HomeAssessoria ReleasesCurso para empreendedores, Viagem Literária e atividades contra a homofobia estão na programação de maio na Biblioteca de São Paulo

Curso para empreendedores, Viagem Literária e atividades contra a homofobia estão na programação de maio na Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem maio marcado por atividades para quem quer empreender, para aqueles que gostam de Literatura e muito mais. O Curso Super MEI – Gestão, realizado pelas equipes do Sebrae-SP na BSP, é indicado para os que procuram atividades para desenvolver seu próprio empreendimento. As aulas, que somam carga horária de 20 horas, estão agendadas para os dias 21, 22, 23, 24 e 28 de maio, das 14h às 18h, e são totalmente gratuitas: inscreva-se pelo link  www.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Afinal, biblioteca também é espaço de economia criativa, lugar para formatar ideias, compartilhá-las e aprender.

O programa Viagem Literária, que visa a interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura, tem passagem pela BSP. A atividade será realizada no dia 14 de maio, das 10h às 15h, com sessões de contação com a Cia. Bisclof. Já o Clube de Leitura de maio está marcado para o dia 23, das 15h às 17h, e debaterá o livro “Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios”, de Marçal Aquino. Por sua vez, o Encontro Literário – Psicopatas em Ação, organizado pelas equipes do Barato Literário e Covil da Abdução, com mediação de Daiane Bugatti, reunirá convidados como escritores, cineastas e roteiristas que prometem compartilhar detalhes do processo de criação desse tipo de personagem. O evento acontece no dia 25 de maio, das 14h às 17h30. O Segundas Intenções, que aproxima leitores de escritores, receberá, em 25 de maio, o escritor Bernardo Carvalho, das 11h às 13h, em bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Bernardo é escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor.

Em maio, serão dois programas Domingo no Parque: nos dias 12 e 26, das 11h30 às 12h15, com sessões do Lê no Ninho e, das 12h15h às 16h, contações e leituras com Rawa Alsagheer, Anas Obaid e Nour Koeder, integrantes do Projeto Deslocamento Criativo (dia 12) e Cia. do Liquidificador (dia 26).

O Dia Internacional contra a Homofobia ganha atenção com evento em parceria com a UNIFEST: bate-papo sobre cidadania e direitos LGBTS, com Renan Quinalha e Magnus R. D. da Silva, em 16 de maio, das 16h30 às 18h. Uma roda de conversa sobre escola, literatura e enfrentamento da LGBTfobia completa o destaque com uma oficina realizada por graduandas da UNIFESP Baixada Santista, do Projeto de Extensão Juventudes & Funk e pelas professoras Cristiane Gonçalves e Patrícia Borba, em 17 de maio, das 13h30 às 15h30. A roda terá, ao final, bate-papo com a escritora Janaína Leslão e é indicada para estudantes do ensino médio e jovens.

A atividade física também consta de nossa programação: a BSP será palco do Dia do Desafio e, por aqui, haverá minigolfe no dia 29 de maio, das 10h às 12h e das 13h às 15h, com organização do Sesc Santana.

Dica do mês

Programa para toda a família, a Hora do Conto é oportunidade de ouvir histórias e ativar a imaginação. Às sextas-feiras, a atividade, que faz parte da programação permanente da biblioteca, é comandada pela equipe da BSP, sempre às 15h. E, aos sábados e domingos e feriados, às 16h, os grupos convidados tomam conta do espaço devidamente preparado para que as crianças, jovens e adultos possam aproveitar cada palavra e cada gesto das aventuras. A atividade acontece no piso térreo, perto da brinquedoteca e da tenda para os pequenos.

Em maio, estão confirmadas as presenças de Auritha Tabajara (dia 1º), Trupe Pitirilo (dia 4), Os Tapetes Contadores de Histórias (dia 5), Grupo #Boralê (dia 11), Kiara Terra (dia 12), Abigail Conta Mais de Mil (dia 18), Agrupamento Teatral (dia 19), Heidi Monezzi (dia 25) e Mirela Estelles e Amarilis Reto (dia 26). Há sessões com interpretação em Libras, como as dos dias 11 e 26.

Confira os detalhes da programação (sujeita a alterações):

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

Conheça causos de Pedro Malasartes e sua amiga Dona Veia:

3 – Precisa-se de funcionário qualificado. Com equipe BSP.

10 – O segredo da Dona Veia. Com equipe BSP.

17 – O saco adivinhão. Com equipe BSP.

24 – Pintor de grande talento. Com equipe BSP.

31 – O sonho de Pedro Malasartes. Com equipe BSP.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

1º – A lenda do milho, da tradição do povo Tabajara. Com Auritha Tabajara.

4 – O lobinho bom, de Nadia Shireen. Com a Trupe Pitirilo.

5 – O mistério das ilhas Pachacamac, conto popular peruano. Com Os Tapetes Contadores de Histórias.

11 – Lila e o segredo da chuva, de David Conway. Com interpretação em Libras. Com Grupo #BoraLê.

12 – Tatu bola e a girafa, de Kiara Terra. Com Kiara Terra.

18 – Faca sem ponta, galinha sem pé, de Ruth Rocha. Com Abigail Conta mais de Mil.

19 – Meus dois pais, de Walcyr Carrasco. Com Agrupamento Teatral.

25 – O menino que morreu afogado no lixo, de Ruth Rocha. Com Heidi Monezzi.

26 – A anciã que tinha razão, recontado por Burleigh Mutén. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados, das 11h às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15 (nos dias 12 e 26, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16 horas (dia 1º, não haverá atividade). Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

8 – Pega-pega literário.

15 – Jogo da vida.

22 – Bolinhas de gude.

29 – Damas e ludo.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

2 – Caricaturas para colorir – Escritores da Literatura Brasileira.

9 – Faça você mesmo o seu Monstro Monstruoso.

16 – Confecção de chaveiros.

23 – Confecção de jogo da memória, utilizando material reciclado.

30 – Confecção da varinha do Harry Potter.

TODOS OS PÚBLICOS

DIA DO DESAFIO – Minigolfe – O golfe é um esporte pouco acessível em função da dificuldade de acesso aos campos e circuitos, geralmente alocados em clubes privados. O público será convidado à vivência de golfe por meio da instalação de um circuito com minicampos com buracos. A mediação esportiva junto ao público será realizada por dois professores, em 6 minicampos de golfe, com bolinhas e bastões. Dia 29 de maio, quarta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 15h. Organização Sesc Santana. Não é necessário fazer inscrição.

VIAGEM LITERÁRIA – Contação de histórias: O monstro monstruoso da caverna cavernosa, de Rosana Rios. Terça-feira, dia 14 de maio, às 10h e às 15h. Com a Cia. Bisclof. O Viagem Literária, criado em 2008, visa promover a interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura e é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Não é necessário fazer inscrição.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, dias 12 e 26 de maio, no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca. Atenção: nos dias 5 e 19 de maio, o programa Lê no ninho será realizado dentro da BSP.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

12 – Com Rawa Alsagheer, Anas Obaid e Nour Koeder, integrantes do Projeto Deslocamento Criativo.

26 – Com a Cia. do Liquidificador.

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11h às 13h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

3 – Capitães da areia, de Jorge Amado.

10 – Dois irmãos, de Milton Hatoum.

17 – Religiões e homossexualidades, de Maria das Dores Campos Machado.

24 – Aquecimento Segundas Intenções: Reprodução, de Bernardo Carvalho.

31 – Toda nudez será castigada, do livro Teatro completo: tragédias cariocas 2, de Nelson Rodrigues.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade é cancelada.

JOVEM

ENCONTRO LITERÁRIO – PSICOPATAS NA FICÇÃO – Venha participar do bate-papo sobre personagens psicopatas na literatura e no cinema. Entre os convidados estão escritores, cineastas e roteiristas que vão compartilhar como é o processo de criação de um personagem psicopata. Organização: Barato Literário e Covil da Abdução. Mediação: Daiane Bugatti. Sábado, dia 25 de maio, das 14h às 17h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP.  Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA – Evento em parceria com a UNIFESP. BATE- PAPO:  CIDADANIA E DIREITOS LGBTS – Quais as bandeiras do movimento LGBT? Quais são os direitos assegurados para as pessoas LGBT no Brasil? O que ainda falta conquistar? A luta do movimento LGBT por reconhecimento e cidadania completou 40 anos em 2018. A proposta deste encontro será refletir e debater sobre essa história. Quinta-feira, dia 16 de maio, das 16h30 às 18h. Com Renan Quinalha e Magnus R. D. da Silva. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

RODA DE CONVERSA:  ESCOLA, LITERATURA E ENFRENTAMENTO DA LGBTFOBIA – A conversa será disparada com oficina feita por graduandas da UNIFESP Baixada Santista, do Projeto de Extensão Juventudes & Funk, utilizando recursos lúdicos na discussão sobre o enfrentamento do preconceito por orientação sexual. Ao final, haverá um bate-papo com a escritora Janaína Leslão. Atividade voltada para estudantes do ensino médio/ jovens. Sexta-feira, dia 17 de maio, das 13h30 às 15h30. Graduandas: Bruna Reis (Serviço Social), Gabrielle Cabral (Serviço Social) e Priscilla Karaver (Psicologia); Coordenação Projeto de Extensão Juventudes & Funk na Baixada Santista: territórios, redes, saúde e educação: Professoras Cristiane Gonçalves e Patrícia Borba. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com o escritor Bernardo Carvalho. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 25 de maio, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Bernardo Carvalho nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. É escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor. É autor de um livro de contos (Aberração, 1993), de duas peças de teatro e de onze romances, entre eles, Nove Noites (Prêmio Machado de Assis, Prêmio Portugal Telecom), Reprodução (Prêmio Jabuti) e Simpatia pelo Demônio, de 2016. Publicados no Brasil pela Companhia das Letras, seus livros estão traduzidos em mais de dez idiomas. Sua peça “Dizer o que você não pensa em línguas que você não fala”, escrita para o grupo experimental Teatro da Vertigem e publicada na França (ed. Les Solitaires Intempestifs), estreou no antigo prédio da Bolsa de Valores de Bruxelas, em 2014, antes de ser apresentada na seleção oficial do Festival de Avignon do mesmo ano. Costuma colaborar com artigos, ensaios e narrativas em publicações de vários países. Algumas de suas crônicas, críticas e ficções curtas publicadas na “Folha de S. Paulo” foram reunidas no volume O Mundo Fora dos Eixos (Publifolha, 2006). Atualmente, faz parte do quadro de colunistas da “Folha de S. Paulo”, jornal para o qual também trabalhou como correspondente, em Paris e em Nova York.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Sábados, das 10h às 11h. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 26 de maio, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 23 de maio, das 15h às 17h. Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, de Marçal Aquino. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

CURSO SUPER MEI – GESTÃO – A falta de gestão é um dos principais fatores que levam os pequenos negócios a falência prematura, portanto, o Super MEI Gestão tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos microempreendedores individuais (MEI) e potenciais empresários (aqueles que já tem um negócio informal), abordando os principais temas de gestão de negócios e comportamentos empreendedores, com carga horária de 20h (5 encontros), realizados pelas equipes do Sebrae-SP. Indicado para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Potenciais Empresários (pessoas físicas que trabalham por conta própria) do Estado de SP. Dias 21, 22, 23, 24 e 28 de maio, das 14h às 18h.  Para receber o certificado, é necessário ter o mínimo de 75% de frequência. Inscrições através do link www.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).

Compartilhe!