HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesConservatório de Tatuí promove concertos em diferentes cidades de SP

Conservatório de Tatuí promove concertos em diferentes cidades de SP

Instituição do Governo de SP realiza espetáculos gratuitos durante outubro, nas cidades de Barueri, Hortolândia, São José dos Campos e Guarulhos

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto CCR promoverá, entre os dias 17 a 20 de outubro, concertos gratuitos nas cidades de Barueri, Hortolândia, São José dos Campos e Guarulhos. Os espetáculos são realizados pelos Grupos Pedagógicos da instituição, formados por estudantes sob orientação dos professores(as).

O público poderá contemplar o repertório diversificado dos grupos da Orquestra dos Povos do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. Para a abertura da temporada, patrocinado pelo Instituto CCR Via Oeste, no dia 17 de outubro, às 15h, os estudantes de escolas baruerienses convidadas terão a oportunidade de apreciar o concerto da Orquestra dos Povos do Conservatório de Tatuí no Teatro da Praça das Artes.

No dia 18 de outubro, às 14h, patrocinado pelo CCR Autoban, Hortolândia receberá a Banda Sinfônica Juvenil em um concerto com repertório diverso, na Escola Estadual Professor Antônio Zanluchi. A entrada é restrita a estudantes. No dia seguinte, 19 de outubro, às 19h, a Banda Sinfônica Jovem se apresenta com a Banda de Guarulhos, no Teatro Adamastor. Com patrocínio do CCR RioSP, a banda trará peças apresentadas em instrumentos de Metais, Madeiras, Percussão e Piano, com entrada gratuita. Encerrando a série de eventos no dia 20, em São José dos Campos, o Teatro Municipal será palco da apresentação Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, a partir das 20h. O evento, também patrocinado pelo CCR RioSP, será aberto ao público e com entrada gratuita.

O Coordenador de Música de Câmara e Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí, Túlio Pires, compartilha sua visão sobre a iniciativa do conservatório e como essa iniciativa está moldando o cenário musical e educacional de Tatuí. “Os concerto didáticos fazem parte de uma ação do Conservatório itinerante que é saída dos grupos musicais pedagógicos dos muros da escola, além de permitir a vivência artística dos nossos estudantes do Conservatório, esta ação chega aos estudantes das escolas da rede pública de ensino de maneira descomplicada e divulgam as vagas da Instituição para novos alunos, destaca Túlio.

Orquestra dos Povos

A orquestra promove a integração e interação dos alunos do Conservatório dos mais variados níveis e áreas. Nela encontramos alunos do erudito e do popular que interagem numa formação camerística voltada para as músicas do mundo, repertório pouco tocado em orquestras. A Orquestra dos Povos tem como objetivo o conhecimento e o aprendizado das variadas culturas musicais de diferentes países e conecta as áreas pedagógicas do Conservatório. Aberta a todos os estudantes do conservatório, este grupo tem o repertório eclético desde o sertão nordestino, rincões do Brasil até as Czardas Ciganas Russas.

Banda Sinfônica Juvenil

Formada por estudantes dos cursos de Sopros e Percussão do Conservatório de Tatuí que estão no ciclo inicial e a banda é voltada para adolescentes e adultos. A proposta pedagógica consiste numa ação coordenada entre as disciplinas destes períodos: Teoria e Percepção, Canto Coral e aula de instrumento. Somando o aprendizado de Prática de Conjunto a essas matérias iniciais, o processo de aprendizado vivenciado pelo estudante se torna muito mais dinâmico e prazeroso, pois oportuniza vivenciar o palco desde seu primeiro semestre de curso. Desta forma, o trabalho começa por desenvolver suas habilidades perceptivas de conjunto, e não apenas individuais como ele já faz nas aulas de instrumento. As habilidades são desenvolvidas por meio do procedimento regular de afinação, execução de escalas em conjunto, formação de acordes em conjunto e o desenvolvimento de repertório específico de nível 1 para banda sinfônica. Tem à frente do grupo o professor Edmilson Baia.

Banda Sinfônica Jovem

Composta exclusivamente por alunos de diversas áreas como: Metais, Madeiras, Percussão e Piano que estão no nível intermediário.  Este é um grupo, entre outros grupos, que faz parte da disciplina de prática de conjunto que é obrigatória. Esta prática torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes e visa, além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico e das habilidades instrumentais. A Banda Sinfônica Jovem está em funcionamento desde a década de 60, atualmente tem a regência do prof. Marcelo de Jesus da Silva.

Orquestra Sinfônica Jovem

É formada exclusivamente por estudantes do Conservatório de Tatuí, possibilitando atividade de Prática de Conjunto, além de desenvolver repertório sinfônico. O grupo realiza concertos regulares com apresentação de alunos (as) e professores (as) como solistas. A Orquestra Sinfônica Jovem já participou de uma das edições do Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, realizou estreias mundiais, apresentou repertório com dois coros e solistas cantores e iniciou a série “Alunos Solistas”, tendo já realizado concertos com mais de 30 alunos solistas. Em 2014, inicia a série “Professores Solistas”, além de participar no Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí. Atualmente está sob orientação de Abner Antunes.

SERVIÇO

Orquestra dos Povos do Conservatório de Tatuí (Patrocinador Instituto CCR Via Oeste)
Data: 17 de outubro de 2023, terça-feira
Professor responsável: Thadeu Romano