HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias‘Morar paulistano’ ganha mostra no Museu da Casa Brasileira

‘Morar paulistano’ ganha mostra no Museu da Casa Brasileira

Fotógrafo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo’, retomou as atividades presenciais com a exposição ‘Casas do Brasil: conexões paulistanas’, com curadoria de Didiana Prata e fotografias de Marcos Freire. Essa é a sétima edição do projeto Casas do Brasil, que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país. 

Ao longo de sete anos, o fotógrafo Marcos Freire realizou 990 visitas a 94 dos 96 subdistritos da cidade de São Paulo, produzindo vinte mil fotos que trazem um olhar singular sobre o território paulistano. Segundo Didiana Prata, o público poderá ver imagens que revelam algo inédito sobre o morar paulistano. “As fotos têm um viés poético, lírico que formam narrativas visuais singulares, conectadas a partir de diferentes elementos da paisagem urbana”, comenta a curadora. 

Segundo Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, a exposição traz um amplo e importante registro sobre a forma de morar de boa parte da população paulistana. “Com seu olhar atento e minucioso, Marcos Freire, capturou traços da vida cotidiana impressos nos interiores das casas, com seus vários ambientes e objetos e, no espaço comum dos arredores, imersos na grande massa urbana periférica”, comenta Latorraca. 

A nova mostra do Museu também apresenta a diversidade do território paulistano a partir das tramas constituídas pelos trípticos de imagens. O espectador terá um olhar mais poético sobre os signos e materialidades dessas moradas: acabamentos das fachadas, decoração dos interiores das casas, cores. 

A exposição foi contemplada e realizada por meio do ProAC edital 10-2019 – Exposições inéditas de artes visuais. Ela pode ser visitada até o dia 10 de janeiro de 2021.

Sobre Didiana Prata – Curadora

Designer gráfico e curadora de imagens. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Design da FAU-USP. Sua investigação está focada no design e na evolução das narrativas visuais na contemporaneidade, na estética de banco de dados e em novas estratégias criativas e curatoriais. 

Didiana atua como designer e curadora independente, realizando projetos relacionados à cultura visual, educação, arquitetura e antropologia urbana.

É membro do Grupo de Pesquisas Estéticas da Memória no século 21 (CNpQ-FAU-USP), professora de Design na Faculdade de Artes Visuais da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, São Paulo e da Escola da Cidade. 

Sobre Marcos Freire – Fotógrafo 

Marcos Freire é um paulistano nascido em 1966 e trabalha na capital como fotógrafo e perito. Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP no ano de 1990, o artista seguiu a carreira de fotógrafo publicitário, trabalhando para as principais agências de São Paulo e participando de vários prêmios de festivais internacionais. A partir de 2012, além de fotógrafo, inicia uma nova carreira como perito avaliador de imóveis. Em 2017 o fotógrafo editou o material fotográfico de suas vistorias e começou a publicar no Facebook. Por conta desse material postado, o fotógrafo foi convidado para que o ensaio fosse publicado na edição 13 da revista ZUM, periódico semestral do Instituto Moreira Salles. Parte desse material se encontra nesta exposição do MCB.

Visitação:

Outubro: de terça a domingo, das 11h00 às 15h00
Novembro: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Compre os seus ingressos aqui
Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Endereço
Museu da Casa Brasileira:  avenida. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Site:
mcb.org.br/

Compartilhe!