HomeAssessoria ReleasesEPMI NORDESTE REÚNE REPRESENTANTES E AUTORIDADES DE 28 MUNICÍPIOS PAULISTAS

EPMI NORDESTE REÚNE REPRESENTANTES E AUTORIDADES DE 28 MUNICÍPIOS PAULISTAS

Realizado em Ribeirão Preto, evento contou com 133 participantes desta macrorregião

O Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) – Nordeste, realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura terminou no último dia 28 de fevereiro, no Sesc Ribeirão, e contou com 133 participantes, sendo representantes da área museológica e autoridades de 28 municípios paulistas.

O primeiro dia do encontro, dedicado a conferências, palestras e mesas de discussão, foi aberto pela Secretária Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti, representando o prefeito municipal, Duarte Nogueira, pelo diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker e por Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.  A presidente do International Council of Museums (ICOM Brasil), Renata Motta, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem de apoio, enfatizando a importância desta iniciativa para o setor museal. No segundo dia, foram realizadas três oficinas ligadas à temática do encontro: “Rotinas de manutenção em museus”, “Desenvolvimento de Projetos Culturais” e “Gestão de Segurança de Acervo”. Todas atingiram a lotação máxima disponibilizada pelos organizadores.

Para Angelica Fabbri, o evento alcançou seu objetivo. “Quando valorizamos os museus, prestigiamos a cultura e contribuímos para o nosso desenvolvimento, seja ele na esfera do turismo e criação de empregos, seja na educação ou na economia. O EPMi Nordeste foi uma importante iniciativa para a nossa macrorregião, pois revelou a potência do nosso setor e demonstrou o valor do patrimônio que representamos diariamente. Prova disso foi a receptividade do público, disposto a debater sobre a profissionalização do segmento museal. Durante o evento percebemos que podemos trabalhar em grupo, mesmo em diferentes regiões e distintos estágios dos espaços culturais.”

Segundo a diretora, encontros como esses asseguram os direitos culturais e constitucionais e ajudam a defendê-los. “É gratificante ver a mobilização de todos os museus para ações como essa, sinto-me duplamente honrada e feliz pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) ser parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Sistema Estadual de Museus e, ainda, por ter participado profissionalmente dessa iniciativa, e de outros importantes projetos, para o fortalecimento dos museus paulistas”, conclui.

Davidson Kaseker também comemora o resultado desta iniciativa. “O evento foi um sucesso, tivemos um comparecimento muito expressivo pela quantidade de museus que temos nesta região. Isso prova que realmente esta era uma demanda do setor e a itinerância facilitou a participação de mais pessoas. Temos certeza de que os próximos EPMis também terão um resultado muito positivo.” O próximo EPMi será realizado em Campinas, também com apoio do Sesc, nos dias 23 e 24 de abril.

EPMi

O Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus. A ideia de se criar a versão itinerante do EPM surgiu após a análise dos dados sobre as inscrições realizadas nos Encontros Paulistas de Museus (EPMs) no período de 2011 a 2017.  Observou-se que, do total de inscritos, 65% provinha da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, o EPMi foi concebido para atingir um público de profissionais de museus mais amplo geograficamente.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira.