HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias#CulturaEmCasa completa cinco meses com mais de 1,6 milhão de visualizações

#CulturaEmCasa completa cinco meses com mais de 1,6 milhão de visualizações

Plataforma de streaming com conteúdo cultural de alta qualidade criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa já foi acessado por 129 países

São Paulo, 21 de setembro de 2020 – Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, a plataforma #CulturaEmCasa completou cinco meses no ar. Com mais de 1,2 mil conteúdos, entre espetáculos, palestras, aulas, podcasts, shows e concertos, o projeto alcançou 1,6milhão de visualizações, acessado por 2.507 cidades de 129 países.

A expectativa é que a #CulturaEmCasa permaneça em atividade mesmo depois da completa reabertura de todos os equipamentos culturais do Estado. “A plataforma #CulturaEmCasa completa hoje cinco meses de funcionamento com 170 mil horas de visualização”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. “Assim vamos ampliando o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade e contribuindo para estimular a difusão cultural, a geração de renda no setor e a formação do público. Mais cultura é igual mais mais saúde, mais educação e mais desenvolvimento.”

De 20 de agosto a 20 de setembro, a plataforma registrou maior público com a apresentação da primeira ViradaSPOnline realizada nos dias 22 e 23 de agosto. O shows do Ira, Russo Passapusso e a comemoração dos 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso com apresentação de Sérgio Brito, dos Titãs, seguiram a Virada como os mais assistidos nos últimos 30 dias.

As maiores audiências de toda a programação #CulturaEmCasa foram registradas durante as lives de Renato Teixeira (2 de maio), Liniker (23 de maio) e Zeca Baleiro (13 de junho).

“Os meses de sucesso da plataforma #CulturaEmCasa fortalecem a potência da dimensão da difusão digital que rompe as barreiras geográficas. É gratificante o esforço de, em tão breve espaço tempo, disponibilizar conteúdos culturais que podem ser acessíveis onde o cidadão estiver”, afirma Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

Programação
O conteúdo do #CulturaEmCasa é produzido pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Neste mês de setembro, de 1º a 30, a plataforma exibe a Mostra Internacional de Cinema Virtual, uma seleção de 33 filmes de 21 países, oferecida por consulados, embaixadas e institutos culturais estrangeiros sediados em São Paulo. A Mostra inédita é apresentada diariamente às 19h e 22h.

Desde 6 de julho, a plataforma apresenta o #SPGastronomiaEmCasa, maior programa de estímulo ao setor no país, transferido em 2020 para o formato online. De segunda a quinta-feira, sempre às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas brindam o público com aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo.

O FestivalCulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural do Brasil, como Sérgio Reis, Letrux, Alaíde Costa, entre outros. De sexta a domingo, sempre às 21h30.
A plataforma segue com a apresentação do Intensivão, série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade, todas as terças e quintas-feiras, às 17h. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, entre outros, além de educadores, curadores e profissionais dos museus, bibliotecas, Fábricas de Cultura e demais instituições ligadas à Secretaria.

Também no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa transmite, às segundas e quartas-feiras, às 17h, o programa Diálogos Necessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões com abordagens diversificadas e antagônicas sobre temas como ciência, filosofia, criatividade e literatura. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo escritor Martim Vasques da Cunha.

#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada em 20 de abril. Com acesso por meio do endereço www.culturaemcasa.com.br, os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares.
A plataforma reúne conteúdos inéditos das instituições da SEC, entre as quais a OSESP, Jazz Sinfônica, Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, São Paulo Companhia de Dança, Projeto Guri, Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso.

Para acompanhar:
www.culturaemcasa.com.br
www.cultura.sp.gov.br

Redes:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instagram.com/culturaemcasasp/

Compartilhe!