HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesDiversidade é foco da programação virtual de dezembro das Fábricas de Cultura

Diversidade é foco da programação virtual de dezembro das Fábricas de Cultura

Entre as atividades, curtas-metragens dedicados à diversidade são disponibilizados nas redes sociais

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, levam a temática da diversidade uma programação focada nas redes sociais. Com exibição de curtas-metragens e séries, atividade educativa e transmissão de graffiti, as atividades acontecem no YouTube, Facebook e Instagram das Fábricas de Cultura.

No dia 7 de dezembro, segunda-feira, acontece o lançamento do terceiro episódio do Cine Raiz Forte às 18h no IGTV das Fábricas de Cultura. O projeto contempla a exibição dos três episódios da websérie acompanhados da fala da diretora Charlene Bicalho. A proposta é sensibilizar o público a respeito da temática étnico-racial, contribuindo com o combate ao racismo cotidiano, e promover reflexões sobre o respeito às diferenças, visando a construção de processos de educação anti-racista.

Vivenciando uma das escritas – os adinkras – e sabedorias antigas dos povos akan, civilização da África Ocidental, serão criados símbolos próprios, que serão utilizados posteriormente para construção de um jogo da memória. Os participantes precisam ter lápis coloridos, tintas, giz de cera e papéis. Para participar, basta entrar no YouTube no dia 8 de dezembro, terça-feira, às 15h.

Transcendendo é uma série em formato de bate-papo formada por seis vídeos que abordam as temáticas da transexualidade. Produzido pelo artista Tatto Oliveira, a série apresenta discussões acerca da infância e exclusão, adolescência e rebeldia, jovem adulto e dificuldades de relações, entendimento pessoal, relacionamento amoro e respeito e entendimento do ser a partir de suas vivências. Os vídeos, serão lançados a cada 30 minutos pelo YouTube no dia 8 de dezembro, terça-feira, sendo o primeiro lançamento às 17h e o último às 19h30.

O documentário Lápis de cor, por meio da dinâmica de pinturas, desenhos e imaginação, traz à tona a questão racial para as crianças e problematiza o conceito de beleza. O curta metragem será exibido pelo YouTube no dia 9 de dezembro, quarta-feira, às 17h.

Na quinta-feira, 10 de dezembro, o documentário Sete seria motoboy? será transmitido no YouTube às 16h. O curta é uma reflexão do motoboy Elvis dos Santos, que perdeu seu amigo de infância, o Sete, e se pergunta “se ele estivesse por aqui, será que Sete seria motoboy?”.

O filme Jardim Peri Alto em Cena transita entre a linguagem do documentário e a ficção para trazer à cena fragmentos de memórias e a presença da ancestralidade de moradoras negras e dos moradores negros no cotidiano do Jardim Peri Alto – comunidade localizada na zona norte da cidade de São Paulo. Suas experiências conduzem um passeio por histórias permeadas pela intensidade de afetos. A exibição acontecerá no dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 18h no YouTube.

Para celebrar os 8 anos da Fábrica de Cultura Capão Redondo, o Projeto Graffiti Mulher Cultura de Rua será responsável pela revitalização estética de espaços externos da unidade, como também de parceiros próximos a nós. A partir da mediação e produção em conjunto com Crica Monteiro, grafiteira, ilustradora e design moradora da região, a experiência a partir da união de artistas grafiteiras da zona sul será marcada visualmente com cores. A transmissão do projeto estará disponível no IGTV no dia 13 de dezembro, domingo, às 19h.

Com produção de Ailton Silva, em parceria com a Fábrica de Cultura Brasilândia, A resistência de Gabi Black é um documentário in memoriam da artista e aprendiz da unidade, cruelmente assassinada pela sua condição sexual em 13 de dezembro de 2018. Neste curta metragem a família, amigos e militantes se reúnem para lembrar aquela que inspirava alegria e coragem: Gabi Black. O filme será transmitido no Facebook no dia 13 de dezembro, domingo, às 20h30.

Utilizando o trabalho ‘Distant Relatives’ da afro-americana Jessi Jumanji a provocação: O que nos une? O que faz com que estejamos em unidade enquanto comunidade e/ou raça sendo que mais da metade da população brasileira é preta? A atividade propõe uma análise e reflexão sobre esses questionamentos. A atividade Traços ancestrais estará disponível no YouTube no dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 11h.

SERVIÇO

CINE RAIZ FORTE 7/12 – segunda-feira – às 18h – Episódio 3: Vida adulta Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: IGTV

OFICINA DE ADINKRAS – COM CIA CARURU – BIBLOTECA 8/12 – terça-feira – 15h às 16h Faixa Etária: maiores de 6 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube

TRANSCENDENDO – COM TATTO OLIVEIRA 8/12 – terça-feira – 17h, 17h30, 18h, 18h30, 19h e 19h30 Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube

EXIBIÇÃO DO CURTA METRAGEM LÁPIS DE COR Arte Contemporânea, Cultura Afro, Cultura Geral, Direitos Humanos 9/12 – quarta-feira – 17h Faixa Etária: A partir de 14 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube

SETE SERIA MOTOBOY? 10/12 – quinta-feira – 16h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube

JD PERI ALTO EM CENA 11/12 – sexta-feira – 18h às 19h Faixa Etária: Atividade Livre Participação: Aberta ao Público Plataforma: Youtube

GRAFFITI MULHER CULTURA DE RUA NOS 8 ANOS DE FÁBRICA NO CAPÃO

13/12 – domingo – 19h

Faixa Etária: Atividade Livre

Participação: Aberta ao Público

Plataforma: IGTV

A RESISTÊNCIA DE GABI BLACK 13/12 – domingo – 20h30 Faixa Etária: A partir de 14 anos Participação: Aberta ao Público Plataforma: Facebook

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!