HomeAssessoria ReleasesDebate sobre Roma, vencedor do Oscar em 2019, é o destaque da semana no #MISemCasa

Debate sobre Roma, vencedor do Oscar em 2019, é o destaque da semana no #MISemCasa

Além das atividades virtuais, o MIS retoma a visitação presencial na exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. Público poderá visitar a mostra de sexta a domingo, enquanto a programação online do #MISemCasa segue com novidades no canal do museu no Youtube

Cinema e música ganham destaque na programação da semana do #MISemCasa, campanha virtual do Museu da Imagem e do Som – Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Na terça-feira, acontece mais uma edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise – desta vez com bate-papo ao vivo sobre o filme Roma, sucesso da Netflix que conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019. A programação online desta semana ainda traz vídeos sobre fotografia, poesia e cinema. O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura.

Já para quem estava com saudade de visitar o MIS presencialmente, uma boa notícia: após a capital paulista avançar para a fase verde do Plano São Paulo, a instituição reabriu as portas para a visitação presencial, com a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. Seguindo todos os protocolos de segurança e higiene determinados pelas autoridades sanitárias, a exposição ficará aberta de sexta a domingo, em horário reduzido e com capacidade de 60% do público total. 

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

REABERTURA – EXPOSIÇÃO JOHN LENNON EM NOVA YORK POR BOB GRUEN

O MIS reabriu as portas ao público em 16 de outubro, com a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen, inaugurada em 13 de março de 2020 – e suspensa temporariamente desde 17 de março, devido à pandemia da Covid-19. Agora, os visitantes novamente têm a oportunidade de conhecer mais de perto a vida do astro, por meio de imagens e expografia que remetem a seus últimos anos na cidade de Nova York. Neste primeiro momento, a exposição fica aberta de sexta a domingo, em horário reduzido e com capacidade de 60%, em conformidade com as orientações sanitárias visando o bem-estar do público. Para acessar a exposição, os visitantes terão a temperatura aferida na entrada, deverão utilizar máscaras de proteção (obrigatório), manter distância de dois metros entre as pessoas, respeitar a capacidade máxima de cada sala e ter atenção às lixeiras específicas para descarte de máscaras e lenços. A venda de ingressos será somente online, pelo site e aplicativo da Sympla. Além destas orientações, o MIS reabre seguindo todos os protocolos de saúde e segurança definidos pelas autoridades. Durante este período de horário reduzido, as sextas-feiras terão entrada gratuita. Seguindo as orientações, mesmo gratuitos, os ingressos devem ser reservados antecipadamente na Sympla. Aos sábados e domingos, os valores seguem os mesmos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia entrada). A loja do Museu, onde o público encontra o catálogo da exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen, permanece aberta nos mesmos horários do Museu e também seguindo todos os protocolos sanitários.

Sobre a exposição – Pouco tempo após John Lennon se mudar para Nova York, em 1971, Bob Gruen se tornou fotógrafo e amigo pessoal de John e Yoko Ono. Gruen registrou não apenas sua vida profissional junto a Yoko, mas também vários de seus momentos íntimos. As imagens de mostram Lennon como estrela do rock, artista solo em Nova York após sua saída dos Beatles e ferrenho defensor dos direitos humanos. Dividida em sete áreas e apresentada em ordem cronológica, a exposição do MIS conta com curadoria do jornalista Ricardo Alexandre. Entre as áreas, estão: New York City (primeira época de John e Yoko em Nova York, esta é a fase de maior atividade política e é marcada pelos problemas com a imigração); Lost Weekend (período entre 1973 e 1975, em que John e Yoko ficaram separados, nesta área estão algumas das fotos mais famosas de Bob Gruen); e Dono de casa (Yoko fica grávida e Lennon se retira da vida pública para “cuidar da casa, da mulher e dos filhos”, parte das fotos mais íntimas e exclusivas está nesta seção.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL | #MISemCasa | 19 a 25.10

19.10 | Segunda-feira | 20h | Memória do cinema – Arnaldo Jabor

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, o público confere uma edição especial com o depoimento de Arnaldo Jabor, realizado no MIS, em maio de 1990. Em entrevista exclusiva, o cineasta e escritor fala sobre sua infância no subúrbio carioca e a influência dessa vivência na sua carreira como cineasta, além de discutir a política nacional e a importância da arte como antídoto para a infelicidade. Arnaldo Jabor nasceu em 16 de dezembro de 1940, é conhecido por filmes como “Toda nudez será castigada, 1973, “O Casamento, 1976”, “Tudo bem,1976 ” e “Eu te amo, 1981″.

20.10 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Roma

O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um debate sobre um filme com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, irá abordar o longa Roma (dir. Alfonso Cuarón,  México/EUA, 2018,  135 min, 14 anos), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019. O bate-papo, que acontece ao vivo, às 20h, no Youtube, traz Talya Candi, doutora em psicologia clínica (PUC-SP) e membro associado da SBPSP, e Francesca Angiolillo, repórter especial da Folha de S.Paulo, arquiteta e jornalista. A mediação é de Luciana Saddi, diretora de cultura e comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

21.10 | Quarta-feira | 17h | Sarau 2020

Em mais uma parceria com a PUC-SP, o #MISemCasa dá continuidade à transmissão virtual do projeto #poesianapuc. Nesta terça-feira, o Sarau 2020 contará com a participação de seis poetas, cujos poemas foram “pendurados” no varal virtual do site do #poesianapuc (www.poesianapuc.org) em 2020. Além disso, acontece um bate-papo com o escritor Marcelino Freire, curador do evento.

24.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | A mata negra   

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o longa A mata negra (dir. Rodrigo Aragão, Brasil, 2018, 1h38min, 18 anos), em parceria com a Elo Company. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 22 a 24 de outubro, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que acontece às 18h no canal do MIS no Youtube, conta com a participação de Rodrigo Aragão (diretor) e mediação de Carlos Primati.

Sobre o filme: O conto de terror se passa numa floresta do interior do Brasil, onde uma jovem vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

25.10 | Domingo | 11h | Lendo Imagens | EP. 10 – Lucas Rafael lê imagem de Marina Schiesari

O projeto Lendo Imagens apresenta um diálogo direto entre fotógrafos e público, partindo das fotos de Acervo MIS. O Museu convida artistas a escolherem uma imagem do acervo para compartilhar uma leitura com o público, com o objetivo divulgar as obras e, também, valorizar fotógrafos, curadores, críticos e pesquisadores contemporâneos. Neste décimo episódio, o fotógrafo Lucas Rafael lê uma imagem da fotógrafa Marina Schiesari, da coleção Nova Fotografia de 2019 com a série Maria, José e Menino.

Cursos

O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!