HomeA Secretaria Assessoria ReleasesConservatório de Tatuí realiza 10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara

Conservatório de Tatuí realiza 10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara

Apresentações classificatórias começam nesta segunda-feira, dia 25, em vários horários, todas com entrada gratuita

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado – realiza nesta semana o 10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara. O concurso é voltado a todos os estudantes de instrumento e canto da escola, com o objetivo de estimular a formação de grupos musicais. O evento deve reunir cerca de 150 conjuntos, com apresentações gratuitas a partir desta segunda-feira, dia 25, em vários horários. A disputa final será no próximo domingo, dia 01 de julho.

O concurso é dividido em três categorias – Nível Básico, Intermediário e Avançado, de acordo com o tempo de curso dos participantes. Podem participar desde duos formados por estudantes de um mesmo instrumento, quartetos de cordas e grupo de percussão, até grupos mistos com formações inovadoras, que fujam completamente do tradicional.

De acordo com a coordenadora da Área de Música de Câmara, professora Míriam Braga, além de incentivar prática camerística, o Prêmio promove intercâmbio cultural entre os estudantes, estimula a performance de palco, revela talentos e propicia inclusive a formação de grupos com potencial para se apresentar profissionalmente. Os alunos são orientados por professores e devem, além de formar o grupo, escolher o repertório, criar um nome para a formação e preparar material de divulgação do grupo.

Nesta edição, as apresentações classificatórias serão realizadas de 25 a 29 de junho, com audições às 9h00, 11h00, 14h00 e 16h00. Uma banda examinadora avalia o desempenho e atribui nota às formações. Os conjuntos que obtiverem melhor pontuação passam para a etapa semifinal, que será realizada no próximo sábado, dia 30 de junho. As apresentações finais serão no domingo, dia 01 de julho, todas no Salão Villa-Lobos, abertas ao público e com entrada gratuita.

Grupo convidado – O 10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara terá participação especial do Quarteto de Saxofones SaxBrasil. Formado por professores e músicos profissionais, o grupo fará uma masterclass na terça-feira, dia 26, às 11h00. A atividade pedagógica vai abordar a rotina de um grupo de câmara, com dicas sobre a escolha de repertório, dinâmica de ensaio, exercícios em grupo e desenvolvimento profissional.

No mesmo dia, às 19h00, o quarteto fará um recital, com obras como “Grand Quatuor Concertant”, de Jean-Baptiste Singelée; “Prélude et Rondo Français”, de Pierre Vellones; “Adágio”, de Samuel Barber; “Petit Quatuor”, de Jean Françaix; e “Andante et Scherzo”, de Eugène Bozza.

Formado em 2009, o Quarteto de Saxofones SaxBrasil é formado pelos músicos Rafael Migliani (saxofone soprano), Maikel Morelli (saxofone alto), Jonathas Cordeiro (saxofone tenor) e Giancarlo Medeiros (saxofone barítono). Tem como objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira. Conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística” na categoria “Música de Câmara” e desde então, tem atuado como solista frente a importantes grupos do Estado de São Paulo.

Participou de importantes encontros de saxofonistas no Brasil e também no exterior, sendo eles: “1º Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo – Uruguay”, “1º Festival de Saxofone Clássico em São Paulo”, “5º Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí”, “1º Encuentro Internacional de Saxofonistas” em La Pampa – Argentina e “XII Encuentro Universitário Internacional de Saxofón – México”.

Foi responsável pela elaboração, produção e execução dos projetos “Música para Todos”, “Viagem musical pelas Américas” e “Conhecendo Villa-Lobos a bordo do seu trenzinho”, que levaram música instrumental para mais de 6.500 crianças de periferia, com o patrocínio da Secretaria da Cultura de Sorocaba através da Lei de Incentivo à Cultura municipal.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí
Míriam Braga, coordenação