HomeAssessoria Cultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConservatório de Tatuí retoma eventos presenciais com novidades

Conservatório de Tatuí retoma eventos presenciais com novidades

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado anuncia o retorno gradual das apresentações culturais presenciais, lança novos projetos, realiza reformas e benfeitorias e planeja outras reestruturações para 2022_

Após 19 meses de atividades virtuais e mais de 160 apresentações remotas, o Conservatório de Tatuí, a maior escola de música e teatro da América Latina, Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inicia a retomada gradual dos eventos culturais presenciais. O Conservatório prevê para 2022 uma nova estrutura para seus corpos artísticos, alinhada com as tendências internacionais.

No início deste mês (05/10), o Conservatório de Tatuí iniciou a retomada gradual de apresentações presenciais com o lançamento da série ‘Rodas de Choro 2021’, realizada na Praça da Matriz da cidade, seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, máscara (exceto para instrumentistas de sopros), uso de álcool gel e ao ar livre. Os próximos encontros na Praça estão previstos para os dias 26 de outubro, 9, 23 e 30 de novembro, sempre às 17h. Também está programado um concerto especial, no dia 23 de outubro, com um Quinteto de Cordas e participação do barítono Sandro Pires, às 11h30, no Centro Hípico Tatuí.

A agenda de eventos segue pelos meses de novembro e dezembro com apresentações de Trio Código Ternário, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas, Rodas de Choro, Choro das Três, concertos dos Grupos Artísticos Big Band, Banda Sinfônica e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, entre outras. A programação completa pode ser conferida no site: https://www.conservatoriodetatui.org.br/. Estão previstos ainda encontros de violão e luteria, concursos internos de piano e violão e a tradicional Semana da Música, com mais de 10 apresentações no mês de novembro.

A Cia. de Teatro está desenvolvendo um projeto denominado ‘Ações para Suspender o Tempo’, no qual mantém as atividades on-line com audiodescrição. As apresentações desses experimentos cênicos buscam investigar procedimentos relacionais com espectadores, bem como desenvolver práticas de mediação entre público e criação artística, levando em consideração questões de acessibilidade e diversidade. Também faz parte do plano realizar a Mostras de Artes Cênicas e a Publicação da Revista Buli– Revista especializada.

Estão previstos ainda, para o terceiro quadrimestre, dezenas de produções audiovisuais, que incluem apresentações musicais e teatrais, além de videoaulas gratuitas pelo projeto “Conservatório na Rede” (https://www.youtube.com/playlist?list=PLHLmAeHiJh4onqIUKxaKIdBOYQ20ed_vb). Pelo menos cinco concertos presenciais, com a participação de artistas convidados, também estão na agenda da escola.

As aulas presenciais também foram retomadas em 17 de maio e seguem o Plano de Retomada Gradual das Atividades Educacionais Presenciais, que autoriza o retorno dos alunos de forma escalonada. Na primeira etapa, foram autorizadas apenas aulas individuais, para alunos de séries avançadas e, atualmente, já estão permitidas algumas aulas presenciais coletivas, respeitando-se todos os protocolos sanitários e de distanciamento.

A instituição oferece cerca de 100 cursos, entre regulares, livres e de aperfeiçoamento – todos gratuitos. Também atua na difusão cultural, com a realização regular de audições, recitais, concertos e espetáculos teatrais, entre outros.

Reestruturação

A partir de 2022, o Conservatório de Tatuí apresentará uma nova estrutura para seus corpos artísticos, que, atualmente, são formados por monitores (músicos e atores contratados) e bolsistas e passarão a ser formados integralmente por alunos(as) bolsistas. Com esta medida, será possível aumentar o protagonismo dos alunos(as) nos Grupos Artísticos, aumentar em 42% o número de bolsas performance concedidas anualmente e dobrar o tempo de vigência e pagamento das bolsas performance.

Além disso, a função dos monitores e a nomenclatura do cargo serão revistas. Em vez de atuarem como integrantes dos grupos, eles se tornarão Professores dos Grupos Artísticos, ficando responsáveis por dar suporte aos bolsistas nos ensaios, na preparação de repertório e nas demais necessidades artístico-pedagógicas. Grande parte dos atuais monitores já atuam como professores na instituição e assim permanecerão. Com isso, haverá um remanejamento das horas-aula trabalhadas.

Além da nova estrutura para seus corpos artísticos, a Sustenidos realiza ações de melhoria na estrutura do Alojamento do Conservatório de Tatuí, com a contratação de equipe interna de manutenção, serviços de jardinagem, elétrica, hidráulica e pintura, entre outros. Também foram feitas reformas para garantir a internet wi-fi em todas as unidades do equipamento. Atualmente, está em andamento uma reestruturação do sistema de refrigeração do Teatro Procópio Ferreira, com a instalação de novo sistema de ar-condicionado e utilização de material antichamas.

www.cultura.sp.gov.br

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162