HomeAssessoria ReleasesDesperte novas habilidades com os ateliês e trilhas formativas das Fábricas de Cultura

Desperte novas habilidades com os ateliês e trilhas formativas das Fábricas de Cultura

Todas gratuitas, as atividades ficam disponíveis no canal de YouTube e redes sociais do programa atuante nas periferias da capital e da Grande São Paulo

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, ampliam alcance dos ateliês e trilhas formativas, além das atrações culturais, de forma on-line. Toda a programação se mantém gratuita e neste mês diversas atividades têm o objetivo de despertar novas habilidades. 

A Fábrica de Cultura Diadema realiza a trilha de Circo avançado – acrobacias, solos e aéreos no dia 26 de maio, terça-feira, às 16h, com aula pelo instagram @fabricasdeculturasn. O batente de porta será o estudo criativo, por onde os participantes poderão experimentar técnicas livres e onde cada pessoa pode criar o próprio repertório acrobático, de malabares, palhaço, contorção, entre outras. Serão sugeridos alguns exemplos de figuras e possibilidade de criação para auxiliar e servir de referência. 

Boa parte das atividades formativas também ocorrem pelo canal de YouTube das Fábricas de Cultura. Para quem se interessa por moda e artes cênicas, a trilha de Costura e moda: aproximações com o universo do figurino ocorre no dia 26/05, às 14h. Por meio da Fábrica de Cultura Capão Redondo, a primeira aula traz uma contextualização sobre o que se pode chamar de figurino, coloca o público em contato com o ponto de vista de estilistas, com as questões da moda e o consumo, passando pelas etapas de criação dos trajes de cena. 

A dança tem espaço pela Iniciação artística em Balé da Fábrica de Cultura Jaçanã no dia 26/05, às 14h. Além dessa prática, a atividade abordará a história de como as bailarinas e bailarinos aprenderam a ter leveza com roupas menos pesadas, paralela ao contexto social de diferentes épocas.

Por meio da Fábrica de Cultura Jardim São Luís, o ateliê de Dança Contemporânea trará o desenvolvimento e as técnicas desse estilo, além de exercícios inspirados na peça “Gota D’água”, desenvolvida pelo dramaturgo e compositor Chico Buarque junto ao dramaturgo Paulo Pontes. O encontro é no dia 26/05, às 14h. 

A trilha sobre Teatro de Rua, da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, também em 26/05, às 14h, visa debater as trajetórias e evoluções do teatro de rua. A proposta do bate-papo é, ainda, mostrar as experiências de três coletivos brasileiros dessa vertente: Ó Nois aqui Traveis, Grupo Galpão e Tá Na Rua!. 


Os encontros do projeto Já É!, voltado para a formação artística de jovens com ênfase no teatro, TV e cinema, retorna no dia 30 de maio, sábado, às 15h, pela Fábrica de Cultura Jaçanã. Agora de modo on-line, o bate-papo e oficina sobre o mercado de trabalho artístico apresentarão exercícios de alongamento e exercícios vocais para encenação, além do aprofundamento no gênero teatral “monólogo”. A mediação será feita por William Lemos, jornalista e fundador do Já É!

Também no final de maio ocorre a atividade Customização de roupas com a Loyal no dia 30, às 18h, pelo Facebook. A Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida o coletivo de moda periférica Loyal que dará dicas para customizar as roupas que você tem em casa. Além de ser uma das formas sustentáveis da moda, a customização orientada pelo coletivo do Capão Redondo é uma boa alternativa para aguçar a criatividade nesse tempo de quarentena. 

SERVIÇO
www.fabricasdecultura.org.br

Fábrica de Cultura Diadema 

Circo Avançado – Acrobacias, solos e aéreos 

26/5, terça-feira, às 16h

Indicação: a partir de 14 anos

Pelo instagram @fabricasdeculturasn

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Costura e moda: aproximações com o universo do figurino  

26/05, terça-feira, às 14h

Indicação: a partir de 14 anos

Via  YouTube


Fábrica de Cultura Jaçanã
Iniciação Artística Balé e Trilha Balé 

26/5, terça-feira, às 14h

Indicação: a partir de 6 anos

Via  YouTube

Já É! – oficina sobre o mercado de trabalho artístico

30/05, sábado, das 15h e 16h
Indicação: a partir de 12 anos

Via  YouTube

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Dança Contemporânea 

26/5, terça-feira, às 14h

Indicação: a partir de 14 anos

Via  YouTube

Customização de roupas com a Loyal
30/05, sábado, às 18h

Indicação: a partir de 12 anos

No Facebook

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Teatro de Rua

26/05, terça-feira, às 14h

Indicação: a partir de 14 anos

Via  YouTube

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!