HomeAssessoria ReleasesEdição de fevereiro do #CineCiência exibe O jogo da imitação

Edição de fevereiro do #CineCiência exibe O jogo da imitação

Programa mensal do MIS traz a biografia de Alan Turing seguido de debate

A edição de fevereiro do #CineCiência do MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, exibe o filme O jogo da imitação (The Imitation Game, Dir. Morten Tyldum, 2014, EUA, 115 min, 12 anos, Biografia/Drama). A sessão acontece no dia 10 de fevereiro, às 16h, e a entrada é gratuita. Para participar, basta retirar ingresso uma hora antes do início na recepção do museu.

Após a exibição, o filme será debatido pelo curador do projeto José Luiz Goldfarb, que aborda com o público a temática da inteligência artificial com base na biografia de Alan Turing, que antecipou o mundo que vivemos com sua Teoria das Máquinas e sua paixão pela computação.

Sinopse:

Em 1951, dois policiais investigam o matemático Alan Turing após o que aparenta ser uma invasão de sua casa. Suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra, decidem interrogar Turing com medo que ele seja um espião. Turing então revela que na verdade foi parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park. Além de mostrar Turing na infância em 1927 se apaixonando por um colega em um colégio interno antes deste morrer de pneumonia bovina, segue-se o matemático durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando com um grupo de criptografia para decodificar a máquina Enigma, usada pela Alemanha Nazista para tornar suas mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo. Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, entre outros.

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC (Editora da PUC) e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP.

Ciclo de Filmes: #CineCiência

O Jogo da Imitação

Data 10 de fevereiro de 2019, Domingo

Horário das 16h às 19h

Local Auditório LABMIS                (66 lugares)

Ingresso Gratuito – os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Classificação 12 anos

Duração 115 minutos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.