HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Brasilândia oferece oficinas gratuitas de dança

Fábrica de Cultura Brasilândia oferece oficinas gratuitas de dança

Dança do ventre, zumba, percussão corporal e dança cigana são algumas das oficinas gratuitas de outubro

Que tal aprender dança do ventre, zumba, percussão corporal ou dança cigana gratuitamente? Durante o mês de outubro, a Fábrica de Cultura Brasilândia, da Secretaria da Cultura do Estado e gerenciada pela Poiesis, oferece diversas oficinas de danças, que serão abertas para todos os públicos e idades. Basta chegar e se divertir.

A dança do ventre será uma das modalidades: criada há centenas de anos, originalmente era praticada em cerimônias femininas para celebrar a fertilidade e a fartura. Hoje em dia, essa atividade pode ser exercitada independente do gênero, do corpo, etnia, religião ou idade. A dança do ventre traz benefícios para saúde, como trabalho de respiração, exercícios de fortalecimento da musculatura interna das pernas e braços, leveza nos passos, coordenação motora e autoestima. As aulas serão uma ótima oportunidade para aprender mais sobre as culturas árabe e persa, como seus costumes, suas culinárias, suas tradições de clãs e muito mais. As oficinas serão de 2 a 30 de outubro, às terças-feiras, das 15h às 17h.

Já a zumba mistura vários ritmos como salsa, merengue, samba e axé, para auxiliar no bem-estar e saúde de quem pratica. É um exercício festivo para todas as idades, o importante é colocar uma roupa confortável e cair na dança. As aulas serão de 3 a 31 de outubro, às quartas-feiras, das 19h30 às 20h30.

Com influência dos povos nômades, a dança cigana é bem tradicional e é caracterizada por melodias alegres e românticas. Além da beleza das saias coloridas, essa prática também propicia o trabalho da autoestima, a coordenação motora e a desenvoltura social e física dos participantes. As oficinas ocorrerão às quintas-feiras e sábados, de 4 a 27 de outubro, sempre das 10h às 12h.

Você sabia que o nosso corpo produz sons? A nossa coxa pode ter um som semelhante à de um tambor, por exemplo. Por meio de uma prática divertida e lúdica, a oficina de percussão corporal buscará trabalhar elementos da música e da dança como ferramentas para a descoberta do corpo e suas possibilidades, além de trabalhar o universo da música. Serão duas aulas, nos dias 16 e 19 de outubro, das 15h às 17h.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Oficinas de dança do ventre
Terças-feiras, de 2 a 30/10 – das 15h às 17h

Oficinas de zumba

Quartas-feiras, de 3 a 31/10 – das 19h30 às 20h30

Oficinas de dança cigana

Quintas-feiras e sábados, de 4 a 27/10 – das 10h às 12h

 

Oficinas de percussão corporal

Terça e sexta-feira, dias 16 e 19 /10 – das 15h às 17h

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!