HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria Releases“Esse Extraordinário Mário de Andrade” a nova exposição do Museu Afro

“Esse Extraordinário Mário de Andrade” a nova exposição do Museu Afro

Com entrada gratuita de 25 a 27/2, mostra aborda período em que Mário de Andrade esteve à frente do Departamento de Cultura de SP

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugura no dia 25 de fevereiro a exposição “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, uma homenagem ao aniversário de morte do artista e em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

A mostra, que tem entrada gratuita de 25 a 27 de fevereiro, conta com curadoria do diretor-geral, Emanoel Araujo, e equipe do Museu, e traz diferentes aspectos da atuação de Mário de Andrade, poeta, cronista, romancista e pesquisador, além de crítico de arte e de literatura, musicólogo e fotógrafo. Um dos destaques da exposição é a Missão de Pesquisas Folclóricas idealizada  pelo modernista e suas diversas viagens para investigar as manifestações culturais presentes em diferentes regiões do Brasil.

“A exposição é uma imersão na visão mais profunda de Mário sobre a arte brasileira, apresentando as composições musicais do poeta, sua produção literária, a Missão Folclórica, suas pesquisas sobre a escultura brasileira, sobre Aleijadinho e Padre Jesuíno de Monte Carmelo”, diz Emanoel Araújo. “Traz ainda obras dos artistas Brecheret, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, as aquarelas de Cícero Dias, as ilustrações de Carybé para Macunaíma e os paineis sobre o mesmo tema da azulejaria Osirate, com execução de Mario Zanini”.

Na mesma data, o museu abre mais três exposições, “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall”. A primeira destaca um grupo de artistas acadêmicos brasileiros,  chamados de “passadistas” pelos artistas modernistas. Já a A segunda mostra faz a conexão entre a trajetória de Mário de Andrade e os artistas modernistas brasileiros, integrando a programação comemorativa do Centenário da Semana de 1922.  “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall” propõe um revival, no qual serão apresentadas obras de autoria de Segall em uma cenografia que remete à produzida pelo artista para os bailes da Sociedade Pró-Arte Moderna, no início da década de 1930. A exposição terá contribuições de dois artistas contemporâneos da arte de rua, com a criação de totens de 4 metros cada um, numa proposta de revisita à obra de Segall, além de uma projeção de grandes dimensões no espaço.

O público que comparecer ao Museu Afro Brasil de 25 a 27 de fevereiro também poderá conferir, gratuitamente, a exposição temporária “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, inaugurada no aniversário de São Paulo. A mostra retrata os muitos aspectos artísticos, sociais, culturais e perspectivas diversas dessa grande metrópole por meio de fotos, manuscritos, objetos, fotografias e design de renomados artistas, como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Flávio de Carvalho, Geraldo de Barros, Zanini Caldas, dentre outros. Também  está em cartaz a exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade”, que traz ao Museu Afro Brasil grandes pinturas provenientes das igrejas das cidades de Itu e São Paulo, onde o padre artista exerceu seus ofícios de pintor, músico e compositor. Esta é a maior retrospectiva feita sobre as obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo e conta com 27 obras de grandes dimensões de Jesuíno, muitas delas mostradas pela primeira vez.

Serviço:

“Esse Extraordinário Mário de Andrade”, “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM”

Abertura: 25 de fevereiro, às 12h

Visitação: de 25/2 a 30/6 de 2022

Entrada gratuita de 25 a 27/2

Horário: das 10h às 17h (permanência até as 18h)

Local: Museu Afro Brasil

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 (Estacionamento pelo Portão 3)

Ingressos: R$ 15 (meia-entrada R$ 7,50) / Entrada gratuita às quartas-feiras

Compartilhe!