HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura estão com inscrições abertas para atividades que se estendem até o fim do ano

Fábricas de Cultura estão com inscrições abertas para atividades que se estendem até o fim do ano

Programação gratuita para crianças e jovens estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades corporais

 As Fábricas de Cultura Diadema e Jaçanã, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, estão com inscrições abertas para atividades regulares que se estendem até o fim de novembro.

Às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h45, o ateliê Arte-Educação e outras (de) formações se propõe a fomentar os processos criativos de quem já trabalha ou de quem deseja trabalhar em projetos de arte-educação. Os encontros acontecerão até o dia 26 de novembro e as inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, neste link

Em Performance e seus suportes, a proposta é promover a arte do corpo em ação e suas respectivas relações com a imagem, sob o recorte da fotografia e o audiovisual. As aulas vão até o dia 26 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h15. As inscrições estão abertas neste link até o dia 30 de setembro. 

O ateliê de DJ é o primeiro passo para uma carreira como DJ iniciante, como hobby ou profissão. O objetivo é ampliar o repertório e fortalecer a criatividade para reproduzir e criar sets de músicas de diferentes estilos e velocidades para diversos públicos. As reuniões serão às terças e quartas-feiras das 18h30 às 21h15, até o dia 25 de novembro. Os interessados devem se inscrever por meio deste link, até o dia 30 de setembro. 

Em Literatura Periférica: O sopro da oralidade e as raízes da escrita, a literatura será utilizada para reafirmar a importância da oralidade como forma de comunicação e memória de comunidades tradicionais negras e nordestinas do Brasil. A Literatura periférica no Brasil tem sido um instrumento que representa não somente um exercício de reconstituição da identidade cidadã em nosso país, como também, a transposição, continuidade e sobrevivência das culturas populares em solo brasileiro. Os encontros serão às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h15, até o dia 26 de novembro. Para realizar a inscrição, é necessário entrar neste link e preencher o formulário. 

A Iniciação Artística: Balé, destinada para crianças de 6 a 10 anos, apresentará os princípios do Balé com brincadeiras de saltar, girar, equilibrar e correr. Além de vivenciar em grupo propostas de pulso e ritmo, consciência corporal, alinhamento e orientação espacial. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h45, até o dia 26 de novembro. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, neste link.

No ateliê de Desenho, pintura e quadrinhos, a criatividade será explorada com técnicas de desenho, pintura, tela, quadrinhos e desenho de animação. Os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 11h30, até o dia 26 de novembro. Para realizar as inscrições, é preciso preencher o formulário deste link até o dia 30 de setembro.

No Ateliê Iniciação artística: desenho, dobraduras e colagens, os participantes exercerão a criatividade com técnicas de desenho, dobraduras, colagens e diversão. Os encontros serão às quartas-feiras e sábados, das 9h às 11h45, até o dia 28 de novembro. As inscrições estão abertas neste link até o dia 30 de setembro.

Por fim, no ateliê Circo: Acrobacias, serão desenvolvidas habilidades corporais por meio das diversas modalidades circenses como saltos, rolamentos e equilíbrio. As aulas acontecerão até o dia 26 de novembro, às terças e sextas-feiras, das 9h às 11h45. As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de setembro neste link.

SERVIÇO

Fábrica Diadema

Arte-educação e outras (de)formações 

11 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas-feiras, das 14h às 16h45

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

A partir de 14 anos

Performance e seus suportes 

11 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h15

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

A partir de 14 anos

Oficina de DJ 

11 de agosto a 26 de novembro – terças e quartas-feiras, das 18h30 às 21h15

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

A partir de 14 anos

Literatura Periférica: O sopro da oralidade e as raízes da escrita 

11 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h15

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

A partir de 14 anos

Fábrica Jaçanã

Iniciação artística: balé 

11 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas-feiras, das 9h às 11h45

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

6 a 10 anos

Desenho, pintura e quadrinhos 

11 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas-feiras, das 9h30 às 11h30

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

8 a 14 anos

Iniciação artística: desenho, dobraduras e colagens 

12 de agosto a 28 de novembro– quartas-feiras e sábados, das 9h às 11h45

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

6 a 10 anos


Circo: acrobacias 

15 de setembro a 26 de novembro – terças e sextas-feiras, das 9h às 11h45

Inscrições: até 30 de setembro, neste link

8 a 16 anos

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.


SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!