica e odontológica, Macaco Albino vai encarar uma dentista casca grossa e cheia de determinação, mas encantadora.

Juventus F.C., Diretor: Dir, Alexandre Manoel,drama, 9min, livre. Laura começa a cuidar de seu pai com Alzheimer, que desde sua infância é torcedor fanático do Juventus F.C.

Budapest_v4_FINAL2, Dir. Gabriel Motta, drama, 14min. Uma catástrofe amorosa metalinguística ou algo do gênero.

19h40
Imaterial, Dir,: Shinji Shiozaki e Felipe Santiago, documentário, 85min.
A produção de imagens cria a intimidade dos skatistas com as ruas, eles se sentem em casa e transformam o ambiente em laboratório. Imaterial é a documentação de um período de produção artística dos skatistas e observa o skate como um objeto artístico.

 

18.12 – Quarta – 19h     

8 patas, Dir. Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa, Pietro Nicolodi,animação, 2min. Ao receber uma visita inesperada, Beatriz se vê dentro de seu pior pesadelo. A aparição de uma pequena aranha transforma o conforto de seu lar em uma sucessão de desventuras, que provará que o maior perigo a enfrentar é o seu próprio medo.

Geni, Dir. Cecília Engels, ficção, 15min. Geni passou a vida guardando um segredo que a faz viver à sombra de Fran Lopez, um cantor famoso, cheio de fãs. Disposta a mudar sua história, ela vai lutar por seu espaço e reconhecimento. O filme foi realizado por uma equipe 100% feminina e aborda a questão do empoderamento de uma mulher aos 60 anos de idade.

Mariposa, Dir. Dimitri Luedemann, drama, 11min. Mariposa conta a história de Monica, uma mãe desesperada, lutando para criar sua filha com dignidade.

Faixa de Gaza, Dir. Lúcio Cesar Fernandes, drama, 16min, 2019, 16 anos. Em um conjunto habitacional de periferia, Mago chefia um bando de jovens aliciando e cometendo crimes em meio a uma guerra de facções noticiadas pelas ondas do rádio. Nazaré e Naldin se deparam com o violência desse conflito, pois ambos estão no lugar errado: a faixa de gaza.

Do samba ao Sample, Dir. Ruan Lucena, documentário, 14min. O lendário sambista Paulo da Portela (1901-1949) passa por Oswaldo Cruz e Madureira em pleno século XXI enquanto suas histórias e feitos são relembrados e cantados por artistas e estudiosos do samba e da região do subúrbio carioca.

20h10
Codinome Breno, Dir. Manoel Batista, documentário, 20min.
A memória possui gavetas que escondem partes do nosso passado, mas o medo e a saudade nos impedem de acessá-las. Para reconstruir o mosaico de memórias familiares, Manoel busca através da origem do nome de seu irmão, dos objetos de família e dos relatos dos amigos mais próximos, as peças que faltam nesse quebra-cabeça. A busca por esse nome termina por descortinar passagens da ditadura militar no Brasil.

Riscados pela Memória, Dir. Alex Vidigal ficção, drama, 21min, 12 anos. O dono de um sebo de discos, em meio a uma compra de LPs de segunda mão, se depara com algo que vai muito além de uma aquisição trivial.

LyzParayzo – Artista do Fim do Mundo, Dir. Fernando SanTana, documentário,15min. A obra independente acompanha o início da trajetória artística de LyzParayzo, artista visual que através de suas obras e performances, coloca em discussão qual o espaço da arte em um corpo não binário provindo da periferia. Lyz, tem o corpo como principal suporte de trabalho e sua performatividade diária como plataforma de pesquisa revelando o descompasso entre o que se diz, o que se faz, o discurso e a prática.

19.12 – Quinta – 19h

O Malabarista, Dir. Iuri Moreno, Animação,  11 min, Livre. O filme reúne fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades, buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos. De forma lúdica – o traço, a direção de arte e efeitos sonoros – fazem um contraste entre o monocromático das paisagens e a presença do pluralismo das cores neste híbrido entre animação e documentário.

Tônica da cidade, Dir. Viviane Rodrigues, Drama, 18 min. Dolores, forte e determinada, anda pela noite à procura de algo e reencontra sua grande amiga Clara. A partir daí, elas relembram do passado, se reconectam e, a cada drink, fica claro que nem tudo é apagado pelo tempo.

PerfectaPulchritude, Dir. Pedro Raposo, Drama/Experimental, 6min. PerfectaPulchritudo é um curta sobre a obsessão e a escravização pela informação provinda principalmente da internet e televisão.

Malandro de ouro, Dir. Flávio C. vonSperling, Ficção, 29min, 14 anos “Na esperança do mais alto pedestal O teu castelo ruiu Numa poeira infernal”

20h15

As constituintes de 88, Dir.: Gregory Baltz, Documentário, 15min, Livre A constituição de 1988 garantiu diversos direitos sociais e políticos. Em meio a uma Assembleia composta majoritariamente por homens, as 26 mulheres constituintes fizeram suas vozes serem ouvidas e conseguiram aprovar emendas importantes para a luta de igualdade de gênero no Brasil.

Rua Augusta 1029, Dir. MirrahIañez, Documentário, 11min. Em São Paulo. Na madrugada de 13 de Abril de 2015, 6 mil famílias ocuparam 18 prédios sem função social. O ato ABRIL VERMELHO serviu para atentar o governo sobre a falta de vontade política para sanar os problemas de habitação.

Em cima do muro, Dir. Hilda Lopes Pontes, Ficção, 15 min. Mergulhada numa depressão profunda, Amélia tenta encontrar nas redes sociais uma aprovação dos seus seguidores, mas sua falta de bom senso quebrará toda suas expectativas de se tornar uma digital influencer.

A lenda do caboclo d’agua, Dir. Bruno Bennec, Documentário/fantasia, 15 min,  Livre. Moradores de Barra Longa, município do interior de Minas Gerais, revelam algumas experiências que tiveram e seus medos do Caboclo D’Água, uma lenda que encanta e assombra a pequena cidade desde a época da exploração do ouro. Segundo os moradores, a casa do Caboclo D’Água teria sido destruída também com a tragédia ambiental que ocorreu em Mariana em 2015.

Nenúfares, Dir. Beatriz Lizaviêta, Drama, 21 min. A história do reencontro entre Ana e Gisele e das transformações que o tempo gera.

Serviço

Festival Cine MIS
DATA 17, 18 e 19 de dezembro
HORÁRIO: A partir das 19h
LOCAL Auditório MIS (172 lugares) Auditório LABMIS (66 lugares)

INGRESSO Gratuito, retirada de ingressos 1h antes.

CLASSIFICAÇÃO: De acordo com o filme

 

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!