HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Brasilândia completa 5 anos em clima de festa!

Fábrica de Cultura Brasilândia completa 5 anos em clima de festa!

No dia 29 de junho, a unidade convidará toda a comunidade para celebrar seu aniversário com shows, sessão de filmes, feira do livro e performance

No dia 29 de junho você já tem programação marcada! Anote aí na agenda que, das 10h às 18h, a Fábrica de Cultura Brasilândia comemorará seus 5 anos de existência. Para celebrar a data, as equipes da unidade, junto com artistas e grupos locais de diferentes gerações, apresentarão uma programação que reúne shows, performance, sessão de filmes e feira do livro. O evento é livre, gratuito e aberto ao público. Não perca essa festa! As Fábricas de Cultura são um projeto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.

O Espaço de Curtas – Entretodos LGBT acontecerá das 10h às 17h, exibindo o trabalho organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para o Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, com temática LGBT. A mostra busca abordar vivências dessa população como: liberdade de gênero; sexualidade na adolescência e na terceira idade; adaptação de personagens a novas regiões com diferentes tradições; e HIV. Os filmes misturam em suas narrativas tons de ação, romance, comédia e drama:

Eu não quero voltar Sozinho (Daniel Ribeiro – Brasil, 2010 – 17 minutos)
Bailão (Marcelo Caetano – Brasil, 2009 – 16 Minutos)
Lady Burka (Pablo Ruiz Morales de Los Rios – Espanha, 2013 – 8 minutos)
Um Par o Outro (Cecilia Engels – Brasil, 2009 – 12 minutos)
O Pacote (Rafael Aindar – Brasil, 2013 – 18 minutos)
Tant Pis Capitulo Um (Bruna Rodrigues – França/Brasil, 2015 – 25 minutos)

Já a 1ª Feira do Livro da Brasa será das 11h às 17h, e contará com obras de diversas editoras com até 50% de desconto. São títulos de terror, drama, romance, aventura, literatura infantil e infanto-juvenil em clássicos ou em obras inéditas e aclamadas. Renove sua biblioteca! Logo em seguida, será a vez do MC Bebê King, aprendiz da Fábrica e integrante do coletivo de MC´s de funk “Do Peri Pro Mundo”, apresentar no palco, das 12h às 13h, seus hits Oh Vida, Inspiração, Já Lancei Meu Torpedão entre outras.

O aniversário da Fábrica também contará com uma atração internacional!  Diretamente de El Salvador, país localizado na América Central, a cantora Celina Castro apresentará o show Canta e Encanta, mesclando os estilos da cumbia, salsa, bachata, ranchera mexicana e pop, com trechos de ritmos de renomados artistas das Américas. A apresentação será das 13h30 às 14h30. É imperdível!

O Coletivo “Deversos”, formado por jovens artistas da Brasilândia, apresentará, das 15h às 15h30, a performance Balafon, que busca discutir o corpo decolonial em diáspora. Decolonial é um termo utilizado principalmente na sociologia, que apresenta novas formas de pensamento e criação de um sistema acolhedor e transformador as populações que sofreram processo de escravidão ou colonização, fugindo da construção de conhecimento histórico e social em foco no modelo europeu, ou também chamado de “eurocêntrico”. Já diáspora é um termo utilizado para designar a dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica.

E, fechando esse grande dia, das 16h às 17h, o cantor e compositor Piter Lois apresentará, ao lado de seu piano elétrico, o show Piano e Voz, com um repertório de MPB, sertanejo e forró.
Conhecido na região por se apresentar em bailes e bares, Piter já viajou para vários países e tocou com grandes nomes da música brasileira como Tim Maia, Gonzaguina e Wander Taffo. Vale a pena conferir!

 

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Fábrica Brasilândia – 5 anos

Sábado, 29/6 – das 10h às 18h

Livre, gratuito e aberto ao público

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!