HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria Releases#CulturaEmCasa exibe Mostra Xingu 60 anos

#CulturaEmCasa exibe Mostra Xingu 60 anos

Evento marca os 60 anos do Território Indígena do Xingu. Na programação, estão obras inéditas do cineasta Takumã Kuikuro

O mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais e dos povos originários, a Mostra Ecofalante de Cinema, promove a partir de 1 de dezembro programação especial Xingu 60 Anos, com 31 filmes e debates disponibilizados de forma online e gratuita. Todos serão disponibilizados on demand até o dia 12. São longas, médias e curtas-metragens, reunindo produções pioneiras realizadas a partir do ano de 1932, títulos finalizados em 2021 e inéditos. A iniciativa é da ONG Ecofalante, com direção de Chico Guariba. Os filmes e debates podem ser acessados gratuitamente via site da Ong e plataforma #CulturaemCasa. (Confira programação abaixo). Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerida pela Amigos da Arte, a ferramenta já registrou mais de 7 milhões de visualizações.

O evento marca as 6 décadas de existência do Parque Indígena do Xingu (PIX), hoje conhecido como Território Indígena do Xingu (TIX). Foi criado em 1961 para garantir a sobrevivência, melhores condições de vida, a posse da terra à população indígena da região e para preservar sua cultura, seus hábitos e suas crenças.   À época a maior e mais importante reserva indígena brasileira, o parque foi uma iniciativa de sertanistas liderados pelos irmãos Villas-BôasCláudio, Orlando e Leonardo.

O aclamado longa Raoni (1978) abre a Mostra Ecofalante de Cinema. O filme é um dos primeiros documentários de longa-metragem a abordar os problemas relacionados à questão indígena no Brasil. Conquistou quatro premiações na edição de 1979 no Festival de Gramado, incluindo a de melhor filme. A obra acompanha a luta do cacique Raoni pela preservação do Parque Nacional do Xingu, ameaçado por grileiros, caçadores e madeireiras. O longa-metragem foi filmado clandestinamente no Parque Nacional do Xingu no princípio de 1975, durante a ditadura militar brasileira. A direção é assinada pelo cineasta e escritor belga Jean-Pierre Dutilleux e pelo fotógrafo e montador brasileiro Luiz Carlos Saldanha. Na mostra, o filme é exibido em cópia recentemente digitalizada em resolução 4K, que oferece a maior qualidade de imagem.

Destacam-se também obras assinadas por cineastas indígenas. Entre elas, as do diretor Takumã Kuikuro. O filme Kukuho – Canto Vivo Wauja (2021) focaliza um músico, contador de histórias e líder da comunidade Waujá do Xingu que tenta preservar e compartilhar a música tradicional do seu povo. Território Pequi (2021) mostra como o pequi se tornou símbolo de vasto patrimônio cultural e genético. Membro da aldeia indígena Kuikuro, atualmente vivendo na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu, Takumã Kuikuro recebeu em 2017 o prêmio honorário Bolsista da Queen Mary University of London. Em 2019, foi o primeiro jurado indígena do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

“A Mostra Ecofalante de Cinema reúne o que há de melhor sobre as temáticas relacionadas aos povos originários, às questões climáticas e ao meio-ambiente. A exibição em formato online e gratuita, amplia a difusão destes conteúdos. E, principalmente, incentiva a reflexão e a conscientização sobre a riqueza da pluralidade cultural étnica e a força do cinema indígena”, destaca Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a #CulturaEmCasa

Em 20 meses a plataforma já disponibilizou mais de 4 mil conteúdos. Já são 4 mil cidades do Brasil e 165 países atingidos. O objetivo da plataforma é democratizar o acesso da população a eventos culturais e artísticos de alta qualidade gerados ou não por instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC). Entre elas, a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu da Imigração, o Museu da Casa Brasileira, o Museu do Futebol, a Biblioteca de São Paulo, a Biblioteca Parque Villa Lobos, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. A ferramenta apresenta também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras e do Museu da Diversidade Sexual (MDS). Além de diversos programas de difusão cultural e de incentivo à economia criativa como a #Virada SP Online, reunindo nomes como Dudu Nobre, Sérgio Britto, Roberta Miranda, Marcelo Falcão, Alceu Valença, Chico César e artistas dos municípios paulistas. A plataforma também transmite o maior programa de incentivo ao setor gastronômico – o #SP Gastronomia, convidando chefs como Lucas Corazza, Renato Carioni, e Fred Caffarena.

Em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a plataforma organiza e produz a série ‘Outras Vanguardas’, que fala com celebridades do mundo artístico e que, de alguma forma, ecoa o movimento modernista. Tetê Espíndola, Arrigo Barnabé, Pascoal da Conceição, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, entre outros já participaram do programa.

Filmes da Mostra Ecofalante de Cinema

Raoni

Olhares Cruzados – Parque Indígena do Xingu 50 anos

Ao Redor do Brasil

O Destino das Mulheres Amazonas

Contato com Tribo Hostil

Incidente no Mato Grosso

Kuarup

Bubula, O Cara Vermelha

O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels

Xingu/Terra

Debate Parque Indígena do Xingu (PIX): Origens

Uaka

Imbé Gikegü – Cheiro de Pequi

Kiarãsâ Yõ Sâty – O Amendoim da Cutia

A História da Cutia e do Macaco

De Volta à Terra Boa

Para Onde Foram as Andorinhas

Kîsêdjê ro Sujareni – Os Kisêdjê contam a sua história

A Última Volta do Xingu

Topawa

Yarang Mamin

Wotko e Kokotxi, Uma História Tapayuna

O Corpo e os Espíritos

Kukuho – Canto Vivo Wauja

Território Pequi – com Carlos Fausto Kamikia Kisêdjê, Takumã Kuikuro e Mari Corrêa

Pïrínop: Meu Primeiro Contato

Itão Kue-gü – As Hiper Mulheres

Coração do Brasil

O Último Kuarup Branco

Xingu – A Terra Ameaçada

O Brasil Grande e os Índios Gigantes

O Segundo Encontro

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

 

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Compartilhe!