HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura proporcionam debates e atividades sobre direitos humanos

Fábricas de Cultura proporcionam debates e atividades sobre direitos humanos

No mês do Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21 de março), a programação das Fábricas de Cultura abrange pautas raciais e de direitos humanos

No dia 21 de março de 1960, em Shaperville, na África do Sul, era realizado um protesto contra a Lei do Passe, um documento obrigatório para a população negra. Este documento limitavao direito de ir e vir, impedindo o acesso a determinados pontos da cidade onde só aos brancos era permitido transitar.A manifestação, que começou pacífica, terminou de forma trágica quando policiais abriram fogo contra os integrantes do protesto.

Em decorrência ao massacre, o dia 21 de março foi declarado como Dia Internacional contra a Discriminação Racial pela ONU (Organização das Nações Unidas).Para homenagear a data, durante o mês de março a programação das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, irá abranger temáticas raciais e de direitos humanos.

No dia 11 de março, quarta-feira, Aline Torres e Bruna Barros integram a Fábrica Conversa: Racismo Estrutural. Elas irão abordar os desdobramentos da herança histórica vinda de centenas de anos de escravidão no Brasil, que foi o último país do continente americano a abolir a escravidão. A conversa será na unidade Vila Nova Cachoeirinha, das 15h às 17h. Aline é gestora cultural, pesquisadora da transformação cultural do racismo e atuante em coletivos de juventude negra; e Bruna é especialista em gestão pública, em direitos críticos de direitos humanos e criou o Fundo ÉdiTodos, que fomenta o empreendedorismo baseado na diversidade.

Na terça-feira, dia 17, A Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a palestra Políticas para a população negra e indígena,às 10h. A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, apresentará o panorama histórico das ações desenvolvidas que atendem às necessidades e especificidades desses públicos, falando a respeito de intervenções contra o racismo, a favor dos direitos humanos e da promoção da igualdade racial.

A unidade de Diadema oferece a roda de conversa Escurecendo as ideias, com o ativista social Wilson Roberto Levy e o evento Mulheres em Punga, com os coletivos Afroempreendedorismo e Garimpa ABC.A roda com Levy será na quinta-feira, 19, das 19h às 21h, e o evento acontecerá no domingo, 22, das 14h às 19h. O evento terá brechós, feiras de comida, rodas de conversa, performance, espaço para crianças e muito mais. O destaque será a roda de conversa Mulher e empreendedorismo, na qual será apresentado o processo criativo, financiamentos, lei do afroempreendedorismo no município e o movimento afroempreendedor no Brasil.

Mulheres em Punga encerram com o show da cantora e compositora Yzalú, cria da periferia de São Bernardo do Campo (SP) e conhecida como uma daspioneiras em unir o violão com o rap no país. Com referências de Djavan, Marisa Monte a Michael Jackson, a artista costuma explicar sua produção musical como Música Contemporânea Brasileira ou Bossa Nova Marginal. Com o disco “Minha Bossa é Treta” ganhou premiações, entre elas, de Melhor Álbum de Música Brasileira 2016 pela Rateyour Music (internacional).

Ao fim do mês, de 24 a 28 de março, o Espaço Curtas na Fábrica de Cultura Brasilândia irá exibir o trabalho organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para o Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, com a temática Migrantes. “Os Irmãos Mai”, de Thais Fujinaga, e “Vidas Deslocadas”, de João Marcelo Gomes, são alguns dos curtas-metragens que serão exibidos das 8h30 às 17h30.

SERVIÇO

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575
São Paulo/SP. (11) 2233-9270

Fábrica Conversa: Racismo Estrutural, com Aline Torres e Bruna Barros.
11 de março – Quarta-feira, das 15h às 17h
Faixa etária: a partir de 14 anos


Fábrica de Cultura Diadema |
| Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP. (11) 4061-3180

1ª Mostra Cultural Juventude de Terreiro
15 de março – Domingo, das 12h às 17h
Faixa Etária: livre

Quer conhecer a história das religiões de matrizes africanas no Brasil e como elas resistem ao racismo e à discriminação religiosa? A 1ª Mostra Cultural Juventude de Terreiro, realizada pela FUCABRAD – Federação Paulista de Umbanda e Cultos Afros Brasileiros de Diadema, em parceria com a Fábrica, expõe a origem, vestimentas, culinárias, apresentações de ponto e danças que fazem parte da comemoração às entidades e aos orixás das religiões de matrizes africanas. Além disso, vai rolar a Oficina dos Por quês?aberta para dúvidas do público.

Escurecendo as ideias, com Wilson Roberto Levy.
19 de março – Quinta-feira, das 19h às 21h
Faixa etária: livre

Mulheres em Punga, com os coletivos Afroempreendedorismo e Garimpa ABC
22 de março – Domingo, das 14h às 19h

Show da compositora e cantora Yzalú
22 de março – Domingo, das 18h às 19h

Faixa etária: livre

 

Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP. (11) 3859-2300

Políticas para população negra e indígena
17 de março – Terça feira, das 10h às 11h30
Faixa etária: livre

Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos apresenta: Migrantes
24 a 28 de março – Terça a sábado, das 8h30 às 17h30
Faixa etária: livre

Vidas Deslocadas, de João Marcelo Gomes. Brasil- 2009 – (13 minutos).
Os Irmãos Mai, de Thais Fujinaga. Brasil- 2013 – (19 minutos).
Retirantes, de Maíra Coelho. Brasil – 2014 – (13 minutos).
100 % Boliviano, Mano, de Alice Riff//Luciano Onça. Brasil – 2013 – (13 Minutos).
ArmatJakawinaka, Vidas Ausentes de Ronaldo Dimer. Brasil – 2014 – (18 minutos).

Bibliotecas das Fábricas de Cultura

Encontro com autora Deusa Poetisa
18 de março – Quarta-feira, das 15h às 17h | Vila Nova Cachoeirinha
19/3 – quinta-feira – 15h às 17h – Brasilândia
20/3 – sexta-feira – 15h às 17h – Diadema
24/3 – terça-feira – 15h às 17h – Capão Redondo
25/3 – quarta-feira – 15h às 17h – Jaçanã
26/3 – quinta-feira – 15h às 17h – Jardim São Luís

DEUSA, pseudônimo que a conduz como poeta e escritora, é de São Bernardo do Campo (SP). Por meio do trabalho na literatura marginal, ela lançou o livreto “Afronte”, o qual enaltece suas origens étnicas, além dos questionamentos para sensibilizar o público sobre o racismo que se perpetua.

Fábrica de Cultura Capão Redondo |Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n. (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Jaçanã |Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 – São Paulo/ SP.  (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – São Paulo /SP. (11) 5510-5530

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!