HomeAssessoria ReleasesEspecial Jovem Guarda e Cinema Paulista Já! são destaques na programação do #MISemCasa

Especial Jovem Guarda e Cinema Paulista Já! são destaques na programação do #MISemCasa

Wanderléa, Jerry Adriani e Sérgio Reis são alguns dos artistas que participam do Notas Contemporâneas – Especial Jovem Guarda. O #MISemCasa também traz, no domingo, mais uma edição do #Cineciência ao vivo

Nesta semana, o #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo-, destaca o programa Notas Contemporâneas – Especial Jovem Guarda. No vídeo exclusivo, que irá ao ar no dia 2 de setembro, nomes como Wanderléa, Jerry Adriani, Martinha, Eduardo Araújo, Luiz Ayrão e Sérgio Reis comentam suas influências e passagens por esse que é um dos movimentos musicais mais brasileiros e internacionalmente reconhecidos.

Outra novidade nesta semana é a entrevista exclusiva que o diretor André Klotzel concedeu ao MIS sobre sua carreira, no final de 2018. À época, o Museu realizou o especial Cinema Paulista Já! (com sessões de filmes, conversas com diretores e exposição de cartazes), que mostrou como o cinema de São Paulo se renovou a partir de uma geração de cineastas independentes que fizeram seus primeiros longas-metragens de ficção nos anos 1980. Para a programação do #MISemCasa, O Cinema Paulista Já! é revisitado e traz, nesta terça-feira, o bate-papo que aconteceu na abertura da mostra completa dos longas produzidos por André Klotzel. Ele comentou, na ocasião, sobre sua trajetória – que se iniciou como estagiário em produções da Boca do Lixo –, passando pelo processo de criação de filmes como Reflexões de um liquidificador até chegar a seus novos projetos.

Ainda para os cinéfilos, o #MISemCasa apresenta mais uma edição ao vivo do #CineCiência, tradicional programa do Museu que traz um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros. Neste domingo, acontece bate-papo sobre o longa Interstelar (Interestellar, EUA, 2014, dir. Christopher Nolan), sucesso de ficção científica estrelado por Matthew McConaughey e Anne Hathaway.  Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição serão a física espacial Ale Pacini e o físico Rodrigo Parreira.

+ Programação

Completam a programação do #MISemCasa nesta semana: o depoimento do cineasta Ana Carolina, que integra a Coleção Memória do Cinema do Acervo MIS; o Pontos MIS – Bate-papo de cinema com o filme Café com Canela; e mais um episódio da Mostra Cinema de Acervo.

Cursos

O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 31.08 a 06.09


31.08 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Ana Carolina

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são imprescindíveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, uma edição especial do depoimento de ANA CAROLINA, realizado no MIS, em 1989. Nascida em 1947, em São Paulo, Ana Carolina Teixeira Soares, mais conhecida como Ana Carolina, é uma importante cineasta brasileira. Neste depoimento, ela conta sobre o início na escola de cinema, os primeiros trabalhos como documentarista e sobre suas principais obras na ficção. Ana Carolina fala sobre o processo de seus primeiros filmes: Indústria (1968), Lavra-dor (1968) e Getúlio (1974), apontando o processo de realização, bem como as dificuldades. Em 1977, a cineasta lança Mar de Rosas, assinando o roteiro e a direção, e este se torna o primeiro filme da trilogia: Mar de Rosas (1977), Das Tripas Coração (1982) e Sonho de Valsa (1987). Todos os filmes têm enfoque na relação do feminino com a sociedade. 

Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.


1º.09 | Terça-feira | 20h | Cinema Paulista Já! – André Klotzel

Em dezembro de 2018, o MIS realizou o especial Cinema Paulista Já! (com sessões de filmes, conversas com diretores e exposição de cartazes), que mostrou como o cinema de São Paulo se renovou a partir de uma geração de cineastas independentes que fizeram seus primeiros longas-metragens de ficção nos anos 1980. Para a programação do #MISemCasa, O Cinema Paulista Já! é revisitado e traz, nesta terça-feira, o bate-papo que aconteceu na abertura da mostra completa dos longas produzidos por André Klotzel. Ele comentou, na ocasião, sobre sua trajetória – que se iniciou como estagiário em produções da Boca do Lixo –, passando pelo processo de criação de filmes como Reflexões de um liquidificador até chegar a seus novos projetos.

02.09 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Especial Jovem Guarda

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

A edição Especial Jovem Guarda (que homenageia esse movimento que tem seu aniversário celebrado em agosto  – com a estreia do programa de televisão Jovem Guarda exibido pela TV Record de 1965 a 1968 em São Paulo, apresentado por Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos) reúne depoimentos de diversos compositores e intérpretes que comentaram suas influências e passagens por um dos movimentos musicais mais brasileiros e internacionalmente reconhecidos. Entre os destaques, estão Wanderléa, Jerry Adriani, Martinha, Eduardo Araújo, Luiz Ayrão e Sérgio Reis.

03.09 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – Retratos do Brasil

A campanha #MISemCASA apresenta a Mostra Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. Nesta semana, o recorte Retratos do Brasil (duração total: 49 min) revela problemas sociais sempre foram um marcaram a sociedade brasileira – de ordem econômica, política e/ou cultural. Os documentários selecionados apresentam histórias que desenham esses problemas na sociedade e que, infelizmente, são atemporais. Marcos Rogatto traça a trajetória de migrantes do norte e nordeste que sobrevivem em São Paulo em subempregos da construção civil, em constante exposição a riscos de trabalho, enquanto sofrem a distância de suas origens, em Pedreiros, Pintores e Serventes (Dir. Marcos Rogatto, Brasil, 1996, 15 min, Livre). No filme João em Terra, quem tem medo da Reforma Agrária (Dir. Tatiana Calvo Barbosa, Brasil, 1987, 13 min, Livre), a diretora apresenta, em vídeocordel, a realidade de famílias que invadiram as terras no Pontal do Paranapanema buscando um pedaço de solo para plantar e, assim, sobreviver em meio à fome e ao descaso do estado brasileiro. Já Sobras e Civitas (Dir. Agilson Araújo, Brasil, 1992, 21 min, Livre) é o retrato de uma imagem presente no cenário cinzento de São Paulo, com a história de uma mulher exposta aos perigos das ruas e enfrentando a violência para criar os filhos.

05.09 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Café com canela

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o Café com canela (dir. Glenda Nicácio e Ary Rosa, Brasil, 2017, 102 min, livre), em parceria com a distribuidora Rosza. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 3 e 5 de setembro, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que acontece às 18h no canal do MIS no Youtube, conta com a participação de parte da equipe do filme: os diretores Glenda Nicácio e Ary Rosa, o diretor musical Guilherme Maia e a atriz Aline Brune. A mediação é de Leandro Afonso (professor, pesquisador, crítico e cineasta).

Sobre o filme: Recôncavo da Bahia. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia-a-dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.

06.09 | Domingo | 17h | #Cineciência ao vivo – Interestelar

O #CineCiência, tradicional programa do MIS que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, ganha mais uma edição online na programação do #MISemCasa. Neste domingo, acontece bate-papo sobre o longa Interstelar (Interestellar, EUA, 2014, dir. Christopher Nolan), sucesso de ficção científica estrelado por Matthew McConaughey e Anne Hathaway. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição serão a física espacial Ale Pacini e o físico Rodrigo Parreira.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!