HomeAssessoria ReleasesCotidiano das catadeiras pautará nova exposição temporária do Museu do Café

Cotidiano das catadeiras pautará nova exposição temporária do Museu do Café

A partir do dia 22, público poderá conhecer mais profundamente as vivências relacionadas à atividade

Figuras essenciais no setor, as mulheres que exerceram uma das práticas mais importantes no elo da cadeia exportadora do café — a catação — serão o destaque da nova exposição temporária do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Intitulada “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, a mostra será inaugurada no dia 22 de novembro, às 18h00, no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café.

As “pianistas”, como ficaram conhecidas devido ao foco, destreza e agilidade que aplicavam à função, eram as principais responsáveis pela realização do processo de rebeneficiamento, que consiste em eliminar grãos defeituosos de um lote, a fim de torná-lo mais lucrativo para o fornecedor. O serviço, considerado penoso e mal remunerado, tratava-se da opção mais viável para as trabalhadoras das camadas mais pobres, que estavam desempregadas ou não conseguiam acesso a outras oportunidades.

Ao disponibilizar memórias do ofício e das personagens que protagonizaram essa história, a intenção é evidenciar a trajetória das jovens e adultas que, embora tenham contribuído de forma significativa para o crescimento do mercado, tiveram seus papéis pouco referenciados na narrativa em torno do assunto.

Além de recursos audiovisuais, incluindo imagens, depoimentos, trechos de notícias e vídeos, a exibição proporcionará um ambiente temático, reproduzindo elementos cenográficos de um armazém de catação.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço

Inauguração da exposição “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”

22/11 | QUI | 18h00

Informações Imprensa

Museu do Café

Assessoria de Comunicação Institucional

(13) 3213-1751 / 98153-1666

Caroline Nóbrega / Karina Frey / Barbara Perez

comunicacao@museudocafe.org.br / museudocafe@museudocafe.org.br / barbara@museudocafe.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina Skwara | (11) 3339-8064 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!