HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesExpressões nipo-brasileiras serão apresentadas no Ciclo de Cultura Tradicional

Expressões nipo-brasileiras serão apresentadas no Ciclo de Cultura Tradicional

Encontro realizado pelo programa Oficinas Culturais passará por Bauru em novembro, com destaque para a intervenção do grupo musical de taikô e estreia de curta-metragem

Conhecido por abrir diálogos e reflexões sobre a preservação das tradições caipiras, caiçaras, indígenas, afro-brasileiras, de comunidades migrantes e imigrantes, ajudando a divulgá-las em diferentes territórios, o Ciclo de Cultura Tradicional (CCT) segue para Bauru no dia 12 de novembro, sábado, a partir das 18h. Nesta cidade, o Ciclo foca nas expressões culturais nipo-brasileiras no campo da música e do canto, além de contar com a presença de imigrantes japoneses atuantes na região e pesquisadoras convidadas.

Totalmente gratuito, acessível em Libras e sem a necessidade de cadastro para participar, o Ciclo de Cultura Tradicional é realizado por Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – e correalizado pelas Prefeituras Municipais de Bauru, Guaratinguetá, Mongaguá, de São Sebastião e espaços parceiros em 2022.

Neste ano o Ciclo ainda seguirá com mais expressões culturais que atravessam gerações em encontros pelas cidades de São Sebastião e Mongaguá. E o encerramento será transmitido pelo YouTube das Oficinas Culturais no dia 1º de dezembro.

As atividades que passam por Bauru ocuparão o Parque Vitória Régia. Veja a programação completa do Ciclo de Cultura Tradicional que estará pela cidade:

12/11, sábado

Acessível em Libras | Classificação indicativa: livre | Grátis

Local: Parque Vitória RégiaAv. Nações Unidas, quarteirão 25 – Jardim Brasil, Bauru – SP

18H | TAIKÔ: MUGUENKYO BAURU WADAIKO

Muguenkyo Bauru Wadaiko, grupo com cerca de 30 pessoas e coordenado por Shozo Nakamine, chega com uma apresentação percussiva da tradição japonesa. O ato de tocar o taikô, tambores de diferentes diâmetros e materiais, busca mostrar também a disciplina, o esforço, a harmonia e a energia dos integrantes.

O grupo já tem nove anos e a tradução de seu nome é “ressonância infinita” para relacionar a ideia de que o amor, a amizade e a solidariedade atravessam barreiras por meio da música do taikô.

18H30 | FILME – KARAOKÊ: SOLTE SUA VOZ

Direção: Elica Ito | BRA | 2022 | Doc | 15 min

Mesmo encontrando grandes diferenças no outro lado do mundo, imigrantes japoneses adaptaram-se ao Brasil e, ao mesmo tempo, muitos preservaram tradições da terra natal. Na música, por exemplo, os festivais de karaokê aproximam diferentes gerações e contam com artistas amadores resgatando canções clássicas do Japão.

Após a estreia desse curta-metragem, o público poderá participar de um bate-papo com a diretora Elica Ito, mestre em Mídia e Tecnologia pela UNESP, atuou em diferentes frentes da produção audiovisual de emissoras brasileiras e japonesas, e viveu no Japão por dois anos.

Ainda participam da conversa Shozo Nakamine, fundador e coordenador do grupo de taikô Muguenkyo Bauru Wadaiko, e japonês que vive no Brasil desde os anos 1950, e Takaci Tangoda, presidente da Comissão de Jurados da Noroeste. A mediação ficará com Rosemeire D’Ávila, mestre em História e Cultura pela UNESP, professora PEB II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e doutoranda em História na UNESP – Assis.

20H | APRESENTAÇÃO – KARAOKÊ DO CLUBE CULTURAL NIPO BRASILEIRO DE BAURU

Apresentação de Cesar Donizete, Ichiro Abe, Ricardo Niitsu, Shioji Honda e Teizo Ito, cantores-frequentadores do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru. O público aproveitará para conhecer o repertório de músicas tradicionais japonesas.

O Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru existe desde 1936 e foi fundado por imigrantes japoneses. O espaço busca colaborar na assistência social, cultural, educacional, esportiva, além de preservar e difundir os costumes e tradições da cultura japonesa. É organizado pelos departamentos de Senhoras (Fujinkai), Terceira Idade (Rôjinkai), Karaokê (Utanokai), Taikô, Esportes, Ensino da Língua Japonesa, entre outros, e realiza eventos anuais como Undokai e Bon Odori.

A agenda que passará por Bauru também pode ser acessada aqui.

Para conhecer a agenda completa do CCT 2022, acesse o site das Oficinas Culturais.

Em sua 9ª edição, o Ciclo de Cultura Tradicional proporciona a troca de saberes entre pesquisadores, agentes culturais, lideranças de diversas comunidades e público a partir de uma agenda dinâmica e que questiona o lugar que a cultura tradicional ocupa hoje em dia. Desde 2020 o CCT convida realizadores do audiovisual do interior e litoral de São Paulo para desenvolverem curtas-metragens sobre as conexões entre passado, presente e futuro das diversas tradições espalhadas pelo estado. Além das estreias dessas produções audiovisuais seguidas de bate-papo com diretores e convidados, diversos grupos apresentam manifestações populares praticadas nos territórios onde vivem.

———

Para acompanhar a programação que passará por São Sebastião e Mongaguá, as informações estarão disponíveis neste link, em breve.