HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura estarão com inscrições abertas a partir do dia 7 de janeiro

Fábricas de Cultura estarão com inscrições abertas a partir do dia 7 de janeiro

Multimeios, música, dança, circo, artes visuais e literatura estão entre as linguagens trabalhadas nos ateliês e trilhas formativas do programa

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, inicia 2020 com inscrições para diversas atividades formativas. Juntas, as unidades da zona norte, sul e Diadema oferecem mais de 4.800 vagas nos ateliês (formações de longa duração) e mais de 2 mil vagas em trilhas (formações de curta duração). A partir do dia 7 de janeiro, pessoas interessadas já podem comparecer na recepção das respectivas unidades para fazer a inscrição. Menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis. A seguir, veja alguns destaques.

As técnicas básicas de construção e criação de brinquedos criativos em escala, pensando em três grandes objetos que poderão ser instalados e utilizados pelas crianças que frequentam a Fábrica de Cultura Jaçanã, serão ensinadas na trilha Brinquedos Criativos em escala. As aulas ocorrem entre 11 de fevereiro e 7 de abril, das 18h às 20h45. Criação, elaboração, testes em maquete e realização do projeto em escala real serão processos que resultarão em uma brinquedoteca para a unidade e que será instalada no 2º andar da biblioteca.

Como forma de aquecer o ambiente musical, linguagem artística também presente em ateliês e trilhas formativas da unidade Jaçanã, o Samba da Tia Preta ocorre no dia 26/01, a partir das 17h, na rua Telma Regina Cordeiro Correia s/nº, bairro Jova Rural. O evento trará grupos de samba da região, abrirá espaço para artistas que desejam demonstrar seus trabalhos artísticos e um espaço reservado para as brincadeiras das crianças.

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realizará trilhas de artes visuais como a de Cenografia e Figurino – concepção e criação entre 11 de fevereiro e 30 de junho, das 18h30 às 21h30. Aprendizes dessa formação vão criar elementos e projetos para uma obra cênica, somando aos conceitos e propostas de visagismo sobre o material projetado, levantado e construído. Parte dos trabalhos servirá de suporte ao projeto Espetáculo da unidade, a ser apresentado no final de 2020.

Você tem interesse em diferentes segmentos da dança? Uma boa pedida pra se inspirar é a apresentação do Circuito Breaking 2020 – com Phenomenal Creative Produções no dia 12/01, a partir das 9h. O campeonato de dança de rua (breaking) reunirá, na Fábrica Vila Nova Cachoeirinha, os melhores dançarinos de São Paulo e de outras regiões do Brasil para uma disputa inédita, concorrendo à premiação de “Melhor Dançarino de São Paulo” e com a presença de conceituados jurados. Desde 2004 a Phenomenal Creative Produções vem colaborando na inserção do Brasil no calendário mundial de competições de dança de rua.

Justo no final de semana que você queria curtir as atrações da Fábrica de Cultura Diadema seus amigos marcaram outro encontro, ou sua mãe pede pra você ir ao mercado? Entendemos… Pensando nisso, vamos até você no dia 11 de janeiro. Com o Buzão da Articulação e Cortejo, junto com o Grupo Festa de Reis e das 9h às 14h, a equipe da Fábrica Diadema passará nos principais pontos, praças e feiras livres da cidade, como as dos bairros Canhema e Piraporinha. O objetivo é divertir a população com música, dança e outras atividades integradas, além de divulgar a grade de formações do 1º semestre. Vale lembrar que a Fábrica de Cultura Diadema estará com inscrições abertas para uma variedade de atividades formativas, entre elas, a de Desenvolvimento de aplicativos para celulares entre 12 de fevereiro e 24 de junho, das 18h30 às 21h30. Programação orientada a objetos e os caminhos para desenvolver apps para Android e iOS serão alguns dos conteúdos que darão base para o/a aprendiz trabalhar como desenvolvedor (a) em empresas ou empreender no próprio negócio mobile.

Ainda no campo das tecnologias, a Fábrica de Cultura Capão Redondo promoverá o ateliê Arte e Tecnologia – Vídeo Mapping, Fotografia e Ilustração entre 11 de fevereiro e 24 de junho, 18h às 20h45. A turma inscrita experimentará novos meios de criação, projeção e circulação de vídeos e fotografia. E encontrarão possibilidades por meio de mini projetores de imagens ou vídeos a partir do próprio celular.

Antes, nos dias 4, 11, 18 de janeiro e 1º de fevereiro, a Fábrica Capão realiza De Férias com a Crash, focando em participantes com interesse em produzir projetos culturais. Em parceria com o coletivo Crash, a unidade promoverá, das 10h às 18h, uma séria de workshops sobre etapas básicas e técnicas para criar e produzir projetos culturais, abordando aspectos como foto, performance, material de divulgação e figurino.

Já a Fábrica de Cultura Brasilândia tem entre os seus destaques a trilha de economia criativa Publicações independentes e Encadernação artesanal que terá duas turmas, uma nas datas de 13 de fevereiro a 26 de março, e outra durante 2 de abril a 14 de maio. A proposta é apresentar as etapas de produção de um livro, desde a preparação de um original até a elaboração da identidade visual. E o processo de encadernação artesanal para o/a aprendiz conhecer costuras, dobras, materiais, entre outros suportes, que possibilitam ainda a produção de cadernos, agendas etc.

Como uma prévia do que os frequentadores podem encontrar ao se inscreverem nas atividades formativas que envolvem Capoeira e Cultura Popular, a Fábrica Brasilândia promoverá uma Aula aberta de Capoeira nos dias 11 e 18 de janeiro, com início às 14h. O grupo Abadá demonstrará como essa modalidade alinha dança com a luta, fortalecendo-se como resistência e ancestralidade. Venha com roupas confortáveis.

Quem circula pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís encontrará formações como a Rádio digital/Produção de podcast, com aulas programadas para 21 de abril a 23 de junho, das 19h às 21h. Além de compartilhar seus programas podcasts em plataformas digitais e livres, o objetivo da Rádio Mixtura será reunir coletivos, promover oficinas, transmitir ao vivo o conteúdo, registrar memórias e outras narrativas do presente, pela criação e organização de um acervo sobre a produção cultural atual das periferias da cidade de São Paulo. Assim, busca incentivar a continuidade das ações, resistir e criar tecnologias orgânicas. Na etapa de conclusão, a turma será incentivada a criar uma rádio digital.

No dia 26/01, a partir das 15h, a unidade Jardim São Luís realiza um evento de grafite por meio do Live Paint com Coletivo Eletro Tintas, grupo formado pelos artistas Davi Dqt, Mac, Sprart e Anjinha. Aproveite a inspiração dessa atividade para conhecer e se inscrever nas formações em Artes Visuais que estará com inscrições abertas.

Para ficar por dentro de toda a agenda das Fábricas de Cultura acesse: https://www.fabricasdecultura.org.br/index.php?t=i. Abaixo, confira as datas, horários, prazo para inscrição e demais detalhes.

SERVIÇO:

*Ateliês e trilhas estarão com inscrições abertas a partir do dia 7 de janeiro e diretamente na recepção das unidades. Após 45 dias do início das aulas, só é permitida inscrição se houver vagas disponíveis.

Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 – São Paulo/ SP.  (11) 2249-8010

Samba da Tia Preta Música

26/1 – domingo – 17h às 21h | Livre Local: Telma Regina – Rua Telma Regina Cordeiro Correia, s/n – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP

Brinquedos Criativos em escala (CD)

Trilha de artes visuais com aulas às terças, das 18h às 20h45 –  Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

11/02 a 07/04| 10 vagas

Circo: equilibrismo, malabarismo e palhaço (QS-M) Ateliê de Circo com aulas às quartas e sextas, das 9h às 11h45 – Classificação indicativa: 8 a 16 anos; Quartas e Sextas das 14h às 16h45 – Classificação indicativa: 12 a 31 anos. 12/02 a 26/06 | 26 vagas para cada turma

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575 São Paulo/SP. (11) 2233-9270

Cenografia e Figurino – concepção e criação

Trilha de artes visuais com aulas às terças, das 18h30 às 21h30 – Classificação indicativa: a partir de 14 anos

11/02 a 30/06 | 20 vagas

Dança Contemporânea (TQ-T) Ateliê com aulas às quartas e sextas, das 14h às 16h45 – Classificação indicativa: 11 a 21 anos 12/02 a 26/06 | 20 vagas

“Três As” com Cia Dea – Dança Energia Arte Dança 11/1 – sábado – 9h às 12h | Livre Por meio do Jazz Dance, o espetáculo “Três As” apresenta representações cênicas de histórias de superação. A dança, linguagem principal da obra, será a arte que expressa emoções com “afinidade”, “atenção” e “atitude”. Jazz Dance é uma forma de dança de improviso com influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. Circuito Breaking 2020 – com Phenomenal Creative Produções Dança 12/1 – domingo – 12h às 17h | Livre

Fábrica de Cultura Diadema | | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP.  (11) 4061-3180

Desenvolvimento de aplicativos para celulares

Trilha de multimeios com aulas às quartas, das 18h30 às 21h30 – Classificação indicativa: a partir de 14 anos

12/02 a 24/06 | 15 vagas

Arte-educação e outras (de) formações Ateliê de Artes Visuais com aulas às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h45 – Classificação indicativa: a partir de 14 anos 12/02 a 26/06 | 15 vagas Visa colaborar para os processos criativos de todas as pessoas que pretendem atuar na área da “arte/educação”. Os encontros serão constituídos pelo estímulo aos modos contemporâneos de operar na construção conceitual e prática, dos mais variados contextos artísticos e pedagógicos. Estão previstas atividades práticas e vivências voltadas às crianças da Fábrica.

Buzão da Articulação e Cortejo – com Grupo Festa de Reis Atividade itinerante com teatro e música 11/1 – sábado – 9h às 14h | Livre Local: praças e feiras livres da cidade de Diadema, em bairros como o Canhema, Piraporinha e Centro.

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n. (11) 5822-5240

Arte e Tecnologia – Vídeo Mapping, Fotografia e Ilustração

Ateliê de multimeios com aulas pelas terças e quartas, das 18h às 20h45.

11/02 a 24/06 – A partir de 14 anos | 20 vagas

Costura e Moda Trilha relacionada à linguagem teatral e com aulas nas terças-feiras, das 18h às 21h – Classificação indicativa: a partir de 16 anos 11/02 a 23/06 | 15 vagas Se você quer aprender costura, criação de roupas, figurinos e design de aparência, essa é a oportunidade.

De Férias com a Crash Cultura Geral – Dança, Design Gráfico (Artes Gráficas), Fotografia, LGBT, Multimeios 4, 11, 18/01 e 1/02, – sábados e domingos – 10h às 18h | Classificação indicativa: a partir de 14 anos Conteúdo: Corte, Costura e Customização – 10 vagas; Fotografia – 13 vagas; Design para criação de eventos – 13 vagas; Produção de arte para editorial – 20 vagas; Dança – 30 vagas; e DJ – 20 vagas.

Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP. (11) 3859-2300

Publicações independentes e Encadernação artesanal       Trilha de economia criativa, com aulas às quintas-feiras, das 14h às 17h – Classificação indicativa: a partir dos 12 anos Há duas alternativas de datas: 13/02 a 26/03 | 15 vagas 2/04 a 14/05 | 15 vagas Slam 12/02 a 25/06 Ateliê de literatura com aulas às quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h45 – Classificação indicativa: a partir de 14 anos. 12/02 a 25/06 | 25 vagas A cultura do Slam tem se expandido pela cidade como um movimento de resistência, onde a voz é instrumento para manifestação poética e política pelas batalhas de versos. Os encontros terão a proposta em conhecer esse movimento que tem a literatura como motor, mapear os Slams pela cidade, pensar e produzir material neste formato poético.

Aula aberta de Capoeira Dança e Cultura Tradicional 11 e 18/1 – sábado – 14h às 16h | Livre

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – São Paulo /SP.  (11) 5510-5530

Rádio digital/Produção de podcast

Trilha de criatividade e tecnologia com aulas às segundas e terças-feiras, das 19h às 21h – Classificação indicativa: a partir dos 14 anos.

21/04 a 23/06 | 10 vagas

Canto Coral Ateliê de música com aulas pelas terças e sextas-feiras, das 14h às 16h45 – Classificação indicativa: 8 a 21 anos

12/02 a 26/06 | 30 vagas Grupo misto (crianças, jovens e adultos) para cantar juntos e contar histórias cantadas. O repertório será selecionado pelo grupo, dentro do universo da trilha sonora de Cinema, Musical e Ópera.

OFICINA DE VÍDEO CLIPES Vídeo 15 e 17/1 – quarta e sexta-feira – 15h às 17h Inscrições: até o dia 15/1 diretamente na recepção da unidade Livre | 25 vagas Em parceria com a produtora SE7&8 PRODUÇÕES, a Fábrica Jardim São Luís apresenta essa oficina com foco em dançarinos. Hoje em dia você pode divulgar o seu trabalho artístico de forma instantânea nas redes sociais por fotos ou vídeos. E existem detalhes técnicos que influenciam na qualidade das mídias. Chega de “áudio estourado” ou mesmo um cenário sem iluminação adequada. Entre em contato com noções básicas de gravação e edição audiovisual em equipamentos simples, como celulares ou câmeras semiprofissionais.

Live Paint com Coletivo Eletro Tintas Grafite 26/1 – domingo – 15h às 17h | Livre

Fábricas de Cultura > Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!