HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesFábricas de Cultura 4.0 se apresentam no encerramento da Campus Party 2023

Fábricas de Cultura 4.0 se apresentam no encerramento da Campus Party 2023

Banda Sinfônica das Fábricas de Cultura 4.0 apresenta repertório da cultura geek no encerramento do evento no Anhembi

A Banda Sinfônica das Fábricas de Cultura 4.0 Setor A, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administradas pela Catavento Cultural e Educacional, apresenta-se no encerramento da Campus Party 2023, às 20h, no dia 29 de julho no pavilhão de Exposições do Anhembi.Para esta apresentação, a Banda Sinfônica preparou um repertório especial composto por temas voltados à cultura geek, como trilhas de filmes premiados, jogos e músicas de artistas do universo pop.

Com residência artística na unidade de Sapopemba, a Banda Sinfônica é composta por aprendizes das cinco unidades na Zona Leste e faz parte do Projeto Musicando que conta ainda com uma Orquestra de Cordas e uma Orquestra de Violões. 

Para a temporada 2023 – 2024 convidamos o Maestro Beetholven Cunha para ser o Diretor Artístico Residente do Projeto Musicando, sua experiência e pesquisa sobre os Ritmos Brasileiros possui consonância com o trabalho realizado pelo Musicando ao longo dos anos, contribuindo assim para ampliação do repertório e desenvolvimento dos aprendizes.

Sobre o Projeto Musicando

Inserido no contexto da Formação Cultural das Fábricas de Cultura 4.0 da zona leste, o Projeto Musicando, construído em parceria com o Maestro Ênio Antunes, e continuado por educadores culturais do programa, objetiva a formação e o desenvolvimento de conjuntos musicais a partir dos trabalhos realizados nos Ateliês de Criação e continuados nas Trilhas de Produção.

Atualmente temos uma Banda Sinfônica, uma Orquestra de Cordas e uma Orquestra de Violões.

A residência artística dos grupos acontece aos sábados na Fábrica de Cultura Sapopemba. Reúne aprendizes das demais Fábricas da zona leste e pode receber jovens de toda a cidade de São Paulo, que já possuam iniciação musical, para um ciclo de aprofundamento artístico.

A iniciativa possui três grandes diferenciais: o fazer musical no território da zona leste; repertório de pesquisa baseado na música de concerto brasileira: “Danças, Ritmos e Compositores Brasileiros”, em diálogo com a música de concerto mundial; e o desafio dos grupos serem compostos por aprendizes que estão iniciando o seu processo de aprofundamento, junto a outros que já se destacam por terem entrado em grupos e instituições de ensino profissionais de música no país e no exterior.

Compartilhe!