HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesDi Quebradinha: conheça a programação de férias do Museu das Favelas

Di Quebradinha: conheça a programação de férias do Museu das Favelas

Do dia 10/01 a 05/02, terça a domingo, das 09 às 17h, o público poderá acessar instalações, oficinas, aulas de dança e contação de histórias pensadas para todas as idades, abraçando jovens, adultos e crianças. Entradas são gratuitas

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre programação de férias do dia 10/01 a 05/02 (terça a domingo, das 09 às 17h), com instalações, oficinas, aulas de dança e contação de histórias. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente no site (museudasfavelas.org.br) ou diretamente no local.

Augusto Leal, artista de Simões Filho (BA), leva instalações, que, através do jogo, da brincadeira e da ludicidade, convidam para a interação, diversão, acesso a memórias e, especialmente, reflexão, de crianças a adultos. “Gangorra” é feita de madeira reaproveitada e possibilita, ao invés de subir e descer, o girar – em volta da palavra “PODER”, fabulando novos significados a ela e todas as relações que a envolvem. “O Jogo!” é uma instalação composta por golzinhos (traves) de metal de tamanhos e cores variadas que, a partir de sua distribuição, instigam a reflexão sobre o uso da meritocracia para justificar violências e injustiças sociais que atravessam a experiência negra. No dia 17, às 15h, Augusto e convidados participarão de uma roda de conversa online sobre arte pública, a transmissão será pelo canal do YouTube do Museu das Favelas.

O “Parque Sensorial Natural”, criado por Parque de Bambu, é composto por pirâmides de bambu, túnel de cama de gato e rampas de equilíbrio. Aqui, as crianças e adultos poderão aguçar a sensibilidade humana, lúdica e criativa.

As instalações ocuparão o jardim do Museu, como um grande espaço de troca, convivência, brincadeiras e reflexões.

Às quintas-feiras, das 11 às 12h e das 15 às 16h, o núcleo educativo do Museu ministrará a oficina “Batuques Sudestinos”, estimulando expressões culturais periféricas com referências na cultura negra e na cultura popular, produzidas no sudeste brasileiro. Aos sábados, Bruna Braga dará aulas de Fit Dance e Dança Afro. No dia 29/01 (domingo), “Contação de Histórias: Ouvir, Cantar e Dançar” proporcionará um momento lúdico para a família, com histórias que trazem ao eixo central temas fundamentais à existência das favelas e dos corpos que nela habitam.

“Nossa programação esse mês trará um sabor especial de infância. O Museu será palco de brincadeiras e ludicidades, tudo regado ao nosso tom de cidadania, brincadeiras especiais com o Parque de Bambu, levando nossos menores a uma experiência humana e sensível, assim como seus pais sentirão ao adentrar nosso Museu das Favelas. A programação conta ainda com Batuque Sudestino e interações fantásticas do nosso educativo”, ressalta Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais do Museu das Favelas.

SERVIÇO

Di Quebradinha 

Programação de Férias do Museu das Favelas

De 10 de janeiro a 5 de fevereiro

Terça a domingo das 9h às 17h (com permanência até 18h)

Entrada Gratuita

Ingressos podem ser retirados antecipadamente no site museudasfavelas.org.br ou diretamente no local

Classificação indicativa para as instalações: a partir de 04 anos 

A programação de férias do Museu das Favelas propõe a ocupação do jardim como um grande espaço de troca, convivência, brincadeiras e reflexões.

Gangorra e O Jogo!​ ​por Augusto Leal (Simões Filho – BA)

O jardim irá abrigar instalações artísticas e lúdicas que provocam reverberações através da interação afetiva e corporal, com crianças e adultos e uma roda de conversa online sobre arte pública.

Instalação composta de trabalhos de arte de Augusto Leal, artista de Simões Filho, Bahia, que através do jogo, da brincadeira e da ludicidade, trazem um convite para a interação, para a diversão, para o acesso de memórias, mas especialmente para a reflexão, desde crianças a adultos:

Instalação artística feita de madeira reaproveitada, sendo uma gangorra que não sobe e desce e sim gira, em volta da palavra PODER, que fica ao centro. O trabalho instiga, através da interação e da brincadeira, fabulações de novos significados para a palavra em questão e todas as relações que a envolvem. 

Instalação composta por golzinhos (traves) de metal, de tamanhos e cores variadas que, a partir de sua distribuição, convida a refletir sobre o uso da meritocracia para justificar as violências e injustiças sociais que atravessam a experiência negra.

Parque Sensorial Natural

Ainda sobre as instalações interativas, com pirâmides de bambu, túnel cama de gato e rampas de equilíbrio, o Parque de Bambu traz um convite às crianças para uma experiência humana sensível, profunda e lúdica através de suas experiências construtivas.

Atividades Culturais e Educativas​​

Dia 17/01, terça-feira, às 15hs

Encontro online sobre arte pública​ ​com o Augusto Leal e convidados

Transmissão no canal do YouTube do Museu das Favelas

Dias 12, 19, 26/01 e 2/02,  quintas-feiras

Oficina Batuques Sudestinos

Das 11h até 12h e 15h até 16h

Oficina ministrada pelo núcleo educativo do Museu das Favelas que estimula expressões culturais periféricas com referências na cultura negra e na cultura popular, produzidas no sudeste brasileiro. Em formação de roda, o público irá participar de uma ação educativa que visa explicitar como esses batuques tradicionais e contemporâneos se interligam dentro de suas crônicas e elementos como letras, sonoridades, formação de rodas, movimentos e gingas. Além destas questões, serão apresentadas conexões destas práticas com as questões que envolvem o Museu das Favelas e seus atravessamentos – como por exemplo a produção cultural e o contexto socioeconômico que atravessa as relações da população com o centro da cidade – por meio das contextualizações e provocações através de trilhas de aprendizagem que valorizem e revivam esses Batuques.

Sábados e Domingos

Solta o Som

Das 9h às 18h

Aos finais de semana, o público poderá ocupar os jardins ouvindo uma playlist colaborativa da equipe do Museu das Favelas e convidados.

Dias 14, 21, 28/01 e 4/02 – Sábados

Solta o Corpo!

Das 11h ao 12h

Durante os sábados de janeiro, acontecerão aulas de dança no jardim no Museu das Favelas. As aulas irão alternar entre aulas de Fit Dance e Dança Afro. 

Ministrante: Bruna Braga 

Domingo – 29/01

Das 11h às 12h e 15h às 16h

Contação de Histórias: Ouvir, Cantar e Dançar​ com​ Núcleo Educativo do Museu

Atividade proposta pelo núcleo educativo do Museu das Favelas que envolve crianças e famílias em torno do ato de contar e ouvir histórias e construir experiências com o corpo de forma lúdica, atravessadas pelas narrativas com as quais estas histórias estão relacionadas. A partir do enredo e das personagens das histórias compartilhadas com o público, busca-se protagonizar as culturas pretas e periféricas, trazendo para a centralidade desta ação educativa os temas fundamentais à existência das favelas e dos corpos que nela habitam, eixo central da atuação do Museu. 

Compartilhe!