HomeAssessoria ReleasesExposição Passagens da inocência chega a Santos com o projeto MIS Itinerante

Exposição Passagens da inocência chega a Santos com o projeto MIS Itinerante

 Fotografias da artista Giulia Paulinelli, que discutem a banalização do corpo e da nudez,  foram feitas em diversos lugares do Brasil A abertura acontece no dia 20 de setembro, às 19h, com entrada gratuita

O projeto MIS Itinerante, em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), instituições ligadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, chega à cidade de Santos com a mostra fotográfica Passagens da inocência, de Giulia Paulinelli. O programa, que leva as exposições de destaque do MIS a diversas cidades de São Paulo, também se une ao projeto Nova Fotografia – que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu paulistano, selecionadas pela qualidade e inovação de seu trabalho.

Na exposição, a artista apresenta figuras humanas nuas, sem definir símbolos que imponham uma ideia ou pensamento. O observador é confrontado com indícios, nada mais. Com uma nudez que não se liga a questões de pudor ou moralidade. Com um olhar não revelado; indeterminado pelas personagens que dão as costas aos observadores. O conceito da exposição surgiu a partir de um incômodo da fotógrafa com a banalização do corpo, da nudez. “Um assunto ainda muito presente e mal resolvido”, diz a artista. “Procuro tirar a segunda pele de pessoas comuns para mostrar um nu inocente, que sim, acredito deva ser mostrado, mas sem exageros, apenas como algo natural. Sem despertar a curiosidade no observador em relação ao nu em si, mas antes no conjunto de mistérios que compõem as cenas”, explica a fotógrafa.

A série é composta por 12 imagens que foram feitas em diversos lugares do Brasil. Entre estes locais está uma estação ferroviária em Morretes (PR), um porto no Paraná, uma Caverna em Altinópolis (SP) e uma praia em Angra dos Reis (RJ). “Tive que me deslocar e enfrentar riscos e dificuldades que estavam presentes nas locações. A pressa e os cuidados exigidos por esses lugares marcaram todo o processo”, relata. A artista utiliza o ambiente digital e se propõe a um meticuloso trabalho de pré e pós-produção para criar composições que unem o real e o fantástico.

Com entrada gratuita, Passagens da inocência abre no dia 20 de setembro, às 19h, no MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos.

Sobre a artista

Giullia Paulinelli é paulistana e fotografa há oito anos.  Fez cursos de Fotografia na Faculdade Panamericana de Artes e na Universidade Anhembi Morumbi, além de cursos experimentais em Nova Iorque (EUA) e Taipei (China). Participou das exposições coletivas VesTinta para Casar e Fugacidade, ambas realizadas na cidade de São Paulo em 2015.

 

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

 

Exposição Passagens da Inocência | MIS Itinerante

Fotógrafa: Giulia Paulinelli

Abertura: 20 de setembro, sexta-feira, 19h

Período em cartaz: 23 de setembro a 20 de outubro

Local de exibição: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos

Endereço: Av. Senador Pinheiro Machado, n. 48, Vila Matias, Santos/SP

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 14h às 20h

Telefone para contato: (13) 3226-8019

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 12 | Valet: R$ 18 [Conveniado]

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!