HomeAssessoria ReleasesEMESP Tom Jobim realiza 6ª Revirada Musical com mais de 200 atrações gratuitas na região da Luz e no Theatro São Pedro

De 23 a 28 de setembro, evento que integra a comemoração dos 30 anos da EMESP Jobimvai agitar o Centro da capital. Com repertório para todos os gostos, da música popular a erudita,as apresentações são gratuitas e abertas ao público

Uma verdadeira maratona musical,marcada pela diversidade, com uma semana de duração, mais de 200 atrações gratuitas de diferentes estilos e formações que abrangem desde coral, orquestra até bateria de escola de samba, big band e outras mais inusitadas como grupo de trombones: essa é a Revirada Musical EMESP, realizada pela EMESP Tom Jobim, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerida pela Santa Marcelina Cultura.

Esse ano,a sexta edição do evento é ainda mais especial: integra as comemorações de 30 anos da da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, fundada em outubro de 1989. Para comemorar, além das atrações que acontecem no saguão e no Auditório da Escola, e no Largo General Osório, a Revirada Musical EMESP chega até o Theatro São Pedro, com apresentações no saguão, no horário do almoço, às 12h30.

A Revirada Musical EMESP é uma oportunidade para o público apreciar o seu estilo de música preferido, mas também para descobrir e se aventurar por outras sonoridades. Do dia 23 a 28 de setembro, quem gosta de música popular brasileira pode conferir apresentações de roda de choro com clássicos de Pixinguinha e companhia, samba de gafieira, big bands e diversos outros estilos musicais, incluindo samba, samba jazz, forró, frevo, música latina. Para os apreciadores da música de raiz tem camerata caipira e de violões.A programação inclui ainda a apresentação de uma Big Band formada só por mulheres.

E a música tradicional das salas de concerto está representada por orquestras, corais e conjuntos de câmara. A ópera, a música barroca e a música contemporânea também marcampresença. Os grupos que integram a programação são formados por alunas e alunos e professoras e professores da EMESP Tom Jobim, que reúne um corpo docente com alguns dos melhores profissionais do país com reconhecimento internacional.

A Revirada Musical EMESP acontece de 23 a 28 de setembro, segunda a sábado, das 9h às 18h, exceto no último dia em que a programação encerra mais cedo, às 13h. As apresentações serão distribuídas entre o Auditório Zequinha de Abreu e o saguão da EMESP Tom Jobim, e na praça em frente à instituição, que fica no Largo General Osório, 147, no bairro da Luz, região central da capital e no saguão do Theatro São Pedro, localizado na Barra funda.

A programação completa está disponível no site emesp.org.br/noticias/emesp-tom-jobim-realiza-6a-revirada-musical/

Nas redes:

#reviradamusicalemesp

#emesptomjobim30anos

EMESP Tom Jobim – 30 ANOS

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus mais de 90 cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemora 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. É responsável pela gestão do Guri na Capital e Grande São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.