HomeAssessoria ReleasesDuas exposições do Museu da Casa Brasileira integram Design Weekend 2018

Duas exposições do Museu da Casa Brasileira integram Design Weekend 2018

De 29 de agosto a 02 de setembro, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, integra a programação do Design Weekend com as mostras “Nossa Casa” e “Indústria Artesanal – Atelier Oï”.

A exposição “Nossa Casa” tem data de abertura marcada para o primeiro dia da DW!, 29 de agosto, e reunirá trabalhos fabricados pelo método de impressão 3D, projetados por designers de diferentes regiões do país, que exploram uma leitura diferente de “casa” e enfatizam a diversidade do Brasil. A mostra reúne pluralidade, culturas, sotaques e paisagens em peças dos designers Marcio Kogan, Guto Requena, Ronald Sasson, Carol Gay, Gustavo Martini, Inês Schertel, Heloísa Crocco, Andrea Bandoni, Adolini Simonini, Alva Design e Mula Preta e tem a curadoria de Camila Fix e Jorn Konijn.

“Indústria Artesanal – Atelier Oï”, exposição que já passou por Tóquio, Japão, e Zurique, Suíça, chega a São Paulo no dia 25 de agosto, sábado. A mostra apresenta o trabalho do escritório suíço Atelier Oï e reúne multidisciplinaridades dos campos da arquitetura, do design de produtos e da cenografia. Criado em 1991, o nome Oï deriva da palavra de origem russa “troïka”, que significa “grupo de três” e se refere à dupla de arquitetos Aurel Aubi (1966) e Patrick Raymond (1962) e ao construtor de barcos Armand Louis (1966). A formação do escritório se destaca pela experimentação com materiais, fundindo a prática artesanal à alta indústria. A mostra tem curadoria assinada por Albrecht Bangert, especializado em exposições de design e arquitetura.

Aqueles que visitarem o MCB durante a semana do festival de design também poderão conferir as exposições de longa duração em cartaz, Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br

Informações para a imprensa – Museu da Casa Brasileira
Suzana Gnipper – (11) 3026-3910 | comunicacao@mcb.org.br
Jaqueline Caires – (11) 3026-3900 | analistacomunicacao@mcb.org.br
Diane Nascimento – (11) 3026-3900 | estcomunicacao@mcb.org.br

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!