HomeSem categoria#CulturaEmCasa tem programação especial para celebrar Astor Piazzolla

#CulturaEmCasa tem programação especial para celebrar Astor Piazzolla

A homenagem terá lives do grupo musical LiberTango e da Companía Alma de Tango

A plataforma #CulturaEmCasa, a primeira serviço de streaming de conteúdo cultural das mais diferentes linguagens artísticas, totalmente gratuita, traz neste fim de semana programação especial em homenagem ao centenário de um dos maiores instrumentistas do século 20, o argentino Astor Piazzolla, que em março deste ano completaria 100 anos.

A agenda faz parte do Festival #CulturaEmCasa, transmitido sempre às 21h30 e terá como atrações o grupo LiberTango, com o espetáculo musical Tangos Hermanos – 100 anos de Astor Piazzolla; a banda argentina Isla Mujeres; e a Companía Alma de Tango com a apresentação Esto es Tango.

Na sexta-feira, 2 de julho, a banda argentina de indie pop, Isla Mujeres, formada por Faustina Sagasti (bateria, percussão e voz); Julia Barreña (teclados e voz); Elena Radiciotti (baixo, sintetizador e voz); e Amparo Torres (guitarras e voz), apresentará seu som baseado no universo do pop, com toques de eletrônico.

Tangos Hermanos – 100 anos de Astor Piazzolla é a live do sábado, 3 de julho, com o grupo LiberTango. Ao revisitar os sucessos a obra de Piazzolla, o concerto elenca as mais conhecidas do argentino, interpretadas pelo LiberTango, o grupo mais representativo do tango de Piazzolla em terras brasileiras, e que completa 25 anos em 2021. Formado pela pianista argentina naturalizada brasileira Estela Caldi e por dois de seus filhos, ambos cariocas, Marcelo Caldi (acordeom) e Alexandre Caldi (saxofones e flautas), o LiberTango é vencedor de vários prêmios e possui quatro álbuns lançados sobre a obra do mestre argentino.

No domingo, 4 de julho, é a vez do espetáculo Esto es Tango pela Companía Alma de Tango, com os tangos mais potentes de Astor Piazzolla. Criada há 19 anos pelo casal de argentinos Sonia Quiroga e Pablo Scanavino, a Companía é integrada por artistas de ampla trajetória e experiência, com variados estilos e técnicas que se agregam, para que nos espetáculos, não somente possam trazer ao palco as diferentes formas e estilos do tango, bem como proporcionar novos diálogos deste com as outras linguagens da música e da dança. O espetáculo apresenta os tangos que tornaram o estilo reconhecido internacionalmente.

“A plataforma #CulturaEmCasa tem como objetivo ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade e contribuindo para estimular a difusão cultural para todo país, disponibilizando conteúdos da mais diferentes linguagens artísticas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação

Sexta-feira, 2 de julho
21h30 – Festival #CC banda Isla Mujeres

Sábado, 3 de julho
21h30 – Festival #CC Tangos Hermanos – 100 anos de Astor Piazzolla – LiberTango

Domingo, 4 de julho
21h30 – Festival #CC Esto es Tango – Cia. Alma de Tango

Sobre #CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,6 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.500 cidades de 157 países e 15.483 profissionais do setor envolvidos. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que são transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Compartilhe!