HomeAssessoria ReleasesExposição no Palácio dos Bandeirantes reúne acervos de três museus para contar história paulista

Exposição no Palácio dos Bandeirantes reúne acervos de três museus para contar história paulista

Artistas como Benedito Calixto e Portinari estão presentes; objetos do cotidiano, como arcas e ferros de passar são exibidos, além de uma carruagem

Pela primeira vez uma mostra reúne os três mais antigos acervos culturais paulistas, em um único espaço, para recontar os períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. A exposição “Arte e história nas coleções públicas paulistas”, no Palácio dos Bandeirantes, é uma realização conjunta do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Aberta no dia 14 de agosto, a mostra terá longa duração: até 20 de janeiro de 2019, com entrada franca.

A exposição reúne 32 (trinta e duas) obras de arte e mais de uma centena de objetos decorativos. Entre os autores das obras, estão Clovis Graciano, Henrique Bernardelli, Giovanni Óppido, Oscar Pereira da Silva e Theodoro Braga, além de Candido Portinari (com o nanquim sobre papel “Bandeirante”, de 1955). Destaque para as obras do Mezanino, com 11 telas de Benedito Calixto e seis de Antonio Ferrigno. As de Benedito Calixto mostram paisagens de São Vicente, do Porto de Santos e de aspectos do litoral paulista. As telas de Antonio Ferrigno retratam o ciclo do café desde a florada até o envio à estação. Entre os objetos, estão oratórios, vasos, arcas, cadeiras, mesas, pratos e ferros de passar, além de uma carruagem e ânforas contendo águas de importantes rios brasileiros.

 

FORMAÇÃO CULTURAL

A curadoria da mostra é de Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista) e Ana Cristina Carvalho  (Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo). De acordo com os curadores, logo após o início da era republicana no Brasil, as autoridades paulistas começaram a constituir coleções públicas de obras de arte e objetos históricos. O objetivo: a formação de uma nação – e do povo paulista – embasada não apenas na instrução escolar e universitária, mas também na formação cultural de cidadãos.

A iniciativa favoreceu a criação do Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga, inaugurado em 1895) e da Pinacoteca do Estado (criada em 1905), cujos acervos foram adquiridos com verba pública ou reunidos por meio de doações privadas. Essas coleções públicas foram complementadas com objetos decorativos e de obras de arte do terceiro acervo público mais antigo do estado: aquele reunido nas sedes governamentais dos Campos Elíseos, Morumbi, Horto Florestal e Campos do Jordão, que formam o atual Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

A exposição se integra à preparação do estado de São Paulo para as comemorações do Bicentenário da Independência que ocorrerá em 2022. O projeto de modernização do Museu Paulista está exposto aos visitantes, que também podem acompanhar a restauração de obras de seu acervo em um ateliê envidraçado, montado especialmente para essa finalidade no Palácio dos Bandeirantes.

SERVIÇO:

 

Exposição “Arte e história nas coleções públicas paulistas”

 

LOCAL: Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500, Morumbi)

PERÍODO DA EXPOSIÇÃO: de 14 de agosto a 20 de janeiro de 2019

 

VISITAS: de terça a domingo das 10h às 16h. Entrada Franca

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!