HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesExposição no MIS Experience permitirá imersão inédita pela Capela Sistina e pelos afrescos de Michelangelo

Exposição no MIS Experience permitirá imersão inédita pela Capela Sistina e pelos afrescos de Michelangelo

Pela primeira vez no país uma exposição contará com projeção mapeada no teto e nas paredes, na qual 14 salas, distribuídas em mais de 1000 metros quadrados, convidam os visitantes a um mergulho na capela mais famosa do mundo. O Teto da Capela em grande escala é um dos destaques da mostra, que também traz reprodução do ateliê do artista renascentista, além de manuscritos, esculturas e desenhos. 

São Paulo, dezembro de 2022 – O MIS Experience, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, prepara a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo, que estão entre as mais famosas obras da história da arte. A estreia da mostra “Michelangelo: Capela Sistina”, inédita no país, está prevista para a segunda quinzena janeiro de 2023.

A reprodução gigante do teto da Capela Sistina, com estrutura criada exclusivamente para esta exposição, vai proporcionar ao público uma experiência inédita de imersão no ambiente, inclusive com a reprodução dos famosos mosaicos no piso. A sala dedicada à imersão contará com recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, promovendo um mergulho dos visitantes nas obras de Michelangelo. Detalhes sobre cada grupo de afrescos criados pelo pintor renascentista italiano compõem a experiência.

Com mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, a mostra traz, além da sala de imersão com projeções gigantes no teto e nas paredes, espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Os conteúdos das salas (elaborados com a consultoria do professor e historiador de arte Luiz Marques) trarão informações sobre a construção da Capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para uma maquete e uma réplica da chave da igreja.

Seção dedicada a Michelangelo

Ateliê de Michelangelo na exposição “Michelangelo: Capela Sistina” (Imagem: Divulgação MIS Experience)

Os visitantes também poderão conferir esculturas, desenhos, estudos e projetos do renascentista Michelangelo, considerado um dos maiores ícones da história da arte do Ocidente. A reprodução em larga escala do ateliê do artista é um dos destaques da seção, que apresenta gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos. Todos os itens da mostra são homologados pelas instituições italianas que preservam o legado artístico de Michelangelo.

“O MIS Experience vai oferecer, por meio dos mais avançados recursos tecnológicos aplicados à fruição de obras de arte, uma experiência inédita para o público brasileiro. Mergulhar na genialidade de Michelangelo, descobrindo cada detalhe dos afrescos, é oportunidade única para visitantes de todas as idades”, afirma Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, responsável pela gestão do MIS, MIS Experience e Paço das Artes.

SERVIÇO

Exposição “Michelangelo: Capela Sistina”

Data: janeiro de 2023

Local: MIS Experience – Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca – São Paulo

Formato: Presencial

Compartilhe!