HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha inaugura Arena de eventos

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha inaugura Arena de eventos

Novo espaço será voltado aos artistas e projetos circenses e sua configuração adaptável permite acolher eventos de dança, teatro, música, dentre outras linguagens artísticas

Como uma das linguagens artísticas mais lúdicas e surpreendentes, o Circo se fortalece na zona norte de São Paulo. Trata-se da abertura da Arena da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. O novo espaço será aberto no dia 8 de dezembro, domingo, a partir das 18h30, com três apresentações gratuitas.

A programação de inauguração do espaço é marcada por espetáculos em diversas modalidades de aéreos que desafiam a gravidade e oferecem a sensação de liberdade. Na noite do dia 8/12, espectadores de todas as idades poderão assistir as seguintes atrações.

A Fábula de Brilhoé um espetáculo circense da Cia Anjos Voadores que reúne trapézio de voos, acrobacia aéreas por liras (arcos), tecido acrobático e cenas de palhaços. A história apresentada visa celebrar a infância e resgatar o sentimento de “ser criança” por meio da comédia, da emoção e da imaginação.

Já presenciou pessoas que “extrapolam” o chão e o ar apoiadas em tecidos? E criam figuras aéreas que transmitem a sensação de estar voando? O público poderá conferir essa harmonia e precisão com oDuo Martinelli, formado pelos artistas Bruna Pepino e Brendon Rafael. Como acrobatas, se apresentam com saltos e rodopios em faixas e tecidos, controlando a velocidade com o equilíbrio e a força corporal.  Enquanto desafia até as leis da gravidade, a dupla também utiliza recursos como bambolê e arcos na modalidade lira.

Toda a programação é acompanhada pelo mestre de cerimônia Gilberto Caetano e contará ainda com música de fanfarra da banda A5 em PB com repertórios vocais e instrumentais que remetem ao circo de diversos países onde essa arte se destacou. Durante o evento, serão distribuídos pipoca e algodão doce para o público presente.

Além de funcionar como um espaço para o desenvolvimento de trabalhos circenses, a Arena da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha foi projetada para acolhereventos de teatro, dança, música, saraus, dentre outras linguagens produzidas por grupos, coletivos e artistas das periferias.

O novo local também foi desenvolvido para atender a alta procura pelos ateliês de circo da unidade Vila Nova Cachoeirinha. Desde o início das atividades, em 2012, esse ateliê contribuipara a formação de basee aprimoramento de jovens. Alguns desses aprendizes se encaminham e trabalham de maneira profissional no circo.

8 de dezembro, domingo, a partir das 18h30

Capacidade do espaço para receber o público: 300 lugares

– A Fábula de Brilho
Da Cia Anjos Voadores
Direção: WillamsAris
Produção: Rosaine Braga e WillamsAris
Ficha Técnica: Claudio Costa, Ney Silva, Rosaine Braga e WillamsAris

-Duo Martinelli
Acrobatas Bruna Pepino e Brendon Rafael

– Apresentação da turma do Ateliê de Circo da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Aprendizes apresentam espetáculo lúdico, mostrando métodos e práticas da formação realizada na unidade.

*Toda a programação é acompanhada do mestre de cerimônia Gilberto Caetano e de músicas de fanfarra, ao vivo, da banda A5 em PB.

Grátis | Classificação livre

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP

Fábricas de Cultura
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.