HomeAssessoria ReleasesFérias: Fábricas de Cultura têm programação especial para crianças e jovens

Férias: Fábricas de Cultura têm programação especial para crianças e jovens

Jogos tradicionais, festa julina, workshop de fotografia, oficina de dança do passinho, criação de quadrinhos e campeonato de futebol são alguns dos destaques da programação.

Que tal brincar e aprender durante as férias? As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul da cidade têm uma programação especial para as crianças e jovens no mês de julho. Jogos tradicionais, festa julina, workshop de fotografia, oficina de dança do passinho, criação de quadrinhos, campeonato de futebol e várias outras brincadeiras fazem parte das atividades que acontecem durante o mês de julho. Confira alguns dos principais destaques:

A Fábrica de Cultura Brasilândia preparou dias especiais para todos brincarem de corre cutia, canções de roda, amarelinha, esconde-esconde, bolinha de gude e pipa. A ideia da atividade Jogos e Brincadeiras Tradicionais, que acontecem nos dias 3, 5, 10 e 12 de julho, das 15h às 17h, é auxiliar as crianças na construção de valores e no conhecimento do coletivo. Outra proposta bacana é conhecer o Alfabantu, aplicativo para celular que busca trazer informações do Kimbundu, língua nacional de Angola. Por meio de jogos e ilustrações, a garotada irá aprender sobre a cultura africana, no dia 4 de julho, quarta-feira, das 15h às 17h.

Ainda na zona Norte, na Fábrica de Cultura Jaçanã, acontecerá o Workshop de Revelação de Fotogramas, no dia 10 de julho, terça-feira, das 10h às 15h. A ideia é proporcionar para os aprendizes um contato teórico e prático dos primórdios da fotografia, a partir da criação de fotos no próprio papel, sem uso de negativos. O fotograma é a forma mais simples de impressão fotográfica e seu resultado é uma espécie de “radiografia” dos objetos no papel. São oferecidas 20 vagas, que precisam de inscrição prévia.

Futebolistas, admiradores e técnicos de plantão! Essa atividade é para vocês: em clima da Copa do Mundo, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realizará a Copinha da Fábrica, que terá até troféu como prêmio. Os times, compostos por crianças e jovens entre 10 e 16 anos, serão divididos com os nomes dos países participantes do campeonato. Os jogos serão nos dias 11 e 12 de julho, das 15h às 17h, e quem quiser participar precisa fazer inscrição.

A zona Sul será palco da Festa Julina da Fábrica de Cultura Capão Redondo, no dia 14 de julho, sábado, das 14h às 20h. Comidas típicas, barracas de jogos, touro mecânico e muito forró vão animar a festa. Espante o frio do inverno com essa programação calorosa!

E fechando o mês de julho, no dia 28, sábado, das 14h às 16h, a criançada de 10 a 12 anos está convidada para a Oficina de criação de personagens de quadrinhos, na Fábrica de Cultura Jardim São Luis. A proposta é apresentar as características básicas de um personagem, como sua personalidade, roupas e sua adaptação entre realidade e imaginação. Mas não podemos nos esquecer dos personagens secundários, dos super-heróis históricos e das figuras de humor, de terror e até as infantis.

Toda a programação é gratuita, e algumas atividades precisam de inscrições, que podem ser feitas na recepção de cada Fábrica – instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

 

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Funcionamento de todas as unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Site: www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes – stgomes@sp.gov.br  – (11) 3339-8243

Bete Alina Skwara – betealina.culturasp@gmail.com – (11) 3339-8164

RelatedPost

Compartilhe!