HomeAssessoria Assessoria ReleasesConservatório de Tatuí realiza Mostra Especial de Música de Câmara

Conservatório de Tatuí realiza Mostra Especial de Música de Câmara

Evento reúne cinco grupos que se destacaram no primeiro semestre de 2017

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – promove, no dia 15 de outubro, a Mostra Especial de Música de Câmara, com apresentação de cinco conjuntos que se destacaram no primeiro semestre de 2017. Os grupos têm formação e repertório variados e vão mostrar seus trabalhos no Teatro Procópio Ferreira, às 20h00, com entrada gratuita. Música de Câmara é uma das disciplinas obrigatórias que compõem a grade curricular dos cursos de instrumento e canto do Conservatório de Tatuí. A matéria promove a interação do estudante com outros músicos, instrumentos, sons e técnicas. Ele tem a oportunidade de se unir e formar duos, trios ou grupos para experimentar sons e repertórios diferentes do que é praticado nas aulas individuais.

“Esta Mostra Especial traz alguns grupos que se destacaram durante as apresentações do 9ª Prêmio de Incentivo à Música de Câmara, realizado em junho deste ano. Eles não levaram o prêmio, mas foram muito bem avaliados pela banca julgadora”, explica a coordenadora da Área, professora Míriam Braga.  

O primeiro a se apresentar é o “Flower’s Trio”, composto pela pianista Lara Oliveira, a soprano Merlise Moreira e a mezzo-soprno Luiza Girnos, sob supervisão da professora Marilane Bousquet. A proposta do trio era pesquisar peças musicais originais ou arranjadas para esta formação. Como resultado, as alunas apresentam para o público a ária “Dueto das Flores” da ópera Lakmé de Léo Delibes, uma peça muito usada em filmes e propagandas.

Em seguida, apresenta-se o “Quarteto Royale”, com a obra “Oblivion” de Astor Piazzolla. O grupo é formado por Sergio David Cuba Corrales e Angel Jesus Arroyo ao violino, Marina Nunes da Costa Ferreira na viola e Josué Sartori Junior no violoncelo. “São alunos de diferentes níveis de aperfeiçoamento, mas com a mesma paixão pela música. Sob orientação do professor Tiago Almeida, o quarteto tem intenção de explorar repertório erudito e popular, aprimorando aspectos técnicos e musicais”, descrevem os alunos.

A parceria entre flauta transversal e violão deu origem ao Duo Giocoso (alegre, em italiano), formado pelo flautista Abner Americo e pela violonista Karina Bertrameli, com orientação do professor Marcel Ricardo Villa. Segundo os alunos, o duo tem grande afinidade com o tango argentino, especialmente com Astor Piazzolla. Mas também explora obras de outros gêneros, como “Distribuição de flores” de Heitor Villa-Lobos e “Entr’acte” de Jacques Ibert, peças escolhidas para esta apresentação.

Alunos do curso de Alaúde do Conservatório de Tatuí, Ananda Roda de Miranda e Ivan Roberto de Oliveira Júnior formam o “Willow Duo”, sob supervisão da professora Maira Eugênia Sacco. Eles vão tocar “Contrapunto primo” de Vincenzo Galilei e “Drewries Accordes”, peça de autor anônimo.

Quem encerra a Mostra Especial de Música de Câmara é o “Trio Piazzolla”, formado por Marta Azevedo ao violino, Marina Pedroza Lion ao piano e Milena Gregório ao violoncelo. Também orientado pela professora Maria Eugênia Sacco, o grupo homenageia Astor Piazzolla com a obra “Verano Porteño”.

Marcel Ricardo Villa – Iniciou seus estudos musicais em Leme (SP), como clarinetista da Banda Musical “Maestro Angelo Cosentino”. Mais tarde, formou-se em saxofone clássico pelo Conservatório de Tatuí, licenciou-se em Música pela Universidade Adventista de São Paulo – núcleo Engenheiro Coelho (Unasp-EC) e concluiu pós-graduação em formação de professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (Unip). Também frequentou seminários de regência com maestros de diversos países e estudou regência com Dario Sotelo e Jetro Meira de Oliveira, entre outros. Atualmente é regente da Banda Musical Zequinha de Abreu e do Coral “Professor Octávio Bueno de Camargo”, ambos de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Também é solista e chefe de naipe dos saxofones da Banda Musical Pirassununguense (Pirassununga-SP) e professor de Música de Câmara e Saxofone Clássico do Conservatório de Tatuí.

Maria Eugênia Sacco – Bacharela em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciada em Harpsichord Performance pelo Trinity College London. Aperfeiçoou-se em Amsterdã, Holanda, no Conservatorium Sweelinck e na Academie voor Oude Muziek. É professora de Cravo, Baixo Contínuo e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí desde 1998, exercendo ainda o cargo de docente da disciplina de Prática de Conjunto na Área de Educação Musical. É cravista do Grupo de Performance Histórica da mesma instituição. Realizou diversos trabalhos como cravista correpetidora em cursos, master classes e festivais, nos quais exerceu acompanhamento para cantores e instrumentistas dos cursos da área de música antiga. Paralelamente à carreira pedagógica, integra o Duo Auleum (cravo e viola de gamba), com o qual já se apresentou em vários estados brasileiros.

Marilane Bousquet – Soprano, iniciou seus estudos musicais como pianista. Formada em licenciatura plena em Música pela UFRJ e graduada em Canto pela UFRJ e FAAM/FMU. Apresentou-se como solista em diversos concertos com coro e orquestra; obteve o 2° lugar no Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira (Centro de Música Brasileira) em 1997, São Paulo. Participou como solista na produção americana Vídeo Games Live montada em São Paulo, sob regência do maestro Jack Wall; acompanhou congressos e cursos com enfoque na pedagogia, interpretação e performance vocal, entre outros. Desde 2008 desenvolve trabalho vocal pedagógico junto ao Núcleo Arte e Cultura de Sorocaba e em outros grupos. Professora no Conservatório de Tatuí desde 2009, nas áreas de Canto Lírico e Música de Câmara.

Tiago Almeida – Iniciou seus estudos musicais aos oito anos no Conservatório de Tatuí. Formou-se em 2000, ano em que ingressou na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalhou em diversas orquestras como músico fixo, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra de Cordas de Tatuí. Em 2003 foi contemplado com uma bolsa por participar do concurso da Youth Orchestra of the Americas (YOA), viajando entre 2003 e 2005 por mais de dez países das Américas do Norte, Central e do Sul. Atualmente é aluno do professor Alceu Reis, docente do Conservatório de Tatuí e do Conservatório Antônio Ferruci Viviani em Poços de Caldas (MG). Integra a Orquestra Sinfônica Paulista, o quarteto de violoncelos Tatuí Cello Ensemble e o Duo Almeria.

Míriam Braga – Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus principais mestres foram Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein, Iara Bernette. Foi várias vezes premiada como solista e camerista. Atuou como solista sob regência de Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino Ernani Aguiar, Thomas O’Neall, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Florentin Gimenez, Gonzalo Bustos, Dario Sotelo, Juliano de Arruda Campos, entre outros. Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira. Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. No Conservatório de Tatuí é coordenadora da Área de Música de Câmara e integra o corpo docente da Área de Piano e Música de Câmara. Atua também como clinician e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.

Apoio cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

RelatedPost

Compartilhe!