HomeDESTAQUES ESPECIAIS Assessoria ReleasesFestival Brasil-Holanda promove intercâmbio para estudantes de música

Festival Brasil-Holanda promove intercâmbio para estudantes de música

A programação abrange workshops, lives e apresentações de jazz, pop e música brasileira para alunas e alunos dos dois países

A Santa Marcelina Cultura e o Conservatório de Amsterdã realizam o 1º Festival Elos Sonoros Brasil-Holanda, com apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo. Entre os meses de novembro e dezembro de 2020, estudantes da EMESP Tom Jobim, do Guri Capital e Grande São Paulo e do Conservatório de Amsterdã terão a oportunidade de participar de workshops, lives e apresentações lideradas por professores e professoras das duas instituições com tradução simultânea inglês-português. A programação contempla atividades exclusivas para os estudantes das instituições e também atividades abertas ao público em geral que serão transmitidas pelo YouTube da EMESP Tom Jobim (https://www.youtube.com/user/TJEMESP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Santa Marcelina Cultura.

A programação iniciou no dia 20 de novembro com workshops de trombone e trompete, apresentados pelos professores Sidnei Borgani e Daniel D’Alcantara, respectivamente. No dia 23 acontece o Encontro de Arranjadores e Compositores, liderado por Tiago Costa, professor de Orquestração da EMESP Tom Jobim e regente da Orquestra Jovem Tom Jobim, e por Johan Plomp, professor de contrabaixo do Conservatório de Amsterdã.

Considerando o momento atual, em que cada vez mais os músicos são chamados a refletir sobre a sua prática profissional, artística e acadêmica, acontece no dia 1º de dezembro um webinar sobre Educação Musical. A atividade será liderada por Ben Hekkema, professor de mestrado em educação musical do Conservatório de Amsterdã, e contará com a participação de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, e Giuliana Frozoni, gestora pedagógica da instituição.
No dia 6 de dezembro haverá uma roda de conversa virtual entre integrantes da Big Band do Guri Capital e Grande São Paulo, estudantes dos 1º e 2º ciclos da EMESP Tom Jobim e do Junior Jazz College. Eles serão estimulados a trocar experiências sobre estudar e fazer música em seus contextos, além de tocar trechos de peças próprias de seus respectivos repertórios, sob orientações da professora de saxofone popular da EMESP Tom Jobim, Paula Valente; do professor de trompete e trombone popular, Sidnei Borgani; da coordenadora do programa Junior Jazz College, Maartje Meijer; e do professor de trompete do Conservatório de Amsterdã, Lorenzo Mignacca

O recém-criado Departamento de Pop do Conservatório de Amsterdã será apresentado durante o Festival pelo diretor do Departamento de Jazz e Pop do Conservatório, Edo Righini, e pelo coordenador Jack Pisters, sob mediação de Paulo Zuben e Giuliana Frozoni. A atividade acontece no dia 2 de dezembro, às 13h.

A programação contempla ainda uma roda de conversa sobre a posição e participação das mulheres no jazz e um ensaio de naipe aberto. As atividades serão conduzidas pelas professoras da EMESP Tom Jobim, Paula Valente e Lis de Carvalho, que também integram a big band feminina Jazzmin’s, além das professoras do Conservatório de Amsterdã, Anna-Marie Nietsche e Loes Rusch. Na ocasião as professoras vão trocar vivências e experiências musicais dos dois países.

PROGRAMAÇÃO
20 DE NOVEMBRO, SEXTA
11h_WORKSHOP INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA DIRECIONADA AO NAIPE DE TROMBONES
[FECHADO PARA ALUNAS (OS)] Sidnei Borgani, professor responsável

15h_WORKSHOP INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA DIRECIONADA AO NAIPE DE TROMPETES
[FECHADO PARA ALUNAS (OS)] Daniel D’Alcantara, professor responsável

23 DE NOVEMBRO, SEGUNDA
15h_ENCONTRO DE ARRANJADORES E COMPOSITORES
[LIVE ABERTA AO PÚBLICO] Tiago Costa, professor de Orquestração da EMESP Tom Jobim e regente da Orquestra Jovem Tom Jobim
Johan Plomp, professor de Contrabaixo do Conservatório de Amsterdã

1º DE DEZEMBRO, TERÇA
14h_WEBINAR EDUCAÇÃO MUSICAL
[LIVE ABERTA AO PÚBLICO] Ben Hekkema, professor de Mestrado em Educação Musical do Conservatório de Amsterdã
Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura
Giuliana Frozoni, gestora pedagógica da Santa Marcelina Cultura

2 DE DEZEMBRO, QUARTA
13h_APRESENTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE POP MUSIC
[LIVE ABERTA AO PÚBLICO] Edo Righini, vice-diretor do Conservatório de Amsterdã e Diretor do Departamento de Jazz
Jack Pisters, coordenador do Departamento de Pop do Conservatório de Amsterdã
Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura
Giuliana Frozoni, gestora pedagógica da Santa Marcelina Cultura

3 DE DEZEMBRO, QUINTA
14h_MULHERES DO JAZZ
[FECHADO PARA ALUNAS (OS)] Paula Valente, professora de saxofone popular da EMESP Tom Jobim
Lis Carvalho, professora de piano popular na EMESP Tom Jobim
Anna-Maria Nietsche, produtora sênior no Conservatório de Amsterdã
Loes Rusch, professora do Conservatório de Amsterdã

6 DE DEZEMBRO, DOMINGO
9h_BIG BAND DO GURI E JUNIOR JAZZ COLLEGE
[FECHADO PARA ALUNAS (OS)] Paula Valente, professora de saxofone popular da EMESP
Sidnei Borgani, professor de trompete e trombone popular da EMESP
Maartje Meijer, coordenadora do programa Junior Jazz College do Conservatório de Amsterdã
Lorenzo Mignacca, professor de trompete do Conservatório de Amsterdã

Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Guri Capital e Grande São Paulo
O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!