HomeAssessoria ReleasesEscambo Poético: atividade realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade permite troca de cartas com mulheres privadas de liberdade

Escambo Poético: atividade realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade permite troca de cartas com mulheres privadas de liberdade

As participantes podem escrever para mulheres que estão na Penitenciária Feminina da Capital (PFC) e receber cartas delas

A ideia de trocar cartas em um mundo onde temos whatsapp, messenger, telegram, e-mail e SMS parece antiquada, né? E se esse for o único contato com possível com o “mundo exterior”? Pensando no contato com outras realidades e na troca de experiências, a Oficina Cultural Oswald de Andrade – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis –, recebe mensalmente, entre abril e julho, o projeto Escambo Poético, dos coletivos Teatro Dodecafônico e Rubro Obsceno. Os encontros acontecem 24 de abril, 25 de maio, 16 de junho e 13 de julho – sempre aos sábados, 15h. Para participar, as interessadas precisam se inscrever gratuitamente no site da instituição.

A partir de dinâmicas, as participantes produzem materiais como cartas, ilustrações e pequenos cadernos para trocar com as mulheres privadas de liberdade que estão na Penitenciária Feminina da Capital (PFC). O objetivo é trocar experiências, ideias e desejos com mulheres em situação de cárcere, apostando no olhar para a realidade e o cotidiano que todas vivem, com suas semelhanças, diferenças e especificidades, e aproximando realidades diferentes através da arte.

Os coletivos Teatro Dodecafônico e Rubro Obsceno trabalham com as mulheres da PFC desde 2016 a partir do projeto Mulheres Possíveis. Em abril de 2017 desenvolveram o Escambo Poético, dando voz, espaço e visibilidade às mulheres em situação de cárcere. “Nós estimulamos com dinâmicas, conversas, reflexões e afazeres práticos o pensamento sobre ser mulher, feminismos, sororidade, afetividades, injustiças sofridas e lutas que fazem parte de ser mulher hoje. A riqueza é a troca de ideias, confidências e conteúdos diversos de mulher pra mulher, sendo que cada grupo também está trabalhando muitas coisas dentro de si mesmo, tanto as mulheres do PFC quanto as  de fora”, explica Sandra Ximenez, do Projeto Mulheres Possíveis. O Projeto atualmente é apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2017 – 2018.

SERVIÇO: Escambo Poético

27/4, 25/5, 15/6 e 13/7. Sábados, 15h às 18h

Inscrições de 1 a 20/4: https://bit.ly/2TDlDG6

Recomendação etária: maiores de 18 anos

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SOBRE O RUMOS ITAÚ CULTURAL

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Compartilhe!