HomeAssessoria ReleasesCursos presenciais de barista voltam a acontecer no Museu do Café em outubro

Cursos presenciais de barista voltam a acontecer no Museu do Café em outubro

Instituição seguirá medidas preventivas para garantir segurança dos participantes; ações online continuam a integrar a agenda

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ainda tem novidades na agenda de atrações para o mês de outubro. Além de lives, palestras e capacitações virtuais, o equipamento voltará a realizar cursos presenciais de barista, seguindo medidas preventivas como capacidade reduzida de alunos, aferição de temperatura na entrada, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. Priorizando uma programação mista de ações físicas e na Internet, o MC continua trabalhando as duas frentes de atuação para garantir o contato do público com a cultura do grão.

Curso online de café solúvel

21 de outubro, às 15h

Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), o curso digital abordará o universo do café solúvel, apresentando um breve histórico desse item no Brasil e no mundo, diferentes tipos de produto, como prepará-lo e armazená-lo, e as categorias de qualidade. Com transmissão na plataforma Zoom, a conversa será liderada pela consultora Eliana Relvas. Ela é formada em engenharia de alimentos, pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduada em administração industrial, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, e em Gastronomia, pelo Centro Universitário FMU. 

O cadastro gratuito deve ser realizado pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Live “Conexão Café”

22 de outubro, às 17h

Abrindo um espaço de diálogo com outras instituições, a fim de criar relações entre os acervos e as temáticas, a série de lives “Conexão Café” busca compartilhar informações sobre a construção de coleções e referências culturais. Nesta nova edição, a conversa será com o Museu da Casa Brasileira, representado pelo gerente do Núcleo de Preservação, Pesquisa e Documentação, Wilton Guerra. Mediando o bate-papo no Youtube, estará a coordenadora técnica do Museu do Café, Marcela Rezek.

Final do concurso “A xícara do Museu”

24 de outubro, às 17h

Lançado em março para comemorar os 22 anos do Museu, o concurso “A xícara do Museu” recebeu inscrições de artesãos, artistas e ceramistas do País inteiro. No dia 24 de outubro, será o momento de descobrir os ganhadores nas categorias artística e funcional, a partir da defesa dos 20 finalistas perante os jurados. A ação terá transmissão ao vivo pelo Youtube do MC, às 17h. Além da premiação aos vencedores, todos os aprovados para a 2ª fase, que enviaram as xícaras para o Museu, terão seus trabalhos expostos em uma mostra especial, a fim de homenagear os participantes e ressaltar a importância do trabalho dos ceramistas no Brasil. A exposição estará disponível para visitação a partir do dia 25, às 11h.

Curso online de harmonização do café

26 de outubro, às 15h

Adequando o conteúdo ao ambiente virtual, os especialistas da casa promoverão uma aula de harmonização este mês, focando na combinação de cafés especiais com chocolate e queijos. O conteúdo também terá transmissão na plataforma Zoom, no dia 26, às 15h, e quem deseja garantir a vaga e aprender tudo sobre o assunto, deve entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Além do material dedicado à temática central, também serão abordadas as particularidades e intensidades de cada grão, treinando o olfato e o paladar dos participantes.

Curso presencial “Semana de Formação do Barista”

26 a 30 de outubro

Em outubro, o Museu do Café retomará os cursos presenciais de barista básico, intermediário e avançado – período de capacitação que é referência no Estado de São Paulo e no Brasil, recebendo inscrições de todas as regiões do País. Para promover as aulas de forma segura, o MC reduziu a capacidade de participantes para 5 (por turma), instituindo, ainda, a obrigatoriedade do uso de máscara durante as lições e a aferição da temperatura dos inscritos antes da entrada – medidas que já fazem parte do protocolo de visitação às áreas expositivas. A instituição oferecerá estações de higienização com álcool em gel, além de acesso à banheiros com água e sabonete.

As inscrições precisam ser feitas pelo site do Museu.

Palestra online “A importância do plano museológico para nortear as ações de um museu”

28 de outubro, às 10h

A palestra online “A importância do plano museológico para nortear as ações de um museu”, desenvolvida pelo Museu do em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e a Orla Cultural, será transmitida gratuitamente no dia 28 de outubro, às 10h. A museóloga e professora titular em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Maria Cristina Oliveira Bruno, ministrará a ação.

Quem tem interesse em realizar o cadastro gratuito, e obter certificado de participação, deve preencher o formulário neste link (é preciso obter login e senha no site do SISEM-SP para visualizar a página). Para os demais, que desejam, apenas, acompanhar o bate-papo, o acesso pode ser pelo canal do Youtube do Museu.

Live “Conversas”

29 de outubro, às 17h

No dia 29 de outubro, os museus do Café e da Imigração voltam a reunir suas equipes para uma transmissão ao vivo, como parte da coleção de encontros digitais “Conversas”. Às 17h, as coordenadoras técnicas Marcela Rezek (MC) e Mariana Martins (MI) falarão sobre o papel da mulher na história, a partir da temática de cada instituição. No bate-papo, apresentarão por quais perspectivas o assunto é tratado nos dois equipamentos e quais estratégias são aplicadas na pesquisa e salvaguarda dos acervos.

Desta vez, a atração acontecerá no Facebook.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br 

Compartilhe!