HomeAssessoria Cultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCorais do Guri realizam apresentações no Auditório do MASP   

Corais do Guri realizam apresentações no Auditório do MASP   

Os Corais do Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, sobem ao palco do Auditório do MASP no dia 27 de novembro, sábado, a partir das 11h.

O Coral de Familiares abre a programação do sábado. Sob regência de Deborah Rossi, o grupo apresenta o programa Amanhã vai ser outro dia. A regente conta que a escolha das músicas surgiu da mensagem da força e crença de que estamos chegando no futuro que, após tanto tempo, podemos vislumbrar. O repertório inclui canções de Martinho da Vila, Pitty, Chico Buarque, Milton Nascimento e Tiago Iorc.

Em seguida, o Coral Infantil apresenta releituras especiais e dinâmicas de criação coletiva. O Grupo, que reúne crianças de 7 a 12 anos, faz apresentação sob regência de Yara Campos.

Para encerrar a programação da manhã, o Coral Juvenil apresenta composições de Vitor Gabriel Araújo, Antonio Ribeiro e Helen Chadwick. A regência é de Giuliana Frozoni.

Com o tema “Amar”, o grupo apresenta composições inéditas, canções contemporâneas e cantares clássicos. “Diversas formas de perceber o amor são exploradas nas canções, como a relação amorosa com o transcendente; o amor como enquanto mito cosmogônico e a cantiga de amores, que traduz o amor horizontal, de amos que se cortejam e se elogiam de um modo profundo e transparente”, aponta a regente.

Todas as apresentações dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri Capital e Grande São Paulo têm entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria online do MASP duas horas antes do início do espetáculo.

A programação completa está disponível em: http://gurisantamarcelina.org.br/

Grupos Infantis e Juvenis | Temporada 2021

CORAL DE FAMILIARES DO GURI  

Amanhã vai ser outro dia 

Deborah Rossi, regente

PROGRAMA

MARTINHO DA VILA
Canta, canta minha gente [arr: Edu Morelembau]

CHICO BUARQUE
Apesar de você [arr: Alexandre Zilahi, adapt: Deboarh Rossi]

MILTON NASCIMENTO / TIAGO IORC
Mais bonito não há [arr: Elaine Bueno]

PITTY
Serpente [arr: Elaine Bueno]

Data: 27 de novembro, sábado, 11h

Local: Auditório do MASP

Endereço: Av. Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo

ENTRADA GRATUITA

 

 

CORAL INFANTIL DO GURI
Yara Campos, regente

PROGRAMA

 

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849) / STEFAN WITWICKI (1801-1847)

Canções Polonesas, Op.74, para voz e piano [versão em português: Yara Campos]

n.1 Devaneio (Zyczenie, 1829)

n.7 A mensageira (Posel, 1830)

CRIAÇÃO COLETIVA

A Lebre a Tartaruga, uma releitura 

[Resultado de dinâmica de criação coletiva do Coral Infantil sob orientação de Yara Campos a partir das “Fábulas de Esopo”]

YARA CAMPOS

Leve como um pássaro [arr. piano: Lidiana Mincov] [1988, para o Coral Infantil do Festival de Inverno de Campos do Jordão)

Inclui breve citação do Hino da Proclamação da República de 1890: letra de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (1867-1934) e Leopoldo Augusto Miguez (1850-1902)]

    

YARA CAMPOS

O que é, o que é? [arr. piano: Lidiana Mincov] [adivinhas da tradição oral brasileira]

Data: 27 de novembro, sábado, 11h30

Local: Auditório do MASP

Endereço: Av. Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo

ENTRADA GRATUITA

 

 

CORAL JUVENIL DO GURI  

Amar 

Giuliana Frozoni, regência

 

PROGRAMA
VITOR GABRIEL DE ARAÚJO
Cantiga de Amores 

[texto do Cântico dos Cânticos]

ANTONIO RIBEIRO

Pai Nosso IV

HELEN CHADWICK

Amar 

[poema de Juan Monsalve / Kogui myth]

Data: 27 de novembro, sábado, 12h

Local: Auditório do MASP

Endereço:  Av. Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo

ENTRADA GRATUITA

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 44 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 44 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Informações para a imprensa:

Comunicação | Santa Marcelina Cultura
Tel.: (11) 3585-9897 | 99659-2523
Renata Franco – renata.franco@santamarcelinacultura.org.br

Iago Rezende – iago.almeida@santamarcelinacultura.org.br

 

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
imprensaculturasp@sp.gov.br

 

 

Compartilhe!