HomeAssessoria ReleasesExposição Radiolas – Foto MIS chega a Caraguatatuba em março

Exposição Radiolas – Foto MIS chega a Caraguatatuba em março

Mostra, que traz imagens feitas no Maranhão e São Paulo, abre no dia 7, sábado, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Entrada gratuita

Em março, o MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), em parceria com o Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Sisem (Sistema Estadual de Museus), recebe a exposição Radiolas, de Felipe Larozza. A mostra acontece dentro do programa MIS Itinerante, que leva atividades do museu paulistano a outras cidades do Estado, e do Foto MIS, espaço dedicado na agenda de programação para exposições de fotografia ao longo do ano.

A abertura da mostra acontece no dia 7, sábado, a partir das 18h. No mesmo dia, o fotógrafo Felipe Lorozza participa do Programa Diálogos – em que conversa com o público sobre seu trabalho – às 17h, na Casa do Caiçara no MACC. A visitação de Radiolas segue até o dia 11 de abril, com entrada gratuita.

Sobre a exposição

São Luís, capital do Maranhão, é também a capital do reggae no Brasil. Os maranhenses vivem e produzem reggae com tanta intimidade que até parece que a origem de tudo é ali. Existe um jeito próprio de dançar e uma cadência romântica nas músicas que dá ao estilo uma levada bem brasileira. Atualmente estimam-se cerca de 200 radiolas — nome dado às equipes de som — formadas por DJs, experientes montadores e aparelhagens com dezenas de potentes caixas amplificadoras empilhadas. Nos anos recentes, a cena Maranhense vem se espalhando pelo Brasil, especialmente na cidade de São Paulo. O ensaio do fotógrafo Felipe Larozza busca no estado de origem as raízes e atual situação dessa enorme cena cultural e se fecha com a chegada dessas equipes de som à cidade de São Paulo. A série é composta por 16 imagens e foi realizada entre 2016 e 2019 em São Luís (MA) e na capital paulista.

Sobre o fotógrafo

Felipe Larozza é fotógrafo e diretor de filmes. Desde 2014, é colaborador da revista VICE Brasil, e já atuou como freelancer em agências de notícia nacionais e internacionais. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas Do rio que era Doce ao outro lado dos trilhos (Belém, São Luís e Salvador, 2017) e 7ª edição da Mostra SP de Fotografia da Doc Galeria (São Paulo, 2016). Foi selecionado para o livro anual O melhor do fotojornalismo brasileiro (2016/2017), indicado ao Joop Swart Masterclass, seleção de bolsas para jovens fotógrafos organizada pela World Press Photo (2016/2017) e finalista da seleção de bolsas para o workshop da agência Magnum, organizado pelo Festival de Fotografia de Tiradentes (2017)

 

Sobre o Foto MIS

Criado em 2012, o projeto Foto MIS (antigo Maio Fotografia no MIS) dedica espaço na agenda de programação para exposições de fotografia. Em 2020, ele se expande e marca toda a programação de fotografia promovida pelo Museu ao longo do ano. Para celebrar, o artista Gal Oppido criou esta marca especialmente para o projeto. O recorte deste Foto MIS é constituído pelo projeto Nova Fotografia, que seleciona anualmente, por meio de convocatória, seis projetos de artistas do Estado de São Paulo, que exibem uma produção contemporânea e diversificada.

S e r v i ç o

EXPOSIÇÃO RADIOLAS – FOTO MIS

ABERTURA 07.03, sábado, às 18h

Visitação 08.03 — 11.04.20 – terça a sábado, das 10h às 18h

MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba  T (12) 3883-9188

classificação indicativa livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento [Conveniado]: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!