HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesEscritor Ruy Castro faz palestra gratuita no Museu do Futebol

Escritor Ruy Castro faz palestra gratuita no Museu do Futebol

Evento que acontece às 19h00 da próxima terça-feira (26/06) abordará histórias que o autor coleciona sobre a Copa do Mundo de 1958, tema de exposição temporária que está em cartaz até o dia 09 de setembro

Em cartaz até o dia 09 de setembro no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a exposição temporária “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” apresenta em diferentes formatos o impacto que o Mundial daquele ano produziu no país em âmbitos como cultura, sociedade e economia. Na próxima terça-feira (26), um evento gratuito apresentará uma perspectiva mais pessoal sobre o título conquistado pela geração que apresentou Pelé e Garrincha. Trata-se de uma palestra com o escritor Ruy Castro, atualmente colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Ruy Castro é autor do livro “Estrela Solitária – um brasileiro chamado Garrincha” (Companhia das Letras, 1995), biografia de um dos maiores nomes do Brasil na conquista de 1958. O Mundial vencido pela seleção na Suécia, aliás, é tema recorrente na produção do escritor e jornalista, que foi um dos consultores do Museu do Futebol para a exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”.

Nascido em 1948, em Caratinga (MG), Ruy Castro graduou-se em ciências sociais na extinta FNFi (Faculdade Nacional de Filosofia). Começou a trabalhar como repórter em 1967, no carioca “Correio da Manhã”, e passou por redações de veículos como “O Pasquim”, “Jornal do Brasil”, “Veja”, “Playboy” e “Manchete”. Além da biografia de Garrincha, escreveu livros sobre Nelson Rodrigues (“O anjo pornográfico”, Companhia das Letras, 1992) e Carmen Miranda (“Carmen – uma biografia”, Companhia das Letras, 2005).

A palestra faz parte da programação cultural vinculada à mostra temporária “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”, que apresenta ao público uma chance de ver o Mundial que o país só ouviu pelo rádio. O evento com Ruy Castro terá início às 19h, no auditório do Museu do Futebol (174 lugares + quatro lugares para pessoas com deficiência). Não é necessário fazer inscrição prévia, mas a participação está condicionada à capacidade do espaço.

A exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem patrocínio do Banco Itaú, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Epson. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da

Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

“Minha história na Copa de 1958 – uma palestra com o escritor Ruy Castro”

Data: 26 de junho de 2018 (terça-feira)

Horário: 19h00

Local: Auditório do Museu do Futebol (174 lugares, mais quatro espaços para pessoas com deficiência)

Entrada gratuita (participação sujeita à capacidade do espaço)

Exposição Temporária – A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958

Visitação: 05 de junho a 09 de setembro de 2018

Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a domingo, 9h00 às 18h00 (bilheteria até as 17h00)

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

RelatedPost

Compartilhe!