HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCoral Jovem do Estado apresenta concerto dedicado a compositoras mulheres

Coral Jovem do Estado apresenta concerto dedicado a compositoras mulheres

Sob regência de Tiago Pinheiro, grupo artístico da EMESP Tom Jobim apresenta obras de compositoras como Chiquinha Gonzaga, Hildegard Von Bingen, Fanny Mendelssohn, Lili Boulanger e Joyce Moreno, nos dias 16, 17 e 18 de setembro; Apresentação será também transmitida pela internet 

O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta concerto com destaque para obras de compositoras nos dias 16, 17 e 18 de setembro, às 20h, no Theatro São Pedro.

Sob regência de Tiago Pinheiro e preparação vocal de Marília Vargas, o grupo traz o programa Mater Musica que apresenta obras do repertório erudito e popular que buscam as ancestralidades do feminino na música. O concerto reúne repertório com obras de diferentes períodos que abarca desde o século XI até o século XXI. A apresentação abre com uma composição de Hildegard von Bingen (1098-1179) que foi uma das figuras mais fascinantes de sua época. Nascida na Renânia, Alemanha, além de compositora foi dramaturga, escritora, monja, teóloga, pintora, cientista, botânica.

O  programa contempla também uma peça de  Fanny Mendelssohn (1805-1847) que foi uma pianista e compositora alemã e que tem mais de 400 composições. Entre elas predominam cânticos no estilo lied, o que era muito popular na época. Muitas dessas peças de Fanny Mendelssohn não foram publicadas durante sua vida, mas as que foram precisaram ser associadas ao seu irmão Felix Mendelssohn como autor.

A pioneira Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935) também está presente no programa com a peça Corta Jaca. Pianista, compositora e regente é autora de peças para piano solo, canções e operetas. Outra pioneira, Lili Boulanger (1893-1918) foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio de Roma de composição. Da compositora francesa, o Coral Jovem do Estado interpreta La Source. O programa traz composições ainda de Joyce Moreno, Juliana Ripke, Marília Vargas, entre outras. As apresentações contam com a participação de Bia Nascimento no violão e Ingrid Cavalcanti no contrabaixo.

Para quem mora fora de São Paulo, o concerto do dia 17 de setembro, sexta,  também será transmitido pelo canal de YouTube (https://www.youtube.com/user/TJEMESP).

 

SERVIÇO:

CORAL JOVEM DO ESTADO

MATER MUSICA

Tiago Pinheiro, regência
Marília Vargas, preparação vocal e regência
Sin Ae Lee, piano e preparação

Bia Nascimento, violão

Ingrid Cavalcanti, contrabaixo
PROGRAMA

HILDEGARD VON BINGEN
Caritas abundat

FANNY MENDELSSOHN
Lockung 

LILI BOULANGER
La source

CHIQUINHA GONZAGA
Corta Jaca [arr. Damiano Cozzella]

JULIANA RIPKE / MARÍLIA VARGAS
Athena

JOYCE MORENO
Mistérios [arr. Juliana Ripke]

LULU / LUCINA
Denguinho de manhã [arr. Amanda Temponi]

NINA OLIVEIRA
Dandara [arr. Juliana Ripke]

Datas: 16, 17 e 18 de setembro, quinta, sexta e sábado às 20h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo/SP
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Compra de Ingressos: theatrosaopedro.byinti.com

Compartilhe!