HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCoral Jovem do Estado apresenta programa que destaca obras de compositoras de diferentes período

Coral Jovem do Estado apresenta programa que destaca obras de compositoras de diferentes período

Sob regência de Tiago Pinheiro e de Marília Vargas, grupo artístico da EMESP Tom Jobim faz apresentações no Theatro São Pedro e na Sala São Paulo com obras de compositoras como Barbara Strozzi, Tetê Espíndola, Clarice Assad, Fanny Mendelssohn, Lili Boulanger e Vanessa da Mata;  As apresentações contam com a participação das musicistas Sin Ae Lee (piano), Marina Ebbeke (viola caipira), Silvana Scarinci (teorba e alaúde) e Vana Bock (violoncelo)

 O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, faz três apresentações no mês de novembro com destaque para obras do repertório erudito e popular que buscam as ancestralidades do feminino na música. As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de outubro, às 20h, no Theatro São Pedro e no dia 24, domingo, às 11h, na Sala São Paulo.

Sob regência de Tiago Pinheiro e de Marília Vargas, o grupo apresenta o programa Mater Musica II que traz exclusivamente obras de compositoras mulheres. O repertório reúne composições de diferentes períodos. As apresentações contam ainda com a participação das musicistas Sin Ae Lee (piano), Marina Ebbeke (viola caipira), Silvana Scarinci (teorba e alaúde) e Vana Bock (violoncelo).

O programa abre com Silentio nocivo, composição da italiana Barbara Strozzi (1619-1677). Nascida em Veneza, é autora de 125 composições, organizadas em oito coletâneas que foram publicadas entre 1644 e 1664. Barbara Strozzi atuou também como cantora.

O  repertório contempla composições como Schlaflied, de  Fanny Mendelssohn (1805-1847), que foi uma pianista e compositora alemã e que tem mais de 400 composições. Entre elas predominam cânticos no estilo lied, o que era muito popular na época. Muitas dessas peças de Fanny Mendelssohn não foram publicadas durante sua vida, mas as que foram precisaram ser associadas ao seu irmão Felix Mendelssohn como autor.

Lili Boulanger (1893-1918), que foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio de Roma de composição, também está presente no programa com Soleils de Septembre. O Coral Jovem do Estado interpreta ainda composições de Clarice Assad, Tetê Espíndola, Juliana Ripke, Josyara, entre outras.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

A apresentação de sábado, 23 de outubro, às 20h, será também transmitida ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim (https://www.youtube.com/user/TJEMESP).

 

SERVIÇO:

CORAL JOVEM DO ESTADO
MATER MUSICA II

Tiago Pinheiro, regência
Marília Vargas, preparação vocal e regência
Sin Ae Lee, piano
Marina Ebbeke, viola caipira
Silvana Scarinci, teorba e alaúde
Vana Bock, violoncelo

PROGRAMA
BARBARA STROZZI
Silentio nocivo 

FANNY MENDELSSOHN
Schlaflied 

LILI BOULANGER
Soleils de septembre 

JULIANA RIPKE / CONCEIÇÃO EVARISTO
Eu, Mulher [Encomenda]

KILZA SETTI
Yemanja Otô
[tema arranjado do candomblé kêtu]

CLARICE ASSAD / CORA CORALINA
Aos Moços [Encomenda]

Compartilhe!